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maio 29, 2019
#18.art: Da admirável ordem das coisas: arte, emoção e tecnologia - inscrições de resumos
Encontro Internacional “#18.art: Da admirável ordem das coisas: arte, emoção e tecnologia” acontecerá em Portugal, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, de 17 a 19 de outubro de 2019.
Inscrições dos resumos até 16 de junho de 2019
18.art: Da admirável ordem das coisas
Português e inglês online
Submissão via EasyChair
APRESENTAÇÃO
Partindo de duas obras – “Admirável Mundo Novo” (1931), Aldous Huxley; “A Estranha Ordem das Coisas: A Vida, os Sentimentos e as Culturas Humanas”, António Damásio (2017) – desejámos que o #18.ART sirva como plataforma de discussão que pretende coalescer os mundos da arte, saúde, ciência e tecnologia.
Temos vindo a verificar, ao longo das passadas edições do Encontro Internacional #ART, que alguns temas tratados têm vindo a apresentar reflexões visando desvelar a complexa relação política, social e identitária, como forma de evidenciar o pensamento artístico. Emergem noções que permitem compreender e aprofundar as teorias que nascem a partir de novos paradigmas criativos vinculados à simbiose do pensamento sistêmico, artístico, científico, tecnológico, estético, geográfico, ecológico, comunicacional e político.
No distópico romance de Huxley, discutem-se avanços tecnológicos em várias facetas da sociedade (reprodução, aprendizagem durante o sono ou medicamentos para a felicidade). Uma construção ideológica sobre a desumanização dos seres humanos, onde se alude a que o preço da liberdade é a vigilância eterna. Esta ideia de evolução ultrapassa o Homem enquanto individuo, por outro lado, vemos cada vez mais, hoje em dia, estados de presença e ausência, materialidade e imaterialidade que são encarados no domínio da hauntologia - enquanto sensibilidade construída à volta da ideia de espectro, do simultaneamente presente e ausente. Esta dupla condição de corpo e imagem pode ser compreendida na dependência da vigilância da tecnologia, nos fluxos de dados negociados na vivência em rede digital e na proposta de monitorização da saúde ou na investigação científica. Vemos como que um contraponto entre esta hipotética civilização ultra- estruturada (tendo com objetivo a obtenção da felicidade de todos indivíduos) e as impressões humanas e sensíveis do "anormal" que, visto como algo aberrante, faz desenvolver um fascínio estranho entre nós.
O uso da tecnologia para construção da felicidade pode por outro lado ser entendida como meio de produção artística, como emergência emocional caraterística da excecional inteligência humana, auxiliada pela linguagem. Em "A Estranha Ordem das Coisas", Damásio afirma que os sentimentos – de dor, sofrimento ou prazer antecipado – foram as forças motrizes primordiais do empreendimento cultural, os mecanismos que impulsionaram o intelecto humano na direção da cultura. Nas suas palavras: “os seres humanos distinguiram-se de todos os outros seres ao criarem espantosas criações de objetos, práticas e ideias conhecidas coletivamente como «culturas».” Damásio propõe que os sentimentos monitorizaram o sucesso ou o fracasso das nossas invenções culturais, associando cultura a homeostasia tornando relevante a ligação à natureza aprofundando a humanização do processo cultural, criando uma interdependência das ideias, praticas culturais, objetos e biologia.
O Encontro Internacional “#18.ART: DA ADMIRÁVEL ORDEM DAS COISAS: arte, emoção e tecnologia”, procurará analisar conceitos que surgem da prática artística, tecnológica e científica dos seus participantes, e confrontá-los com as noções oriundas do pensamento contemporâneo dos autores nomeados ou de outros inter-atores propostos.
