|
outubro 16, 2017
IV Encontro do Grupo MODOS: Histórias da Arte em Museus - chamada de resumos
Edital – IV Encontro do Grupo MODOS: Histórias da Arte em Museus
Universidade de Brasília
04 a 07 de dezembro
Envio dos resumos até 30 de outubro
Organização: Grupo MODOS
Realização: Programa de Pós-graduação em Arte da Universidade de Brasília e Grupo MODOS.
Apoio: Departamento de Artes Visuais/UnB; Programa de Apoio a Eventos no País PAEP/CAPES;
PPGCINF/UnB; PPGGAV EBA/UFRJ; PPGARTE/UERJ; PPGAV-Unicamp; PPGAV-EBA-UFBA e PPGAV-UFRGS.
1. Tema: Histórias da Arte em Museus
Trata-se de lugar comum estabelecer relações entre museus de arte e a história da arte. Nossa proposta é inverter e aprofundar o debate, sem tomar o museu como mero acolhedor de obras que possibilitariam narrativas derivadas da história da arte. Antes, o Encontro busca apontar a História da Arte como organizadora das narrativas decupadas pelas instituições. Temos, desta forma, uma especulação diretiva: tal organização merece atenção particular visto que parece produzir novas configurações, reorganizações, usos e abusos de toda espécie. Propomos, assim, uma inversão: qual “história da arte” os museus nos oferecem? Essa perspectiva busca explicitar e apontar o museu como espaço privilegiado para a atuação profissional do historiador da arte, bem como lugar específico para suas pesquisas. No Brasil, a presença dos museus de arte é nova. Se não levarmos em conta as coleções e os acervos dos oitocentos, só a partir do início do século XX temos de fato instituições dedicadas à produção artística, em especial a das artes visuais. Data da primeira metade do século XX a emergência de nosso ciclo tradicional-moderno de instituições museológicas: Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu Nacional de Belas Artes, Museu de Arte de São Paulo e os museus de arte moderna do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Florianópolis. Na segunda metade do século outras dezenas de museus de arte foram fundados. Grandes centros como Belo Horizonte, Porto Alegre, Belém, Recife, Salvador, Cuiabá, Brasília, Fortaleza, Curitiba e Goiânia viram surgir variadas instituições, com acervos heterogêneos. Do mesmo modo, cidades de diferentes latitudes conceberam na passagem para o século XXI seus próprios museus, dedicados a refletir ambições culturais e patrimoniais específicas. Hoje a lista é grande. Debater uma nova postura do historiador da arte frente aos museus, de modo a capacitá-lo a compreender seu papel não apenas como usuário de tais instituições, mas como agente necessário, ao lado de tantos outros, para as práticas museológicas contemporâneas nos parece o ponto fundamental e o objetivo maior do evento. Assim sendo, nos perguntamos como historiadores da arte, na compreensão de sua expertise, podem impactar no modo como as instituições selecionam, narram, arquivam e expõem Arte.
2. Objetivo do Encontro
O Grupo de Pesquisa MODOS - História da Arte: modos ver, exibir e compreender busca em seu quarto Encontro discutir uma questão pontual: qual História da Arte narram, veiculam e debatem as instituições museológicas brasileiras e internacionais? O evento procura consolidar a discussão sobre como os museus são espaços privilegiados não apenas para veicular narrativas que consolidam a história da arte, mas também como espaços de atuação profissional para o historiador da arte. Nesse tocante, o evento ajudará a aproximar profissionais de distintas formações na compreensão do museu enquanto ambiente científico e profissional. Em especial, historiadores, historiadores da arte e museólogos. Assim, o museu não será debatido apenas como lugar de exibição e arquivamento, mas como espaços de constituição de distintas “histórias das artes”, importantes para a circulação da produção artística, crítica e historiográfica dedicada às artes visuais em suas várias dimensões. “Histórias das artes” que instituem como percebemos, interpretamos e divulgamos a produção artística. Nesse tocante, partimos de uma antiga aliança, mais ou menos consensual, entre a constituição dos museus modernos de arte e a consolidação da história da arte como disciplina. Os museus de arte possuem presença destacada no mundoocidentalizado diante de seus pares dedicados às ciências, à antropologia, à história, à tecnologia etc.. Tal destaque está sobremaneira vinculado ao modo como muitos de nós privilegiamos parte da cultura material, oferecendo a ela o estatuto de arte. O debate é longo. O IV Encontro pode contribuir para o debate do lugar da Arte em nossas sociedades, de modo a compreender como os museus de arte constituem alianças poderosas com os discursos patrimoniais, identitários, com o sistema de trocas do capitalismo internacional, acionando redes tão antigas como a da educação escolar, tão flexíveis e voláteis como a do turismo cultural. Desta forma, o evento busca debater “histórias das artes” afetadas por essa ordem de alianças, trocas e usos.
