|
agosto 17, 2017
FVCB lança publicação Claudio Goulart com palestras de Fernanda Soares da Rosa e Vera Chaves Barcellos na FIC, Porto Alegre
A Fundação Vera Chaves Barcellos lança a publicação Claudio Goulart | some pieces of myself, projeto contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural. Com o projeto Revelando Acervos, o Acervo da FVCB recebeu a doação da quase totalidade das obras de Claudio Goulart da Fundação Art Zone (Amsterdã), instituição legatária da obra do artista. O lançamento do catálogo será acompanhado de uma apresentação comentada pela artista Vera Chaves Barcellos e de Fernanda Soares da Rosa, pesquisadora da obra do artista, mestranda em Teoria, História e Crítica de Arte, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
19 de agosto, sábado, 17h
Fundação Iberê Camargo - Auditório BTG Pactual
Av. Padre Cacique 2000, Porto Alegre, RS
Claudio Goulart | some pieces of myself cataloga a produção do artista brasileiro/ holandês (Porto Alegre, 1954 – Amsterdã – 2005), cuja vasta produção conceitual abrange diferentes suportes e linguagens como: arte postal, livro de artista, fotografia, videoarte, instalações e registros de performances. Apesar da multiplicidade de tendências na trajetória do artista, questões relativas à identidade e um viés acentuadamente político se notabilizam. O artista viveu e produziu sua obra em Amsterdã a partir de meados da década de 1970 até sua morte e fez parte de diversos projetos internacionais expondo em países como Holanda, Portugal, Espanha, Alemanha, Suíça, Inglaterra, Cuba, México, Japão, entre outros. Amplamente ilustrada, a publicação bilíngue (português | inglês) conta com texto de apresentação da artista Vera Chaves Barcellos e uma concisa contextualização histórica da Profª Drª Ana Albani de Carvalho, além de entrevista com o artista Flavio Pons, da Fundação Art Zone, parceiro de ações de Goulart e uma forte influência sobre sua obra em sua fase inicial. O material é acompanhado por um DVD com farta documentação visual do universo estético de Claudio Goulart. A publicação terá distribuição gratuita. Posteriormente, está previsto o lançamento da publicação no Itaú Cultural, em São Paulo.
Sobre as palestrantes
Fernanda Soares da Rosa - Mestranda em Artes Visuais, com área de concentração em História, Teoria e Crítica de Arte, no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Historiadora e Professora de História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente pesquisa questões de memória e arquivo na produção do artista Claudio Goulart.
Vera Chaves Barcellos nasceu em Porto Alegre, RS, Brasil, 1938. Nos anos 1960 dedicou-se à gravura depois de estudos na Inglaterra e Holanda. Em 1975, aprofundou seu conhecimento em técnicas gráficas e fotografia, com bolsa do British Council, no Croydon College, em Londres. Em 1976, fez parte da representação do Brasil na Bienal de Veneza com o trabalho Testarte. Desde os anos 1970, tem atuado na animação cultural em Porto Alegre figurando entre os fundadores do Nervo Óptico (1976-1978), do Espaço N.O. (1979-1982) e também da galeria Obra Aberta (1999-2002). Desde a década de oitenta, realiza instalações multimídia, empregando além da fotografia, outros meios. Em 2004, instituiu a Fundação dedicada à arte contemporânea que leva seu nome e a qual preside desde então. Vive e trabalha em Viamão, RS, Brasil, mantendo também seu estúdio em Barcelona, Espanha, desde 1986.