|
maio 22, 2019
Cadu fala sobre Desenho e Outros Crimes do Desejo no IED, Rio de Janeiro
O IED (Istituto Europeo di Design) recebe no próximo dia 27 de maio de 2019, às 19h30, o artista visual Cadu, que irá falar sobre “Desenho e Outros Crimes do Desejo”. Para ele, o desenho “trabalha a relação, a convivência, entre razão e afeto, e está longe da demanda atual de as pessoas quererem resultado em curto tempo”. “O desenho é a união, a convivência, entre contrários, contra tudo o que se espera em termos de desempenho, rapidez. O desenho explora o autoconhecimento, o contato com entidades que nos habitam, e que às vezes parecem monstruosidades para nós”, diz. “O desenho possibilita uma abertura para momentos poéticos”.
Cadu faz uma analogia com Lampião (1898-1938), “porque ele sintetiza o papel de ser um anarquista ou apenas um bandoleiro”. “O desenho espelha o que não queremos ver em nós mesmos”, aponta.
O desenho, a seu ver, opera a “indescribilidade”, “prospectando alguma coisa que não sabemos bem qual é. “É um processo que confunde prospecção e razão, em que precisamos manter o fluxo, e seguir as dúvidas que valham a pena, os mistérios”, conta.
O evento integra o curso Master Profissional em Design de Espaços | Metodologia Madein e é gratuito e aberto ao público, mediante inscrições online.
Cadu (1977, São Paulo) é artista plástico, professor do Instituto de Artes da UERJ, da PUCRio e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. A prática artística de Cadu lida com a criação de sistemas, máquinas, instalações, pinturas, desenhos e esculturas que incorporam elementos da natureza para impulsionar as barreiras da relação entre o homem e a paisagem. Esses sistemas também são utilizados para explorar a arte sonora. O artista recebeu a Bolsa Iberê Camargo, que lhe concedeu um programa de residência em 2001 no London Print Studio. Em 2008, foi artista visitante na Universidade de Plymouth, a convite do ArtsCouncil (Reino Unido). Cadu foi finalista do Prêmio Marcantonio Vilaça em 2011. Foi indicado ao PIPA em 2010, 2011, 2012 e venceu a edição de 2013. Vive e trabalha no Rio.