|
setembro 24, 2017
Debates da Arte Contemporânea: Ivo Mesquita e Rochelle Costi no Espaço das Artes ECA-USP, São Paulo
A sétima edição da série Debates da Arte Contemporânea traz uma conversa entre artista Rochelle Costi e o crítico e curador Ivo Mesquita, com mediação de Nicolas Amaral, da ECA-USP.
25 de setembro de 2017, segunda-feira, às 19h30
Espaço das Artes ECA-USP (antigo MAC-USP) - Auditório
Rua da Praça do Relógio 160, Cidade Universitária, São Paulo
Nesse novo encontro da série, Rochelle divide a mesa com Mesquita para conversar sobre sua extensa produção artística bastante ligada à fotografia, atualmente com trabalhos em exibição em São Paulo, como nas exposições 6º Prêmio Marcantonio Vilaça, no MuBE – Museu Brasileiro de Escultura e São Paulo não é uma cidade, no novo Sesc 24 de Maio. Serão abordadas questões como as transfigurações dos usos habituais da imagem, que animam a obra de Rochelle Costi, em diálogo com a reflexão crítica de muitos anos desenvolvida por Ivo Mesquita sobre a produção de arte contemporânea no país.
Debates da Arte Contemporânea é um projeto desenvolvido por professores e graduandos do Depto. de Artes Plásticas da ECA-USP, que promove mesas de debate com artistas, críticos, historiadores e pesquisadores de arte, criando um espaço de discussão contínua sobre a produção recente na arte contemporânea. A iniciativa pretende também colocar em pauta o debate já existente na esfera das artes na própria Universidade e no meio cultural da cidade.
Rochelle Costi formou-se em Comunicação Social na PUC-RS, em Porto Alegre (1981). Fez também diversos cursos livres, na Fundação Escola Guignard e na UFMG, em Belo Horizonte (1982), na St. Martin's School of Arts e na Camera Work, em Londres (1991-92). Seu trabalho com fotografia, vídeo e instalação é geralmente organizado em séries, lidando com o deslocamento de escalas, pontos de vista e outros parâmetros habituais da circulação de imagens no mundo contemporâneo. Recebeu o Prêmio Marc Ferrez da Funarte (1997) e a Bolsa Vitae de Artes (2000). Participou da 24a e da 29a Bienal Internacional de São Paulo. Entre suas exposições individuais mais recentes podem ser citadas Contabilidade (galeria Anita Schwartz, Rio de Janeiro) e Reprodutor (The Photographer’ Gallery, Londres), ambas em 2016.
Ivo Mesquita é curador independente. Graduado e pós-graduado em História da Arte pela Universidade de São Paulo, foi Diretor Artístico da Fundação Bienal de São Paulo (1999- 2000), Diretor Artístico do Museu de Arte Moderna de São Paulo (2001-2002), Curador da 28ª Bienal Internacional de São Paulo (2008), Curador-Chefe e Diretor Artístico da Pinacoteca do Estado de São Paulo (2002-2015). Das diversas exposições que idealizou e desenvolveu como curador, destacam-se Cartographies (Winnipeg Art Gallery, Winnipeg, Canadá, 1993) e F[r]icciones (Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madri, 2000). Desde 1996 e por mais de uma década, foi professor visitante no Centro de Estudos de Curadoria do Bard College, Nova Iorque, EUA.
Nicolas Mangolim Amaral é graduando no Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP.