|
outubro 10, 2017
Jornadas de Outubro na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
Enquanto o Dia da Criança no Brasil é festejado no dia 12 de outubro, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage estende a comemoração ao mês inteiro com jornadas dedicadas a crianças de todas as idades.
Importa dotar pessoas jovens de sensibilidade artística "mesmo que nunca mais peguem num lápis ou num pincel." (Mário Pedrosa)
APRESENTAÇÃO
Jornadas de Outubro , programa público da Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage, entra na sua segunda edição graças ao apoio da marca A Fábula, oferecendo diversas oficinas criativas e encontros educativos. Outubro é uma data que a EAV elegeu para repensar o mundo sob a perspectiva daqueles que carregam o arrojo das mudanças. À frente estão os organizadores: Ana Luiza Fonseca, Lisette Lagnado, Ulisses Carrilho e Rosa Melo.
No mês tradicionalmente dedicado à criança, a EAV receberá também escolas municipais e estaduais para atividades gratuitas (fechadas) desenvolvidas por educadores do núcleo pedagógico parquinho lage .
Uma parceria extramuros com o Redes de Desenvolvimento da Maré levará também oficinas extramuros da EAV para o Complexo da Maré. Dando continuidade ao compromisso de valorizar a pluralidade de origens da cultura brasileira, o Jornadas traz representantes Kaingang e histórias do universo da mitologia
africana.
PROGRAMAÇÃO RESUMIDA (ao longo do mês, cada oficina será conduzida por um artista educador, valorizando meios de "tirar alegria não só das coisas grandes como das coisas insignificantes e pequeninas" (Mário Pedrosa).
12 de outubro
Atividade aberta ao público e gratuita
De Criança para Criança – Artes Marciais Infantis, com Tuan, mostrando diferentes estilos de luta e técnicas de autodefesa
Horário: das 14h às 15h
Local: Chafariz
Atividade aberta ao público e gratuita
Vivências... na ciranda da vida, oficina de percussão e ciranda com Lia de Itamaracá
Horário: das 15h às 17h
Local: Salão Nobre e piscina
Atividade aberta ao público e gratuita
Piscina liberada para crianças (acompanhadas pelos pais)
Horário: das 15h às 17h
Local: Piscina
15 de outubro
Atividade aberta ao público e gratuita
Orquestra e Coro Nova Sinfonia
Horário: das 16h às 17h
Local: Chafariz
Obs: A Orquestra e Coro Nova Sinfonia é formada por crianças e jovens, traz 42 músicos que realizarão um concerto aberto. Os visitantes poderão usufruir do seguinte repertório:
1. Pout-pourri The Beatles
2. Handel - Hallelujah
3. Ennio Morricone - O bom, o mau e o feio
4. Villa Lobos - Trenzinho Caipira
5. Michael Jackson - Thriller
6. Tom Jobim - Trem de Ferro
7. Cazuza - Pro dia nascer feliz
8. Queen - Bohemian rhapsody
18 de outubro
Atividade aberta ao público e gratuita , em parceria com Redes de Desenvolvimento da
Maré, serão abertas 20 vagas para as oficinas "Mitologias Afro-Brasileiras", de Bruno
Balthazar e "Artistas Viajantes por Universos Imaginados", de João Kammal.
Horário: das 14h às 17h
Local: Sala das Crianças
22 de outubro/ ENCERRAMENTO
Atividade aberta ao público e gratuita
Destaque: "Modelo Vivo, Modelo Bicho", com Laura Lima
A artista Laura Lima conduz uma aula performativa de desenho de modelo vivo, a partir da observação de animais nas Cavalariças da EAV Parque Lage em parceria com Instituto Vida Livre (organização brasileira que cria e desenvolve projetos de reabilitação e conservação da fauna silvestre), e apoio IBAMA e ICMBIO. Horário: das 14h às 17h
Local: Cavalariças
Crianças, jovens, trabalhadores, desempregados e aposentados, poetas e políticos, transviados e cis, malabaristas e cientistas, profanos e amadores da arte serão convidados a desenhar diversos bichos trazidos especialmente para um grande exercício imaginativo e criativo. Para a ocasião contaremos com as ilustres presenças de uma arara, um tucano, uma coruja, um jabuti, um tamanduá, uma jibóia, três pulgas, e outros...
Atividade aberta ao público e gratuita
Apresentação e mostra
“Desafios de vida livre: o tráfico de fauna silvestre no Rio de Janeiro”
com Roched Seba I Instituto Vida Livre e Taciana Sherlock I IBAMA
Horário: das 14h às 17h
Local: sala ICMbio
Atividade aberta ao público e gratuita
Inventando Geometrias, com Yasmim Flores (A Fábula promove a criação coletiva de um painel de estamparia corrida, a partir de matrizes afro-ameríndias)
Horário: das 10h30 às 13h30
Local: Sala 1
Atividade aberta ao público e gratuita
Fome de mistura, Coletivo Kókir (consiste numa roda de conversa seguida da construção de petecas, que unem a tecnologia manual indígena aos aspectos lúdicos e cotidianos dos jogos, por meio da construção de um brinquedo)
Horário: das 15h30 às 18h30
Local: Oca
Maiores informações:
As inscrições são gratuitas para todas as atividades.
