|
março 5, 2019
Mulheres artistas, questões atuais - Feminismo negro no MARGS, Porto Alegre
MARGS discute feminismo negro em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
8 de março de 2019, sexta-feira, às 15h
Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli MARGS - Auditório
Praça da Alfândega s/nº, Porto Alegre, RS
Terças a domingos, das 10h às 19h
No dia 8 de março, o Núcleo Educativo do MARGS promove, em referência ao Dia Internacional da Mulher, o encontro “Mulheres artistas, questões atuais”, que convida o público a uma reflexão sobre o feminismo negro.
A importância de se discutir o feminismo negro vem sendo evocada por vozes negras desde a primeira onda do feminismo, tornando-se pauta incontornável com a chamada terceira onda, que traz como questionamento a universalização da categoria “mulher” propondo uma reflexão a partir de intersecções como raça, orientação sexual e identidade de gênero.
Ao questionar o feminismo dito universal e a história única e ao nomear as opressões – que atingem duplamente as mulheres negras, uma vez que estão posicionadas na antítese da branquitude e da masculinidade –, o feminismo negro propõe pensar novas epistemologias, inscrever novas geografias, romper com determinadas relações de poder e construir novas formas de sociabilidade, entendendo que as diferenças não podem justificar as desigualdades.
Participam do encontro a coordenadora do Núcleo de Curadoria do MARGS, Izis Abreu, e a jornalista Carol Anchieta, que debaterão questões referentes à abordagem da imagem da mulher negra pela arte, cultura e comunicação, com mediação da coordenadora do Núcleo Educativo do MARGS, Carla Batista. A entrada é franca.
O projeto “Mulheres artistas, questões atuais” ocorre desde 2015 com participação de artistas e pesquisadores da arte, da história, da educação e da cultura que se reúnem para debater assuntos relevantes à questão da mulher e seu lugar na sociedade e no mundo da arte.
Participantes
Izis Abreu: "Silêncios rompidos: uma reflexão sobre a hipersexualização da mulher negra a partir da obra de Maria Lídia Magliani"
Izis Abreu é bacharela em História da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); mestranda em História, Teoria e Crítica de arte pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFRGS; Coordenadora do Núcleo de Curadoria do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Ado Malagoli; Pesquisa as visibilidades e invisibilidades de artistas afrodescendentes no sistema da arte gaúcho, assim como as representações de indivíduos negros na história da arte no Brasil.
Carol Anchieta: "A importância da presença de mulheres negras na comunicação, arte e publicidade"
Carol Anchieta é jornalista, atuou como âncora e apresentadora em veículos como TV Unisinos, Canal Futura e no Projeto OCTO da RBS TV. Foi fanzineira, e colunista de hip hop, editora de texto no Programa Encontro com Fátima Bernardes e atualmente é repórter da editoria de arte, comportamento e diversidade do Jornal do Almoço da RBS TV. Acredita e luta pelo Feminismo Negro e é mestranda em Design Estratégico com foco em inovação social na Unisinos.