|
novembro 8, 2018
Oficina Pequenos Dados com Barbara Castro e Luiz Ludwig no Lab Oi Futuro, Rio de Janeiro
Lab Oi Futuro oferece oficina gratuita de design e visualização de dados.
9 de novembro de 2018, sexta-feira, das 17h30 às 20h
Lab Oi Futuro - Ateliê Criativo
Rua Dois de Dezembro 107, 5º andar, Flamengo, Rio de Janeiro
inscrições pelo link www.existencianumerica.art.br/oficina/
Dentro da programação da exposição “Existência Numérica”, será realizado no Lab Oi Futuro no próximo dia 9 de novembro de 2018, das 17h30 às 20h, a oficina gratuita “Pequenos Dados”, com os artistas Barbara Castro e Luiz Ludwig, baseada nos livros Dear Data e Observe Collectand Draw de Giorgia Lupi e Stefanie Posavec. Os participantes irão discutir e experimentar abordagens mais humanísticas e artísticas dos dados inspirado no método de Giorgia Lupi e Stefanie Posavec. Lupi é uma das pesquisadoras convidadas autora de um dos artigos que irá compor o livro Existência Numérica. Na oficina “Pequenos Dados” será apresentada uma introdução à métodos de representação a partir de exercício de coleta de dados realizado em uma visita à exposição e criação de cartazes/cartões de dados pessoais com os idealizadores Barbara Castro e Luiz Ludwig, ambos professores do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio. A atividade é aberta ao público, a partir de 15 anos, com capacidade para 20 pessoas mediante inscrições pelo link: www.existencianumerica.art.br/oficina/
A exposição “Existência Numérica”, idealizada por Barbara Castro e Luiz Ludwig, com curadoria de Doris Kosminsky, reúne obras de pesquisadores e artistas que trabalham com visualização de dados, que busca tornar acessível a gigantesca massa de dados que nos envolve no mundo contemporâneo. As obras dos artistas Pedro Miguel Cruz (Portugal), Till Nagel e Christopher Pietsch (Alemanha), Alice Bodanzky, Barbara Castro, Doris Kosminsky & Claudio Esperança e Luiz Ludwig (Brasil) discutem temas atuais como fluxo migratório, mobilidade urbana nos sistemas de bicicletas de aluguel em Nova York, Londres e Rio, e investimentos em ciência e tecnologia feitos no Brasil nos últimos anos.
PROGRAMA
1h - Fundamentos da representação de dados e introdução aos pequenos dados
30min - Coleta de Dados
1h - Desenho e apresentação
MINIBIOS PARTICIPANTES
Barbara Castro (1988) é artista pesquisadora e designer. Atualmente é doutoranda em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFRJ, mesma instituição em que defendeu seu mestrado em 2013 em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Além disso, atuou como motion designer na TV Globo. Sua pesquisa e produção artística já foram apresentadas na França, Dinamarca e no Brasil em locais como Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu Nacional da República, em Brasília, Instituto Inhotim, em Minas, entre outros. Seus trabalhos já foram citados em revistas acadêmicas e eventos internacionais como “SiggraphAsia”, na China, na conferência “HumanBehaviorUnderstanding”, na Espanha, e na revista australiana “InternationalJournalofMultimediaandUbiquitousEngineering”. Em 2015, fundou, junto com Luiz Ludwig, o estúdio Ambos&& que une design e arte.
Luiz Ludwig (1988) é designer e professor. Mestre em Design Gráfico pela universidade Maryland InstituteCollegeofArt (MICA), em Baltimore, Estados Unidos (2001-2013) – tendo como orientadora a premiada Ellen Lupton, curadora de design contemporâneo do Cooper-Hewitt, National Design Museum, em Nova York – atualmente é professor na PUC Rio no curso de Design. Em 2011 recebeu Menção Honrosa na competição “VisualizingMarathon”, em Nova York. Recentemente foi responsável pelo design interativo da exposição “Visões na Coleção Ludwig”, no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, e pelo design expográfico da mesma exposição no CCBB do Rio de Janeiro e no CCBB de Belo Horizonte. Com alguns de seus trabalhos interativos, Luiz foi citado em livros e publicações especializadas, como “TypeonScreen: A criticalguide for designers, writers, developers, &students”, e na revista francesa “Étapes: design graphique&culturevisuelle”. Em 2015, fundou, junto com Barbara Castro, o estúdio Ambos&& que une design, arte e tecnologia para projetos culturais e educativos.