Secretaria de ensino: tel.: 21- 2334-4088 (com Katia Rosendo e Carolina Azeredo)
Segunda-feira a quinta-feira, das 11h às 19h30
Sexta-feira, das 9h às 17h. Sábado das 9h às 12h -
Saiba mais: http://eavparquelage.rj.gov.br
ARTISTAS E EDUCADORES
Alexis Zelensky
Cineasta franco-russo, depois de se formar em Matemática em Paris, Alexis estudou Ciências Políticas no Chile. Dirigiu documentários em diferentes países como França, Togo, Niger, Rússia, Chile e Brasil. Alguns de seus filmes foram difundidos em canais de televisão como TV5 Monde, CineBrasil TV e Canal Futura. Realizou também ateliês de cinema para crianças na Cinémathèque Robert Lynen em Paris. Atualmente integra o corpo de artistas educadores do parquinho lage da EAV, dirige uma série para o CineBrasil TV e um documentário para o SESC – SP, ambos sobre o tema da imigração no Brasil.
Bruno Balthazar
Formou-se em Artes cênicas pela Uni-Rio em 2001 e desde então é professor de artes e mídia educação. Como ator trabalhou em companhias de teatro e com diretores como Ana Kfouri e Bia Lessa. Sua vida no universo da cultura afro-brasileira começou aos quatro anos de idade quando foi batizado na Umbanda. Aos dezesseis anos iniciou-se no Candomblé e aos trinta e dois no culto a Ifá. É integrante do coletivo de artes Rebola onde atua como pesquisador, Dj e produtor em parceria com o artista visual João Penoni; da instituição de arte e educação “Solar dos Abacaxis”; e do corpo de artistas educadores do parquinho lage
da EAV.
Coletivo Kókir
O Coletivo Kókir, que significa “fome", em língua Kaingang, explora noções da antropologia e arte, contemporânea, constituindo a situação de não lugar dos indígenas no Paraná. Para isto, traz obras realizadas com os Kaingang da terra indígena Ivaí (PR), produzidas no período em que permanecem na Associação Indigenista – ASSINDI – Maringá. Atualmente, o projeto é formado pelos artistas Tadeu dos Santos e Sheilla Souza, ampliando o número de participantes de acordo com as ações a serem realizadas. Foram finalistas do 1º Prêmio Select de Arte e Educação (2017). Para a atividade “Fome de Mistura”, que apresentam no Jornadas de Outubro, também estarão presentes Ana Maria Silva Kariri, o cacique Felix Karaí Brisuela e Niara do Sol .
/Ana Maria Silva Kariri viveu com sua avó Kariri até os 7 anos, depois veio com sua mãe para o Rio de Janeiro. Naquele momento presenciou o problema da fome e desnutrição infantil nas terras indígenas do Nordeste. Retornou a comunidade Kariri algumas vezes, mas conta que “só agora está fazendo o caminho de volta”, para registrar a história da sua família e de sua etnia. Em 2018 participará do registro da reconstrução da história do povo Kariri. Em seu caminho de volta, Ana começou a reunir todas as informações possíveis sobre a história de sua avó, nascida em 1920. Ana é, como muitos brasileiros, a personificação da resistência indígena em busca do reconhecimento e da valorização de sua identidade.
/Cacique Felix Karaí Brisuela , de 70 anos de idade, pertence à etnia Guarani Mbyá e atualmente
vive em itaipuaçu, distrito de Maricá (RJ). Lá ele conheceu a terra indígena Guarani Ara Owy Re,
onde vivem cerca de 25 pessoas. Estar sempre caminhando é a condição de vida do povo
Guarani, em busca de Iwy Porã, a Terra sem males. Este é um lugar de abundância e felicidade,
local que, segundo a cultura Guarani, não existe fome, nem necessidades.
/ Niara do Sol , Pajé-terapeuta da etnia Funil-ô/Kariri-Xokó, de Pernambuco.
Júlio Castro
Artista e coordenador do Estúdio Dezenove em Santa Teresa. Ex-aluno da EAV Parque Lage, é graduado em Gravura pela EBA-UFRJ e trabalha principalmente com imagem gráfica. Realizou exposições no Espaço Cultural Sergio Porto (2000), Galeria Cândido Mendes (2001), Centro Português de Serigrafia (Lisboa, 2007), Galeria Marcantônio Vilaça (Bruxelas, 2008).
João Kammal
Graduado em design pela PUC-Rio, com pós graduação em Psicomotricidade somática, pelo instituto Anthropos, RJ. É professor de ilustração na Escola Parque desde 2016 e, como facilitador do projeto Cadernos & Caminhos, leva pequenos grupos pelo interior do Brasil, investigando através do desenho o registro sensível dessas experiências.
Laura Lima
Estudou na EAV Parque Lage e é graduada em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Constrói obras com a participação de seres vivos. Expôs em diversas mostras nacionais e internacionais, entre elas duas Bienais de São Paulo (1998 e 2006) e a Biennale de Lyon de 2011.