Verificamos que através dos anteriores eventos deste Encontro Internacional, ficou claro que a arte - com as condições proporcionadas pelo discurso da ciência, tecnologia e dos média - oferece um potencial - inteligente e potenciador - onde os média e as tecnologias estão engajadas no pensamento crítico e de elocução para as artes e onde se desvanecem distinções ontológicas pré-concebidas. No entanto, as qualidades simbólicas e estéticas, bem como o pensamento critico e os aspetos investigativos e de confronto teórico da “pré-média arte”, também se apresentam ser tão importantes para a “pós-media arte”, obrigando a produção e o discurso artístico a manter uma mediação entre a matéria e o assunto - realidades e utopias, devolvendo à arte latu senso a questão central da sua existência.
O #ART Encontro Internacional de Arte e Tecnologia permite a criação de estratégias e metodologias de apresentação, registo e análise crítica interdisciplinar num processo de mapeamento da ação e do pensamento, que permitem a construção de uma plataforma de discussão e consulta e uma análise crítica e sistemática das suas múltiplas aceções. Contribui também para a criação de públicos com as diversas exposições simultâneas e para a criação de um legado de investigação, um aprofundamento da compreensão de um território que se inscreve alem dos seus limites físicos em perpétuo movimento. Um mapa, simultaneamente, estético, político, cultural e afetivo.
Convidamos a submissão das suas propostas de participação em formato de artigo/poster e sua apresentação, trabalho para exposição e/ou artist talk, para que juntos possamos explorar e produzir experiências inovadoras.
TEMAS
Ciência e Tecnologia [Media Arte]
Fluxo de Dados: Visualização e Sonificação
Harmonias Sonoras: Homeostasia
Instalação e Espaço/Design Interativo
Arte, Afetos e Sentimentos
Arte e Biologia: Distopias e Utopias
Matéria e Memória
Saúde, Imortalidade e Algoritmos
Arte de Ver: Portas da Perceção
Histórias e Teorias da Arte
Imagem, Desenho e Conhecimento
Praxis e Poiesis: da Prática para a Teoria
CRONOGRAMA
16/06/2019: submissão dos resumos das propostas;
26/06/2019: notificação aos autores da aceitação das propostas;
até 28/07/2019: inscrição e pagamento;
10/09/2019: submissão dos artigos completos;
até 15/09/2019: inscrição com pagamento agravado;
17-19/10/2019: #18.ART 2019;
SUBMISSÕES
Chamada de Trabalho
Os modelos das chamadas de trabalhos são:
- Chamada de Artigos;
- Chamada de Trabalhos para Exposição;
- Chamada de Poster;
- Chamada de Artist Talk*.
*As Artist Talk são apresentações curtas, até 10 minutos, ou demonstrações que mostram trabalhos de arte, artefactos de projeto, ou trabalhos em desenvolvimento.
Processo de submissão
A submissão de trabalhos será realizada em duas fases:
- Submissão do resumo (ARTIGO/OBRA PARA EXPOSIÇÂO/POSTER/ ARTIST TALK).
- Submissão do artigo para o Livro de Atas após a aceitação do resumo.
Submissão dos resumos (até 16 de junho)
Os resumos das propostas (ARTIGO/OBRA PARA EXPOSIÇÂO/POSTER/ ARTIST TALK) podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol.
Os resumos são submetidos no EasyChair.
Os resumos devem cumprir o limite de 300 palavras.
Os resumos não podem conter referências bibliográficas (não podem identificar o autor – os dados dos autores serão preenchidos no EasyChair).
Submissão dos artigos (após aceitação e até 10 de Setembro)
Os resumos dos artigos devem ser apresentados em duas línguas, sendo uma delas o inglês.
Os artigos devem cumprir o limite de 2000 a 3000 palavras (incluindo: resumo, notas e as referências bibliográficas – no máximo de 8 páginas com tabelas, gráficos, imagens);
O texto do trabalho completo deverá utilizar espaço simples, fonte verdana 11;
As eventuais notas serão feitas no final do texto em corpo 9, espaço simples;
Currículo resumido do autor ou autores (deverá ser em nota de rodapé, corpo 9, espaço simples, justificado à margem esquerda e conter: titulação máxima, instituição de vínculo, endereço eletrônico e telefone de contato).
