|
maio 9, 2018
Curso Especialização em Gestão Cultural Contemporânea no Itaú Cultural, São Paulo
Especialização em Gestão Cultural Contemporânea: da Ampliação do Repertório Poético à Construção de Equipes Colaborativas
São 30 vagas ofertadas – sendo 7 para cotas afirmativas –, preenchidas por processo seletivo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site itaucultural.org.br, acessando-se o link que será disponibilizado nesta página a partir da 00h01 do dia 15 de maio de 2018. O prazo para realizá-las termina às 23h59 do dia 29 deste mesmo mês, horário de Brasília – Brasil.
Visando complementar a formação do gestor a partir da ampliação de seu próprio repertório, o Itaú Cultural, em parceria com o Instituto Singularidades, oferece, pela primeira vez, a Especialização em Gestão Cultural Contemporânea: da Ampliação do Repertório Poético à Construção de Equipes Colaborativas – o primeiro curso 100% presencial, com foco em diversidade e representatividade.
Composto de nove módulos, o curso abarca cinco linhas de pesquisa: políticas públicas e direitos culturais, mediação cultural, crítica e curadoria, artes comparadas e modelos de liderança contemporânea. A carga horária é de 360 horas e, como forma de sistematizar o conhecimento adquirido sobre um objeto de estudo pertinente à temática proposta, os alunos e alunas deverão realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
As aulas, previstas para começar na primeira semana de agosto deste ano, serão ministradas por educadores/artistas notórios – como o artista visual Jorge Menna Barreto, a nutricionista Neide Rigo, a doutora em educação Naine Terena, que falará sobre a cosmologia indígena, e o cantor e compositor Tiganá Santana –, e ocorrerão em quatro lugares: no Itaú Cultural (São Paulo/SP), no Teatro de Contêiner Mungunzá (São Paulo/SP), no Condomínio Cultural (São Paulo/SP) e na Fundação Casa Grande (Nova Olinda/CE), onde será realizado um estudo de caso.
Gratuito e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso é direcionado a profissionais com experiência comprovada de, pelo menos, três anos em atividades de gestão cultural – profissionais esses que não precisam, necessariamente, estar ligados a uma instituição cultural pública ou privada.
Inscrições, processo seletivo e resultado
São 30 vagas ofertadas – sendo 7 para cotas afirmativas –, preenchidas por processo seletivo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site itaucultural.org.br, acessando-se o link que será disponibilizado nesta página a partir da 00h01 do dia 15 deste mês. O prazo para realizá-las termina às 23h59 do dia 29 deste mesmo mês, horário de Brasília – Brasil.
No ato da inscrição, além de preencher todas as informações solicitadas, o candidato deverá anexar o currículo e/ou carta institucional comprovando sua experiência de, no mínimo, três anos como gestor cultural e fazer upload de um vídeo de no máximo um minuto falando de sua experiência e rotina como gestor.
Todas as inscrições válidas serão analisadas pela coordenação do curso, que avaliará o formulário de inscrição, o currículos e/ou carta institucional e o vídeo. A lista de aprovados será divulgada neste site no dia 12 de julho.
O edital completo será disponibilizado nesta página também no dia 15 de maio. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail atendimento@itaucultural.org.br.