Lia de Itamaracá
Dançarina , compositora e cantora de ciranda brasileira , Lia sempre morou na Ilha de Itamaracá e ainda criança começou a participar de rodas de ciranda. É considerada a mais famosa cirandeira do Brasil. Além de Lia, para a atividade “Vivências... na ciranda da vida”, participarão Cristina Campolina Vilas Boas, Toinho, Bibil, Bio Negão, Tony Boy, Ganga, Cláudio, Severina e Dulce.
Luana Vieira Gonçalves
Graduada em arte visuais pela UNICAMP. Trabalhou 3 anos no Centre Georges Pompidou, dentro da Galerie des Enfants, como mediadora e educadora artística. Fez o mestrado em arte contemporânea na Universidade Paris VIII. Viveu no Togo onde coordenou e participou de um intercâmbio entre crianças togolesas e brasileiras. No Brasil trabalhou como arte educadora com crianças em situação de rua no projeto Casa Guadalupana (instituto Padre Haroldo), participou das Jornadas de Outubro no Parque Lage e foi educadora do projeto Curumim no SESC-SP. Atualmente é arte educadora no Parquinho Lage, oferece cursos no SESC-SP e integra o coletivo Desenhação.
Orquestra e Coro Nova Sinfonia
A Nova Sinfonia é uma orquestra jovem formada pelos alunos da Escola de Música e Cidadania, uma iniciativa da Agência do Bem, organização da sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos e sem finalidade religiosa ou político-partidária.
Pedro Rocha
Idealizador do FalaPalavra (com os poetas Chacal, Guilherme Zarvos, Michel Melamed, Viviane Mosé, Eber Inácio, Ericson Pires, Guilherme Levi). Tem trabalhos publicados em diversas revistas como O Carioca, Et. Cétera, O Pasquim, Cepensamento, entre outras. É autor de 11 (Azougue, 2002), Chão Inquieto (7letras, 2010) e A Experiência do Calor – Jardim só Flor (cArtonerA cArAAtApA, 2013). Integra a antologia Cajita de Música – poetas hispanoamericanos del siglo XXI, organizada por Augusto Rodriguez (2011). Em 2014 lançou o selo LábiaGentil em parceria com A Gentil Carioca, Dantes Editora e Pedro Lago, onde editou o livro “Experiência do Calor”, com o artista visual Cabelo.
Pequeno Lab (Marrytsa Melo e Filipe Machado)
O pequenoLAB é formado pela dupla Marrytsa Melo e Filipe Machado. Marrytsa é artista visual e mestre em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF). Filipe é cientista ambiental (UNIRIO), pesquisador da ciência livre. Desde 2013 o projeto atua como um laboratório de inventos e pesquisas em artes visuais, tecnologia e meio ambiente. Trabalha realizando diversos cursos, oficinas e vivências a partir de uma metodologia transdisciplinar para crianças e jovens. Ambos integram o corpo de artistas educadores do parquinho lage da EAV
Patrícia Alves Dias
É cineasta especializada pelo National Film Board of Canada e Embrafilme e foi artista residente nos Estúdios de Cinema de Barrandov Jirí Trnka, na República Tcheca. Tem mestrado em educação pela UERJ na área de infância, juventude e cultura contemporânea e atua como criadora e produtora de filmes para/com crianças e jovens. Foi produtora-criadora da série de filmes para crianças "Juro que Vi" (Japaz Prize) e Carta Animada pela Paz (Prêmio Unesco Melhores Práticas de Mídia nas Escolas da América Latina)
na Multirio. Integra o corpo de artistas educadores do parquinho lage da EAV
Tuan
Aficionado por artes marciais, Tuan, de 8 anos de idade, é filho dos artistas Nadam Guerra e Jaya Pravaz. Tuan será mestre por um dia na EAV Parque Lage, participando da programação "De criança para criança", com uma aula de artes marciais infantis.
Yasmim Flores
Estudou na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) de São Paulo, com formação complementar na École Nationale des Beaux-Artes de Paris. Sua pesquisa busca a integração de diferentes linguagens artísticas como desenho, pintura, dança, performance e instalações cenográficas. Trabalhou como educadora de artes na escola infantil Casa Redonda e já ministrou cursos para crianças no SESC SP e no Centro Cultural Unibes. Integra o corpo de artistas educadores do parquinho lage da EAV
Zoè Gruni
Graduada em Pintura pela Accademia di Belle Arti di Firenze, Itália. Já participou de exposições no Museu da República (Rio de Janeiro, 2016), La Torre di Babele, Centro Pecci Prato (Itália, 2016), Stadtgalerie, Kiel (Itália/Alemanha, 2014-2015), Biennale Giovani Monza (Itália, 2011). Foi artista residente na FAAP de São Paulo em 2013 e em Raid Projects – Eastside International de Los Angeles em 2011. Trabalhou com a Galeria Progetti no Rio de Janeiro. Atualmente colabora com a Galerie Depardieu de Nice (França) e seu trabalho é representado pela Galleria Il Ponte de Florença (Itália). É professora da EAV Parque Lage.