Os textos devem seguir, obrigatoriamente, as normas de formatação do #18.ART TEMPLATE (WORD). O modelo deve ser descarregado e deve ser usado para trabalhar diretamente sobre o ficheiro.
No caso destas normas não serem respeitadas, os textos não serão publicados.
INSCRIÇÕES
Valor da Inscrição
Valores das inscrições (até 28 de Julho)
- Artigo (publicação + apresentação) 130€ (estudantes 90€)
- Trabalhos para Exposição 70€
- Poster 50€
- Artist Talk 50€
Preços para inscrição (de 29 de Julho a 15 de Setembro)
- Artigo (publicação + apresentação): 180€ (estudantes 120€)
- Trabalhos para Exposição: 100€
- Poster: 70€
- Artist Talk: 70€
Só são incluídas no programa submissões com registos pagos até 15 de Setembro.
Como pagar
Transferência Bancária, Vale Postal ou via PayPal.
A inscrição no "18ART" será feita enviando o Formulário de Registro por e-mail, como indicado, juntamente com o comprovativo de envio de pagamento por vale- postal ou prova de transferência Bancária ou via PayPal
Inscrições (custos)
O valor da inscrição irá cobrir os custos de publicação, dos materiais de apoio distribuídos, meios de disseminação web, bem como os snacks/cafés de intervalo, a entrada na exposição e outros custos de organização. Despesas de almoços, jantares e dormidas não incluídas.
Preços para a assistir ao encontro sem submissão (três dias):
Publico em geral: 25€
Sendo autor está automaticamente convidado a assistir ao encontro (três dias).
A inscrição na conferência inclui um livro de atas digital e coffee breaks. Cada publicação aceite deve ser apresentada na conferência por um dos autores e deve ter pelo menos uma inscrição.
Para se qualificar para a taxa de aluno você deve apresentar uma carta de seus supervisores, ou apresentar um ID de estudante de sua instituição, juntamente com a inscrição.
A inscrição no “18º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#18.ART) DA ADMIRÁVEL ORDEM DAS COISAS: arte, emoção e tecnologia” será feita enviando o Formulário de inscrição por e-mail, como indicado, juntamente com o comprovativo de envio de pagamento por transferência bancária, vale-postal ou prova de transferência pay-pal.
LOCAL
A Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) tem por missão a criação de conhecimento científico, cultural e artístico, a formação de nível superior fortemente ancorada na investigação, a valorização social e económica do conhecimento e a participação ativa no progresso das comunidades em que se insere.
#18.ART (17 a 19 de outubro)
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL)
Exposição EmMeio#11.0 (17 a 20 de outubro)
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL)
Como chegar ao local da conferência
Largo da Academia Nacional de Belas Artes 4,
1249-058 Lisboa
Portugal
ORGANIZAÇÃO
Instituições
Cultivamos Cultura - Associação Cultural;
Instituto de Investigação e Inovação em Saúde – i3S;
Universidade de Lisboa – Faculdade de Belas Artes (FBAUL) (Portugal) / CIEBA: Centro de Investigação e Estudos de Belas-Artes;
Universidade de Aveiro – Departamento de Comunicação e Arte (Portugal) / ID+ - Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura;
