|
maio 11, 2019
Consciência Cibernética[?] Horizonte Quântico promove discussão em torno da série Black Mirror no Itaú Cultural, São Paulo
Itaú Cultural faz série de debates sobre as consequências da cultura computacional no comportamento humano inspirada em Black Mirror. Em sinergia com a exposição Consciência Cibernética [?] Horizonte Quântico, a programação acontece em três encontros semanais no Itaú Cultural. Em cada um deles, é exibido um episódio da série de Charlie Brooker veiculada pela Netflix, seguido de um debate com especialistas áreas diversas. No primeiro dia, antes do início da atividade, o público é convidado a visitar a mostra, ao lado do seu idealizador, Marcos Cuzziol, gerente do Núcleo de Inovação do instituto, e da artista Rejane Cantoni que fez a pesquisa das obras expostas.
15, 22 e 29 de maio de 2019, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h30h
Itaú Cultural
Avenida Paulista 149, São Paulo, SP
APRESENTAÇÃO
Nos dias 15, 22 e 29 de maio (sempre quartas-feiras), das 19h às 21h30h, o Itaú Cultural realiza a programação Impactos da Tecnologia nas Relações Humanas – Perspectivas a partir de Black Mirror. Ao todo, são três encontros que partem de questões levantadas em episódios da série de Charlie Brooker e debatem sobre mudanças nos comportamentos e relacionamentos humanos em consequência do rápido desenvolvimento das tecnologias computacionais.
Em todos os debates, o mediador é o psicanalista Christian Dunker. Os convidados são o médico patologista Paulo Saldiva, a geneticista Mayana Zatz, o biblioteconomista e historiador Marcos Galindo, Jeferson J. Arenzon, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Sílvio Meira, co-fundador do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – C.E.S.A.R. – e pesquisador na área de Engenharia de Software.
A série de encontros tem início na última semana da exposição Consciência Cibernética [?] Horizonte Quântico, em cartaz no instituto até o dia 19 (domingo). A mostra apresenta nove trabalhos de oito artistas da Áustria, Brasil, Estados Unidos, França, Reino Unido, Suíça e Turquia que indicam, com olhar artístico, um futuro em que máquinas cibernéticas terão consciência e estabelecerão diálogo com os seres humanos e entre si.
“Black Mirror ilustra questões atuais de forma direta e potente”, observa Marcos Cuzziol, gerente do Núcleo de Inovação do Itaú Cultural. “Os episódios escolhidos, debatidos por convidados de diversas áreas de conhecimento, podem nos ajudar a pensar de forma diferente a atual cultura digital e seus impactos sobre o comportamento humano”, complementa.
EPISÓDIOS E DEBATES
A primeira quarta-feira, dia 15, é especial e a programação tem início às 17h, com uma visita à exposição Consciência Cibernética [?] Horizonte Quântico, guiada pela artista visual Rejane Cantoni e por Marcos Cuzziol, que assinam, respectivamente, a pesquisa e a concepção da mostra. Rejane é, também, criadora de QUANTUM, uma das obras em exposição, desenvolvida com pesquisa de Cuzziol e produção da equipe Itaú Cultural.
Os participantes da visita garantem, assim, um ingresso para a programação, que começa às 19h com a exibição de San Junipero, episódio 4 da terceira temporada da série veiculada na Netflix. Nele, uma jovem tímida e uma garota extrovertida se conhecem no ano de 1987, em uma cidade litorânea, e formam uma conexão que parece transcender tempo e espaço. Às 20h, começa um debate que reflete sobre a trama, reunindo Paulo Saldiva e Rejane.
No dia 22, The Entire Story of You (Toda a sua história), episódio 3 da temporada de estreia, conduz a programação, que tem como convidados Mayana Zatz e Marcos Galindo. A história se passa em um futuro no qual todos têm aceso a um implante de memória, que grava tudo o que os seres humanos fazem, veem e ouvem.
O último encontro, no dia 28, tem como ponto de partida a exibição de Playtest (Versão de Testes), episódio 2 da terceira temporada, no qual um viajante americano se inscreve para testar um novo sistema de jogo revolucionário, mas descobre que as emoções são mais reais do que imaginava. Esse limiar entre os universos virtuais e físicos é debatido, na sequência, por Jeferson J. Arenzon e Sílvio Meira.
PROGRAMAÇÃO
DIA 15 DE MAIO (QUARTA-FEIRA)
17h
Visita monitorada à exposição Consciência Cibernética [?] Horizonte Quântico, com Marcos Cuzziol e Rejane Cantoni.
Vagas: 40 (os participantes já garantem um convite para o encontro)
19h
Exibição de San Junipero (episódio 4, temporada 3)
20h
Debate com Paulo Saldiva, médico patologista, e Rejane Cantoni, artista visual. Provocação do psicanalista Christian Dunker.
DIA 22 DE MAIO (QUARTA-FEIRA)
19h
Exibição de The Entire Story of You (Toda a sua história – episódio 3, temporada 1)
20h
Debate com Mayana Zatz, geneticista, e Marcos Galindo, biblioteconomista e historiador. Provocação do psicanalista Christian Dunker.
DIA 29 DE MAIO (QUARTA-FEIRA)
19h
Exibição de Playtest (Versão de Testes – episódio 2, temporada 3)
20h
Debate com Jeferson J. Arenzon, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, e Sílvio Meira, co-fundador do C.E.S.A.R. - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife e pesquisador na área de Engenharia de Software. Provocação do psicanalista Christian Dunker.
SERVIÇO
Impactos da tecnologia nas relações humanas – Perspectivas a partir de Black Mirror
Dias 15, 22 e 29 de maio de 2019 (quartas-feiras), das 19h às 21h30h
Duração: 150 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Sala Itaú Cultural (110 lugares)
Interpretação em Libras