|
junho 26, 2017
Debates da Arte Contemporânea: Leda Catunda e Paulo Miyada no Espaço das Artes ECA-USP, São Paulo
A quinta edição da série Debates da Arte Contemporânea traz uma conversa entre a artista Leda Catunda e o curador e critico Paulo Miyada, com mediação de Ilê Sartuzi, da ECA-USP e organizador da série.
28 de junho de 2017, quarta-feira, às 19h30
Espaço das Artes ECA-USP (antigo MAC-USP) - Auditório
Rua da Praça do Relógio 160, Cidade Universitária, São Paulo
Debates da Arte Contemporânea é um projeto desenvolvido por graduandos do Depto. de Artes Plásticas da ECA-USP, que promove mesas de debate com artistas, críticos, historiadores e pesquisadores de arte, criando um espaço de discussão contínua sobre a produção recente na arte contemporânea. A iniciativa pretende também colocar em pauta o debate já existente na esfera das artes na própria Universidade e no meio cultural da cidade.
Neste quinto encontro da série, Leda Catunda e Paulo Miyada abordam a ampla produção da artista, incluindo suas obras mais recentes expostas recentemente em mostra com curadoria de Miyada. Além disso, serão levantadas questões centrais que animam a produção de Leda, que envolvem também a curadoria realizada pela artista da exposição “A Bela e a Fera”, atualmente em cartaz na Central Galeria de Arte, em São Paulo.
Leda Catunda é artista plástica. Doutora pela ECA/USP realizou inúmeras exposições individuais e coletivas importantes desde os anos 1980, das quais se destacam individuais em instituições como o Instituto Tomie Ohtake (2016), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2013), Pinacoteca do Estado de São Paulo (2009), Museu de Arte de Ribeirão Preto (2005), Centro Cultural São Paulo (2003, 1992), Centro Universitário Maria Antonia (2003), entre outras.
Paulo Miyada é curador e pesquisador de arte contemporânea. Possui mestrado em História da Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, faculdade pela qual também é graduado. É curador do Instituto Tomie Ohtake (São Paulo) onde coordena o Núcleo de Pesquisa e Curadoria e colaborou com diversas exposições, entre elas “Tomie Ohtake 100-101” (2015), “Nelson Felix: Verso” (2013) “Paulo Bruscky: Banco de Ideias” (2012) e o programa “Arte Atual” (desde 2013). Também no Instituto, co-coordena o programa de cursos da Escola Entrópica, em que é professor. Foi assistente de curadoria da 29ª Bienal de São Paulo (2010) e integrou a equipe curatorial do “Rumos Artes Visuais” do Itaú Cultural (2011-2013) e da edição retrospectiva desse programa realizada em 2014.
Ilê Sartuzi é artista plástico e aluno do Departamento de Artes Plásticas da USP, organizador do projeto de Debates da Arte Contemporânea.