3. Estrutura
O IV Encontro do Grupo MODOS: Histórias da Arte em Museus será composto por conferências, palestras e comunicações devotadas ao tema do evento. O encontro acolherará comunicações em português e espanhol. As submissões são avaliadas pela Comissão Científica do evento.
As submissões e inscrições dos trabalhos aceitos serão gratuitas.
4. Envio dos Resumos
As propostas para comunicação no evento serão avaliadas por meio da submissão de resumos. Os resumos devem conter: nome do proponente; instituição de origem; titulação máxima obtida; título da comunicação na formatação: fonte Arial, tamanho 11, em negrito e caixa alta, alinhamento justificado e itálico para palavras estrangeiras. Abaixo deve vir o resumo com até 20 linhas e na formatação: fonte Arial, tamanho 11, espaçamento simples, alinhamento justificado e margens 2,5 cm. Não serão aceitos resumos que contenham notas e imagens. Os resumos devem ter até 250 palavras. Além do resumo, o proponente deve enviar um mini-currículo de até 5 linhas, na formatação: fonte Arial, tamanho 11, espaçamento simples, alinhamento justificado.
Serão aceitos trabalhos submetidos por um número máximo de dois autores. No caso de co-atuoria será necessário o envio dos mini-currículos e dados dos autores.
Os resumos em português/espanhol serão avaliados segundo os seguintes critérios: relevância e pertinência do tema à proposta do Encontro; legibilidade da proposta enviada; clareza na exposição das ideias; coerência do quadro teórico ao tema e atendimento do presente Edital.
Resumos serão recebidos até o dia 30 de outubro de 2017 pelo e-mail 4egmodos@gmail.com
As apresentações terão duração máxima de 15 minutos.
Os proponentes cujos resumos forem aceitos serão contatados via email até 10/11/17.
5. Envio dos Textos Completos
Os textos finais, para publicação nos anais eletrônicos do evento, serão recebidos até 30/01/2018, pelo e-mail 4egmodos@gmail.com, na seguinte formatação: formato .doc, fonte Arial, tamanho 11, espaçamento 1,5, alinhamento justificado, margem esquerda e superior 1,5, margem direita e inferior 2 cm; mínimo de 4mil palavras; máximo de 5 mil palavras, título em Arial, tamanho 11, em caixa alta e negrito; autor abaixo do título e alinhado à direita com nota de fim de página constando instituição de origem, titulação e agência financiadora (para bolsistas); citações entre aspas até 3 linhas, no corpo do texto com indicação das referências entre parênteses (SOBRENOME DO AUTOR, ano de publicação: páginas); citações maiores seguem a mesma fonte, tamanho 10, com recuo de 4 cm e referências acompanham a formatação mencionada; bibliografia segundo normas da ABNT; páginas numeradas na margem superior direita; notas de fim em números sequenciais, fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples, justificadas. São permitidas até 5 imagens alocadas dentro do texto, acompanhadas das legendas (Nome do artista; título da obra, datação; técnica; dimensões; localização - museu, coleção etc -; fonte da imagem reproduzida).
6. Inscrição de Ouvinte
Ouvintes devem inscrever-se antecipadamente até o dia anterior à abertura do evento. A frequência de 90% garantirá ao ouvinte um certificado de participação, sendo exigido que assine a lista de presença durante o período de ocorrência do Encontro.
Comissão Científica
Dra. Ana Lúcia de Abreu Gomes – Universidade de Brasília
Dr. Marco Pasqualini de Andrade – Universidade Federal de Uberlândia
Dra. Marize Malta – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Dra. Raquel Henriques da Silva – Universidade Nova de Lisboa
Dra. Vera Beatriz Siqueira – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Dra. Vera Pugliese – Universidade de Brasília
Comissão Organizadora – Universidade de Brasília
Ms. Anna Paula da Silva
Ms. Bianca Andrade Tinoco
Dr. Emerson Dionisio Gomes de Oliveira
Dra. Maria do Carmo Couto da Silva
Ms. Maria de Fátima Medeiros de Souza
Ms. Marijara Queiroz
Dra. Monique Magaldi
Ms. Pedro Ernesto Freitas Lima
Ms. Renata Azambuja
Equipe - – Universidade de Brasília
Clarissa Coelho de Castro
Fernanda Werneck Côrtes
Juliana Pereira Sales Caetano
Grupo MODOS - https://gpmodosdever.wordpress.com
Dra. Ana Maria Albani de Carvalho – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Dra. Ana Maria Tavares Cavalcanti – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Dr. Emerson Dionisio Gomes de Oliveira – Universidade de Brasília
Dr. Luiz Alberto Freire - Universidade Federal da Bahia
Dr. Luiz Cláudio da Costa – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Dra. Marize Malta - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Dra. Maria de Fátima Morethy Couto – Universidade Estadual de Campinas