|
agosto 19, 2018
Entreolhares: workshop com Paola Sferco no Itaú Cultural, São Paulo
Os interessados em participar da nova edição do Entreolhares, encontro de formação em artes visuais realizado pelo Itaú Cultural desde 2014, devem se inscrever pelo site do Itaú Cultural. Desta vez, ele acontece em parceria com a 33ª Bienal de São Paulo, é conduzido pela artista argentina Paola Sferco, que terá obras exibidas nesta exposição, e tem como tema Câmera, ação e experimentação sobre o ordinário magnífico.
Inscrições até 29 de agosto de 2018
Itaú Cultural
Avenida Paulista 149, Estação Brigadeiro do Metrô, São Paulo, SP
11-2168-1776/1777
Os 20 selecionados serão anunciados no dia 4 de setembro, pelo mesmo endereço eletrônico. O workshop será realizado de 11 a 13 de setembro (terça-feira a quinta-feira), das 18h30 às 21h30, na Sala Multiuso do Itaú Cultural. As inscrições são gratuitas e todas passam pela avaliação de uma comissão formada pelo Núcleo de Artes Visuais do Itaú Cultural. Os critérios são a adequação da proposta às expectativas apresentadas pelos interessados, assim como a formação de um grupo diversificado, no que diz respeito a questões de raça e gênero, e multidisciplinar, com diferentes formações e experiências.
No primeiro dia de Entreolhares, após a apresentação da proposta da atividade, os participantes recebem indicações para a realização de um vídeo em casa. No segundo, são trabalhados objetos solicitados, dispostos no espaço de trabalho, e exercícios com a câmera e com o corpo. Encerrando o workshop, no terceiro dia os participantes produzem uma exposição simples no espaço da oficina, utilizando dispositivos para exibição, como computadores portáteis, celulares, tablets, projetores.
Entreolhares é um projeto de formação em artes visuais desenvolvido pelo Itaú Cultural. O programa teve início em 2014 e vem promovendo encontros, workshops e imersões entre artistas, profissionais, estudantes e interessados para explorar seus processos criativos e trocar experiências. Sua programação contempla as múltiplas linguagens contemporâneas, fomentando discussões e proporcionando vivências por meio de suas atividades.
Sobre Paola Sferco
Ela nasceu na cidade de Córdoba, na Argentina, em 1974, e atualmente vive em Alta Gracia, na Serra de Córdoba. Estudou arte na Universidade Nacional de Córdoba, especializou-se em vídeo, tendo recebido diversos prêmios, bolsas e convites para desenvolver seus projetos artísticos.
Recebeu uma bolsa da Fundação Carolina, em 2014, para realizar na Espanha o curso introdução e prática de vídeo arte, na Universidade Complutense de Madri. Em 2016 formou com Horacio Occhi e Mercedes Schamber o grupo Cabezudos e foi contemplada com uma bolsa do Fundo Nacional das Artes. Passado um ano, os curadores Farina e Duprat a convidaram para participar de um projeto para o Museu das Américas de Washington, chamado Paisajes humanos, que itinerou para La Paz, na Bolívia. Ainda em 2017 recebeu menção especial com a videoinstalação VAI - FAB, na Argentina. No mesmo ano, obteve o Prêmio Plataforma Futuro para realizar o projeto En casa estoy bien junto a Valeria Conte Mac Donell e expôs durante o Festival de Performance de Buenos Aires.
Em 2018, Paola compõe o núcleo expositivo proposto pela artista-curadora Claudia Fontes, convidada de Gabriel Pérez-Barreiro para desenvolver a exposição O Pássaro Lento, na 33ª edição da Bienal, com trabalhos que ativam as aproximações entre artes visuais, literatura e tradução por meio de experiências que propõem uma temporalidade expandida. Esta será uma das 19 mostras que serão apresentadas pela 33ª Bienal de São Paulo, que acontece entre os dias 7 de setembro e 9 de dezembro deste ano.