|
outubro 21, 2018
Curso e Mostra Petrobras de Cinema 4xNelson no MAM, Rio de Janeiro
O Museu de Arte Moderna presta uma homenagem a Nelson Pereira dos Santos, recentemente falecido, com o Curso e Mostra Petrobras de Cinema 4xNelson. Mantenedora do MAM, a Petrobras viabiliza a realização do curso e da mostra sobre Nelson Pereira dos Santos, que completaria 90 anos em 22 de outubro de 2018.
27 de outubro e 3, 9, 10, 11, 16, 17, 18, 23, 24, 25 de novembro - sexta, sábado e domingo - 9h às 13h (aula) e 15h, 16h, 18h e 19h (exibições)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - Cinemateca
Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
Inscrição online gratuita
Certificado de participação para 75% de presença, 3 aulas
Informações por email
Dentre os pais fundadores do cinema brasileiro – Humberto Mauro, Moacyr Fenelon, Roberto Santos, Glauber Rocha, Roberto Miller, Helena Solberg, Arthur Omar -, certamente Nelson Pereira dos Santos apresenta-se como o nome de maior consenso quanto à influência, variedade formal, nacionalismo e experimentação de sua obra fílmica. No entanto, suas realizações não esboçam uma diversidade temática tão grande quanto o volume e longevidade de sua filmografia fariam supor. Ao contrário, a retomada de tempos em tempos de questões, personagens e fontes de origem comum revelam a coerência e o compromisso com um projeto artístico, político e cultural que, se esboçado, na juventude, jamais será abandonado ou completamente reformulado ao sabor dos acontecimentos e das conjunturas. Em verdade resistirá à tentação das promessas históricas. Consciente de que ditaduras e fascismos, projetos mirabolantes e redentores, e corrupções e corruptores jamais saem de cena de fato, concentrará suas atenções em uma macro-história invisível, a da massa humana que forma a sociedade brasileira, moderna e contemporânea. Esmiuçará como ela resiste e existe em meio ao caos histórico que constitui o Brasil.
4xNelson abordará quatro dessas formações sociais e culturais que permeiam o conjunto da obra, a saber: Cidade, Religião, Literatura e Música. A mostra de filmes que acompanhará o curso apresentará três títulos para cada campo, procurando evidenciar permanências e variações. No centro de sua arte sempre esteve a busca de uma estética de si brasileira, uma ética do ser brasileiro em meio a forças contrárias das mais distintas naturezas. Resistir é ser brasileiro, constituição precária, fugidia e ao mesmo tempo basilar em meio a um longo processo de desagregação e apagamento, contra o qual só é possível contrapor construções que se erigem nesses mesmo campos formadores. O que o cinema possibilita é a catálise dessa resistência, uma contra-narrativa que emerge das resistências cotidianas e suas apropriações políticas.
PROGRAMAÇÃO
sáb 27 out
09h_aula_NELSON E A CIDADE
sáb 3 nov
09h_aula_ NELSON E A RELIGIÃO
sex 9 nov
19h_exibição_Rio, Zona Norte + roda de conversa
sáb 10 nov
09h_aula_NELSON E A LITERATURA
13h_intervalo
16h_ exibição_El Justiceiro
18h_ exibição_Brasília 18%
dom 11 nov
16h_ exibição_Fome de Amor
18h_ exibição_Na estrada da vida + roda de conversa
sex 16 nov
19h_exibição_Amuleto de Ogum + roda de conversa
sáb 17 nov
09h_aula_NELSON E A MÚSICA
16h_exibição_Tenda dos milagres
18h_exibição_Jubiabá
dom 18 nov
16h_exibição_A música segundo Tom Jobim
18h_exibição_A Luz do Tom
sex 23 nov
19h_exibição_Boca de Ouro + roda de conversa
sáb 24 nov
16h_exibição_Azyllo muito louco
18h_exibição_A terceira margem do rio
dom 25 nov
15h_exibição_Memórias do Cárcere
BIBLIOGRAFIA
AVELLAR, José Carlos (Org.). Alex Viany: o processo do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Aeroplano, 1999.
BERNARDET, Jean-Claude. Cinema Novo, anos 60-70: a questão religiosa. In: SCHWARTZ, Jorge; SOSNOWSKI, Saúl (Org.). Brasil: o trânsito da memória. São Paulo: Editora da Unesp, 1994.
D'AVILA, Roberto (Org.). Nelson Pereira dos Santos. In: D‟AVILA, Roberto (Org.). Os cineastas: conversas com Roberto D‟Avila. Rio de Janeiro: Editora Bom Texto, 2002.
FABRIS, Mariarosaria. Nelson Pereira dos Santos: um olhar neo-realista? São Paulo: EDUSP, 1994.
MACHADO, Hilda. Rio 40 graus, Rio zona Norte: o jovem Nelson Pereira dos Santos. Dissertação (Mestrado). São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, 1987. Orientador: Prof. Dr. José Teixeira Coelho Neto. Record, 1996.
MONTEIRO, Ronald F. Nelson Pereira dos Santos. In: PARANAGUA, Paulo A. Le cinéma brasilien. Paris: Centre Georges Pompidou, 1987.
_________ . O cinema de perspectiva popular. In: NOVAES, A. (Org.). Anos 70: ainda sob a tempestade. Rio de Janeiro: Aeroplano, Senac Rio, 2005.
PAPA, D. (org.). Nelson Pereira dos Santos: uma cinebiografia do Brasil. Rio de Janeiro: Onze do Sete, 2005.
SADLIER, D. J. Nelson Pereira dos Santos. Chicago: University of Illinois Press, 2003.
SALEM, Helena. Nelson Pereira dos Santos: o sonho possível do cinema nacional. Rio de Janeiro: Record, 1996.
SANTOS, N. P. dos. Três vezes Rio: Rio 40 graus, Rio Zona Norte e O amuleto de Ogum. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.