|
janeiro 25, 2019
MASP Escola promove quatro cursos de férias em fevereiro
Atividades são pautadas pelo eixo temático “Histórias das mulheres, histórias feministas”, programa expositivo de 2019
Com base no eixo temático "Histórias das mulheres, histórias feministas”, pauta da grade de exposições do museu em 2019, o MASP Escola oferece quatro cursos de férias em fevereiro, entre os dias 4 e 28. São cursos voltados a todos os interessados em arte – não apenas para quem é da área.
As aulas expositivas são preparadas e ministradas por professores especializados nos mais diversos campos da arte e da cultura. Por vezes, eles complementam as aulas convidando palestrantes a dividir suas visões e experiências e agendando visitas às exposições do museu, tanto às mostras temporárias como à de longa duração do acervo do MASP, nos cavaletes de vidro de Lina Bo Bardi.
Parte do núcleo de Mediação e Programas Públicos do museu, o MASP Escola tem o intuito de aproximar ainda mais os frequentadores e o museu. E, por meio dessa aproximação, proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e crítica, em que todos possam constituir um repertório próprio a partir de um olhar diverso e plural da arte.
O ciclo temático "Histórias das mulheres, histórias feministas” questiona as narrativas tradicionais da história da arte, colocando em evidência as histórias e os trabalhos de mulheres artistas que, de modo deliberado ou não, foram ignoradas ao longo dos séculos. A primeira exposição do ciclo, ‘Djanira: a memória de seu povo’, abre ao público em 1º de março.
Cursos de férias / 1º semestre de 2019
Corpos e imagens: artistas mulheres na mídia brasileira
Professores: Ana Maria Maia
Horário: das 19h às 22h
Duração do módulo: segunda a sexta-feira, de 4 a 8.2 de 2019 (15 horas)
Sobre o curso:
A partir de uma série de estudos de casos que articulam momentos da história da arte e da história da imprensa, bem como leituras e debates sobre a presença e o lugar de fala de mulheres, as cinco aulas anunciam as diversas representações políticas e identitárias das mulheres artistas na mídia.
Sobre a professora:
Ana Maria Maia (Recife, 1984) é pesquisadora, curadora e professora de arte contemporânea. Tem doutorado em Teoria e Crítica de Arte pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2018, realizou as mostras A marquise, o MAM e nós no meio (MAM São Paulo, em parceria com Educativo MAM e O Grupo Inteiro), e Arte-veículo (Sesc Pompeia, São Paulo). Esta última exposição é fruto da pesquisa Arte-veículo: intervenções na mídia de massa brasileira, realizada com a Bolsa Funarte 2014 de Estímulo à Crítica de Arte e publicada como livro em 2015 (editora Aplicação e editora Circuito).
Investimento
5x R$ 92,00*
Amigo MASP
5x R$ 82,80*
Para se inscrever e informar-se sobre o plano de aulas, clique aqui.
Lina Bo Bardi das ideias à construção: arquitetura como ação cultural
Professores: Marina Grinover
Horário: das 19h às 22h
Duração do módulo: segunda a sexta-feira, de 11 a 15.1 de 2019 (15 horas)
Sobre o curso:
O curso tratará da vida e da obra da arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992). Nascida na Itália, Lina adotou o Brasil como casa em 1946. Foi no país que ergueu seus projetos, como o MAM da Bahia, o Teatro Oficina, o Sesc Pompeia e o atual edifício-sede do MASP. As aulas abordarão o contexto histórico e cultural dos principais trabalhos de Lina nos campos da arquitetura e do desenho industrial.
Sobre a professora:
Marina Grinover é arquiteta e urbanista formada pela FAU-USP, com mestrado e doutorado pela mesma universidade. Pesquisadora do Instituto Bardi em 2008, é autora dos livros ‘Uma ideia de arquitetura, escritos de Lina Bo Bardi (Annablume, 2018) e Lina por escrito (Cosac Naify, com Silvana Rubino, 2009). Leciona na Escola da Cidade desde 2006 e, atualmente, também na FAAP. Foi professora na FAU-USP em 2016 e 2017. Em 2018, foi professora convidada no MIT Center for Advanced Urbanism. É sócia-fundadora do escritório Base Urbana, onde atua desde 2007.
Investimento
5x R$ 92,00*
Amigo MASP
5x R$ 82,80*
Para se inscrever e informar-se sobre o plano de aulas, clique aqui.
Faces negras na história da arte
Professores: Renata Bittencourt
Horário: das 19h às 22h
Duração do módulo: segunda a sexta-feira, de 18 a 22.1 de 2019 (15 horas)
Sobre o curso:
O curso pretende discutir como obras de arte encarnam valores culturais, sociais e políticos relacionados a identidades raciais e de gênero, por meio de obras emblemáticas para a história da arte que trazem representações de mulheres e homens negros.
Sobre a professora:
Renata Bittencourt é historiadora da arte. Desenvolveu suas pesquisas de mestrado e doutorado na Unicamp sobre a representação do negro na pintura brasileira. Como gestora cultural, foi diretora no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e secretária da Cidadania e da Diversidade do Ministério da Cultura. Atuou à frente do departamento de formação da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e na gerência dos Projetos Nacionais de Educação do Itaú Cultural. Foi contemplada pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e como Fulbright Fellow na Smithsonian Institution.
Investimento
5x R$ 92,00*
Amigo MASP
5x R$ 82,80*
Para se inscrever e informar-se sobre o plano de aulas, clique aqui.
As quatro estações: um olhar sobre a obra de Eugène Delacroix
Professores: Luciana Lourenço Paes
Horário: das 19h às 22h
Duração do módulo: segunda a quinta-feira, de 25 a 28.1 de 2019, 4 aulas (12h)
Sobre o curso:
O curso tem como objetivo analisar a série Quatro estações, que Eugène Delacroix (1798-1863) executou para o industrial e colecionador Frédéric Hartmann (1822-1880), da Alsácia, de 1856 a 1863. Primeiro, serão abordadas as obras propriamente ditas, com discussão a respeito dos problemas de iconografia e estilo ligados a uma história do desenvolvimento das formas. Na sequência, será apresentada a história da encomenda das quatro pinturas, no contexto do conjunto da coleção de Frédéric Hartmann.
Sobre a professora:
Luciana Lourenço Paes é mestra em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (2014), onde estudou as relações entre pintura e teatro na arte francesa do século 19, com foco em três quadros e uma litografia em que Eugène Delacroix representa a morte de Ofélia, personagem de “Hamlet”, de Shakespeare. Doutoranda em História da Arte também pela Unicamp, com bolsa de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris). Atualmente, estuda a continuidade das tradições clássicas no romantismo francês, particularmente na série Quatro estações, de Delacroix, bem como o colecionismo de arte no século 19, sobretudo o mecenato entre a burguesia alsaciana do período.
Investimento
5x R$ 72,00*
Amigo MASP
5x R$ 64,80*
Para se inscrever e informar-se sobre o plano de aulas, clique aqui.
Bolsa para professores da rede pública
O MASP Escola oferece bolsas de estudo para professores da rede pública em qualquer nível de ensino. Cada professor pode ser contemplado com uma bolsa por semestre. O curso exige, no mínimo, 75% de presença.
A inscrição demanda uma carta de intenção, que será utilizada como critério para a seleção dos bolsistas. Para concorrer a uma bolsa, preencha o cadastro na área MASP Inscrições do site e selecione a opção "Bolsas para professores da rede pública" na página de cada curso.