|
maio 24, 2018
Debates da Arte Contemporânea: Erika Verzutti e José Augusto Ribeiro no Espaço das Artes ECA-USP, São Paulo
A oitava edição da série Debates da Arte Contemporânea traz uma conversa entre artista Erika Verzutti e o crítico e curador José Augusto Ribeiro, com mediação de Ilê Sartuzi, da ECA-USP.
28 de maio de 2018, segunda-feira, às 19h30
Espaço das Artes ECA-USP (antigo MAC-USP) - Auditório
Rua da Praça do Relógio 160, Cidade Universitária, São Paulo
Nesse encontro, Erika e José Augusto conversam sobre sua extensa produção artística bastante ligada à questões escultóricas, e sobre suas participações na 32ª Bienal de São Paulo (2016), e da 57ª Bienal de Arte de Veneza (2017). Enquanto as três obras de grandes dimensões de papier mâché e poliestireno expandido mostradas na Bienal de SP continuam uma longa pesquisa que Erika vem desenvolvendo sobre relevos de parede, com elementos cavados ou protuberâncias, as obras apresentadas na Bienal de Veneza desse ano ligam-se a seu trabalho com a figuração de animais, desde a exposição Pet Cemetery, em 2008.
Debates da Arte Contemporânea é um projeto desenvolvido por professores e graduandos do Depto. de Artes Plásticas da ECA-USP, que promove mesas de debate com artistas, críticos, historiadores e pesquisadores de arte, criando um espaço de discussão contínua sobre a produção recente na arte contemporânea. A iniciativa pretende também colocar em pauta o debate já existente na esfera das artes na própria Universidade e no meio cultural da cidade.
Erika Verzutti é graduada em desenho industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1991) e fez mestrado em Fine Arts no Goldsmiths College (Londres, 1999), onde também obteve o título de Associate Research Student in Fine Arts (2000). Dentre suas exposições individuais, destacam-se uma panorâmica individual no Centro Cultural São Paulo (2012), com curadoria de José Augusto Ribeiro, Mineral (Tang Museum, Nova York, 2014), Swan with Stage (Sculpture Center, Nova York, 2015) e Cisne, Pepipo, Dinossauro (Pivô, São Paulo, 2016). Participou da 9ª Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2013), 32ª Bienal Internacional de São Paulo (2016), 57ª Biennale de Venezia (2017), e de outras coletivas como 2013 Carnegie International (Carnegie Museum of Art, Pittsburgh, 2013), 34º Panorama da Arte Brasileira (Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2015) e Under the Same Sun: Art from Latin America Today (South London Gallery, 2016). Sua obra está presente em coleções como Guggenheim Museum de Nova York, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre outras.
José Augusto Ribeiro é doutorando em Teoria, História e Crítica de Arte na ECA-USP e curador senior da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Trabalhou como Curador de Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo, entre 2010 e 2012, e como pesquisador no projeto editorial ‘Arte no Brasil: Textos críticos do século XX’, coordenado pelo Museum of Fine Arts – Houston (EUA), entre 2006 e 2009. Autor do livro Erika Verzutti (Cobogó, 2013), realizou a curadoria de diversas exposições, das quais se destacam recentemente José Resende (2015), Fora da Ordem – Obras da Coleção Helga de Alvear (2016) e No Subúrbio da Modernidade – Di Cavalcanti 120 anos (2017), todas na Pinacoteca.
Ilê Sartuzi é artista e pesquisador, graduando no Depto. de Artes Plásticas da ECA-USP. É um dos idealizadores e co-organizador da série Debates da Arte Contemporânea. Trabalhou no Núcleo de Pesquisa e Formação do Centro Universitário Maria Antonia da USP, na Galeria Fortes Vilaça e como pesquisador, produtor e assistente no projeto de entrevistas no Brasil do curador suíço Hans Ulrich Obrist. Atualmente desenvolve uma pesquisa de Iniciação Científica com apoio da FAPESP. Como artista já participou de exposições em instituições como o MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto, MAC-USP- Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, CCSP – Centro Cultural São Paulo, Galeria Vermelho entre outros.