|
setembro 2, 2018
V Seminário Internacional ARTE!Brasileiros no Auditório Ibirapuera, São Paulo
V Seminário Internacional ARTE!Brasileiros: Arte Além da Arte
O tema “Arte além da Arte” será abordado por artistas, sociólogos, acadêmicos, curadores, diretores de bienais, museus, fundações e diretores criativos de diversas bienais atuantes no período. A arte contemporânea impregna profundamente a produção artística dos últimos 50 anos. As mudanças e debates culturais acompanham avanços e retrocessos que envolvem o Século XXI.
6 de setembro de 2018, quinta-feira, 9h30
Auditório Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, Parque do Ibirapuera, Portão 2, São Paulo, SP
Os ingressos serão distribuidos na bilheteria do auditório 1 hora antes da abertura. A distribuição será realizada por ordem de chegada sendo restrita a 2 unidades por pessoa.
O Seminário terá início às 9h30, com a projeção exclusiva da obra “AGAIN”, do artista alemão Mario Pfeifer, que estará presente para abrir o evento e debater o trabalho na sequência. A obra está em exibição na Bienal de Berlim e é uma imponente reflexão sobre o comportamento de países europeus junto aos imigrantes e cidadãos frente os enormes movimentos migratórios atuais.
O primeiro painel abordará o tema Geopolítica e Arte, com Aníbal Jozami, sociólogo, reitor da UNTREF – Universidad Nacional 3 de Fevereiro de Buenos Aires e Diretor de BIENALSUR e João Fernandes, diretor-adjunto do Museu Nacional de Arte Reina Sofia de Madrid. Foi diretor do Museu de Serralves entre 2003 e 2013. Fernandes organizou e curou a representação portuguesa da 1ª Bienal de Johannesburg (1995), da 24ª Bienal de Arte de São Paulo (2003) e, junto com Vicente Todolí, da 50ª Bienal de Veneza (2003).
Este painel conta com a participação da artista chilena Voluspa Jarpa, que desenvolve uma obra ligada à pesquisa e ao estudo de arquivos, especialmente sobre arquivos de CIA. Sua obra se volta para a história e suas representações.
Participa ainda Diana Weschler, argentina, historiadora de arte, pesquisadora, diretora da área de arte e cultura da UNTREF e atual diretora artística da BIENALSUR.
Completa o painel um vídeo exclusivo de Leoluca Orlando, prefeito de Palermo, na Sicília, cidade que recebe a bienal europeia Manifesta 12, em cartaz até 4 de novembro. Orlando ocupa o cargo de prefeito da cidade pela terceira vez, tendo se destacado no combate à máfia e no apoio às artes como forma de integração social e cultural.
A partir das 14h, o segundo painel abordará A Arte Além da Arte com curadores de bienais.
Estarão presentes o curador da 33ª Bienal de São Paulo, Gabriel Pérez-Barreiro, que apresentará sua proposta Afinidades Eletivas; Nydia Gutierrez, venezuelana, diretora artística do Museu de Antioquia, em Medellín, na Colômbia, e diretora-artística do Encontro Internacional de Arte de Medellín (MDE15) . Gutiérrez também foi curadora do Museu de Belas Artes de Caracas e atualmente dá aulas de curadoria na Universidade Nacional da Colômbia, no programa de mestrado em Museologia.
O brasileiro Paulo Tavares, co-curador da próxima Bienal de Arquitetura de Chicago, que acontece em 2019. Ele trabalhou em pareceria com o grupo Forensic Architecture, candidato ao Turner Prize deste ano, e é professor da Universidade de Brasília. Em 2017, criou a agência Autonoma, uma plataforma dedicada a pesquisa e intervenção espacial. E ainda a presença de Anneliek Sijbrandij, nascida em Breda, Netherlands. Advogada, estudou Modern & Contemporary Art em Londres e fundou em 2014 o projeto sem fins lucrativos The Verbier Art Summit, uma plataforma para discutir a inovação e a multidisciplinariedade na arte.
As 16h30, para encerrar o Seminário Internacional, contaremos com a presença dos diretores da Fundação Cultural Montblanc, Sam Bardaouil e Till Fellrath, que farão uma apresentação sobre a fundação e farão a entrega do Prêmio Montblanc de la Culture Arts Patronage ao projeto JAMAC. Representando o JAMAC, a artista brasileira Mônica Nador receberá o prêmio e também apresentará seu trabalho.