|
novembro 8, 2017
2ª edição de Frestas – Trienal de Artes lança catálogo com debates no Sesc, Sorocaba
Idealizado por Ana Maria Maia e Julia Ayerbe e com projeto gráfico de Julia Masagão, o livro não faz apenas o registro das obras expostas e artistas participantes da edição, mas cria uma nova experiência para a trienal. Na programação, um debate sobre bienais e trienais reúne a curadora Daniela Labra e as convidadas Gabi Ngcobo e Lisette Lagnado.
11 de novembro de 2017, sábado, às 16h, 19h e 20h30
Sesc Sorocaba
Rua Barão de Piratininga 555, Jardim Faculdade, Sorocaba, SP
Visitação da Trienal até 3 de dezembro de 2017, de terça a sexta, das 9h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30
O Sesc São Paulo lança neste sábado, 11 de novembro, o catálogo da 2ª edição de “Frestas – Trienal de Artes” no Sesc Sorocaba. Com o tema “Entre Pós-Verdades e Acontecimentos” e curadoria da crítica de arte Daniela Labra, a trienal em cartaz até 03 de dezembro promove a descentralização dos polos de arte contemporânea no país, reunindo em Sorocaba 60 artistas brasileiros e internacionais que ocuparam a cidade com obras que discutem a noção de verdade na arte e nos discursos midiáticos.
Concebido com o intuito de registrar, refletir e vivenciar Frestas, o catálogo foi idealizado pela curadora Ana Maria Maia (pesquisadora, curadora e professora de arte contemporânea) e a editora Júlia Ayerbe (editora independente e gestora da Edições Aurora/ Publication Studio SP). Júlia Masagão (editora gráfica) foi responsável por criar o projeto gráfico do catálogo e também da exposição.
“Projetos editoriais de exposições costumam partir da missão de guardar a memória do que se passou no período em que a mostra estava aberta ao público. Mais do que isso, podem contemplar conteúdos inéditos e experimentações de linguagem editorial e gráfica relacionados aos conceitos da mostra”, dizem.
Os caminhos criados pela curadoria da mostra norteiam a paginação, de modo a emular a experiência expositiva. O primeiro elemento narrativo é o ensaio fotográfico de Everton Ballardin, que contempla desde planos abertos a detalhes da trienal e contextualiza sequências de verbetes introdutórios às obras das e dos artistas participantes e seus respectivos trabalhos. Além do texto da curadoria geral, memoriais da equipe contribuem para o entendimento do raciocínio coletivo e interdisciplinar do qual nasce uma mostra de arte contemporânea, oferecendo subsídios para a formação de um público e de um circuito profissional das artes.
Ao invés de ser refilada em três faces, a encadernação do livro manteve sua parte de baixo sem corte. Isso criou espaços internos entre as páginas, frestas na estrutura editorial, permitindo aos artistas intervirem livremente no avesso dos verbetes dedicados às suas obras, um convite à autoedição e um campo de experimentos.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Para o lançamento do catálogo, o Sesc Sorocaba preparou uma programação especial com atividades envolvendo a equipe curatorial de Frestas e alguns convidados. Confira os horários:
16h – Debate “Bienais, Trienais e seus contextos locais-globais” com a participação de Gabi Ngcobo (artista e curadora) e Lisette Lagnado (crítica de arte e curadora) com mediação de Daniela Labra (curadora da mostra).
19h – Conversa com Daniela Labra (curadora da mostra), Ana Maria Maia (curadora editorial) e Julia Masagão (designer)
20h30 – Coquetel de lançamento do catálago