|
junho 23, 2019
Laboratório de Crítica com Júlia Rebouças no CCBB, São Paulo
O CCBB São Paulo, por meio do Programa Educativo CCBB – Arte e Educação, promove um Laboratório de Crítica com a pesquisadora, curadora e crítica de arte Júlia Rebouças, sobre a Experiência da Nova Crítica, desenvolvida por Frederico Morais nos anos 1970.
26 de junho de 2019, quarta-feira, das 17 às 21 horas
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo - Teatro
Rua Álvares Penteado 112, Centro, São Paulo, SP
Todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças
Informações: 11-3113-3651/3652 ou ccbbsp@bb.com.br
No encontro de duas horas, a pesquisadora parte da discussão sobre a experiência de Nova Crítica, desenvolvida por Frederico Morais nos anos 1970, para pensar os meios e as formas hoje de se fazer crítica, e os papéis que esta desempenha na atuação de agentes como o curador e o mediador. Naquele momento, segundo Júlia, Morais já apontava para uma obsolescência do modelo judicativo, que ainda prevalecia nos jornais, e pensava na possibilidade do crítico colocar-se lado a lado com o artista, sendo tanto cúmplice de seu processo, quanto exercendo a crítica por meio de linguagens artísticas. Daí origina-se a exposição "A Nova Crítica", que aconteceu em julho de 1970 na Petite Galerie, no Rio de Janeiro, uma ocupação crítica de Morais à mostra inaugurada no dia anterior, intitulada "Agnus Dei", com obras de Cildo Meireles, Thereza Simões e Guilherme Vaz. Trazendo a público essas experiências históricas, a crítica especula teórica e praticamente com os participantes sobre as possibilidades da crítica no panorama contemporâneo.
Júlia Rebouças (Aracaju, Brasil, 1984) - É curadora, pesquisadora e crítica de arte. É curadora do 36o Panorama da Arte Brasileira MAM-SP, intitulado Sertão, com inauguração em agosto de 2019. Foi co-curadora da 32a Bienal de São Paulo, “Incerteza Viva” (2016). De 2007 a 2015, trabalhou na curadoria do Instituto Inhotim, Minas Gerais. Colaborou com a Associação Cultural Videobrasil, integrando a comissão curadora dos 18º e 19º Festivais Internacionais de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil, em São Paulo. Foi curadora adjunta da 9ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, em 2013. Realiza diversos projetos curatoriais independentes, dentre os quais destacamos a mostra individual de Cildo Meireles no Sesc Pompeia, São Paulo, a acontecer em 2019; a exposição “Entrementes”, da artista Valeska Soares, na Estação Pinacoteca, São Paulo, de agosto a outubro de 2018, a mostra “MitoMotim”, no Galpão VB, São Paulo, de abril a julho de 2018. É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Minas Gerais (2017).
Laboratório de Crítica é uma reflexão sobre arte, incluindo a esfera da memória e patrimônio, realizada pelo Programa CCBB Educativo – Arte e Educação a partir das exposições em cartaz no CCBB. Por meio desta plataforma, deseja-se potencializar as exposições como espaços de formação e pesquisa para estudantes de arte, jornalismo, curadoria e história.