Universidade de Brasília (Brasil);
Universidade Federal de Goiás (Brasil);
Comissão Responsável
Paulo Bernardino Bastos - Univ. de Aveiro – Dep. de Comunicação e Arte (PT)
Antenor Ferreira – Univ. de Brasília (BR)
Maria Manuela Lopes – Investigadora I3S - Porto (PT)
Cleomar Rocha – Univ. Federal de Goiás (BR)
Comissão Organizadora
Antenor Ferreira – Univ. de Brasília (BR)
Cleomar Rocha – Univ. Federal de Goiás (BR)
João Paulo Queiroz - Univ. de Lisba/FABUL (PT)
Luís Graça - Univ. de Lisboa (PT)
Maria Manuela Lopes – Investigadora I3S - Porto (PT)
Marta de Menezes – Cultivamos Cultura (PT)
Mónica Mendes - Univ. de Lisboa/FBAUL/ITI/LARSYS (PT)
Paulo Bernardino Bastos - Univ. de Aveiro – Dep. de Comunicação e Arte (PT)
Suzete Venturelli – Univ. de Brasília (BR)
Comissão Científica / Scientific Committee
Adérito Marcos | Univ. Aberta (PT)
Andrés Burbano | Univ. dos Andes (CO)
Antenor Ferreira | Univ. de Brasília (BR)
António Valente | Univ. de Vila Real (PT)
Celso Guimarães | Univ. Federal Rio de Janeiro (BR)
Cláudia França | Univ. Espírito Santo (BR)
Cláudia Mariza Brandão | Univ. Fedreal de Pelotas (BR)
Cleomar Rocha | Univ. Federal de Goiás (BR)
Daniel Tércio | Univ. Nova de Lisboa (PT)
Fabiana Wiellevick | ISCE Douro (PT)
Fátima Lambert | Inst. Politécnico do Porto | InED (PT)
Filipe Rocha da Silva | Univ. de Évora (PT)
Francisco Piquer | Univ. Politécnica de Valencia (ES)
Francisco Providência | Univ. de Aveiro (PT)
Gilbertto Prado | ECA-USP, UAM (BR)
Graça Magalhães | Univ. de Aveiro (PT)
Inês Moreira | Univ. do Porto | FBAUP(PT)
José Alberto Gomes | CITAR/ Univ. Católica Portuguesa (PT)
João Paulo Queiroz | Univ. de Lisboa/FBAUL (PT)
João Vilnei | Univ. Federal Fortaleza (BR)
Julio Borlido Santos | Univ. do Porto (PT)
Kathleen Rogers | Univ. Creative Arts (UK)
Laís Guaraldo | Univ. Federal do Rio Grande do Norte (BR)
Lucia Santaella | Pontifícia Univ. Católica de São Paulo (BR)
Luís Graça | Univ. de Lisboa (PT)
Luisa Paraguai | Pontifícia Univ. Católica de Campinas (BR)
Luísa Ribas | Univ. de Lisboa/FBAUL (PT)
Maria Luiza Fragoso | Univ. Fed. Rio de Janeiro (BR)
Maria Manuela Lopes | Investigadora I3S - Porto (PT)
Mário Gandra | ISCE Douro (PT)
Marta de Menezes | Ectopia | Cultivamos Cultura (PT)
Miguel Carvalhais | Univ. do Porto/FBAUP (PT)
Milton Sogabe | Univ. Anhembi Morumbi (BR)
Mirian Tavares | Univ. do Algarve (PT)
Mónica Mendes | Univ. de Lisboa/FBAUL/ITI/LARSYS (PT)
Nara Cristina Santos | Univ. Fed. Santa Maria (BR)
Nelson Zagalo | Univ. de Aveiro (PT)
Paulo Bernardino Bastos | Univ. de Aveiro (PT)
Paulo Luís Almeida | Univ. do Porto | FBAUP (PT)
Philip Cabau | Inst. Politecnico de Leiria (PT)
Priscila Arantes | Paço das Artes (BR)
Rachel Zuanon | UNICAMP (BR)
Rogério Câmara | Univ. Brasília (BR)
Rosangella Leote | Univ. Estadual Paulista (BR)
Sérgio Eliseu | ISCE Douro / UA(PT)
Silvia Laurentiz | Univ. São Paulo (BR)
Suzete Venturelli | Univ. Brasília, Univ. Anhembi Morumbi (BR)
Tania Fraga | Univ. São Paulo (BR)
Vasco Branco | Univ. do Porto (PT)
Welligton Junior | Univ. Federal Fortaleza (BR)
Wojciech Owczarski | Univ. Gdansk (PL)
CONTATO
E-mail: 18.art2019@gmail.com