Página inicial

Cursos e Seminários

 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise em
Cursos e Seminários:

Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
janeiro 2013
dezembro 2012
novembro 2012
outubro 2012
setembro 2012
agosto 2012
julho 2012
junho 2012
maio 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
janeiro 2012
dezembro 2011
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
março 2011
fevereiro 2011
janeiro 2011
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009
janeiro 2009
dezembro 2008
novembro 2008
outubro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
junho 2008
maio 2008
abril 2008
março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
As últimas:
 

março 19, 2017

Cursos de outono na Casa seLecT, São Paulo

Programação cursos de outono

Eixos temáticos: Cursos e palestras que acompanham as estações do ano e os quatro eixos temáticos da revista seLecT ao longo do ano.

Eixos extra-temáticos e práticos: Técnicas, história e teoria da arte são abordados em cursos e palestras com o objetivo de ampliar o repertório e o conhecimento em arte e cultura contemporânea.

Professores: Ana Gonçalves Magalhães, Artur Lescher, Daniela Bousso e Lucia Santaella, Felipe Martinez, Ludovic Carème, Rafael Vogt Maia Rosa, Guto Lacaz e Ricardo van Steen.

Público alvo

Artistas e estudantes de arte
Acompanhamento de processos criativos e leitura crítica de portfólios, desenvolvidos para atender a necessidade de interlocução e troca entre artistas e críticos.

Interlocutores e amantes da arte
Cursos voltados para quem quer dialogar com a arte: colecionadores, curadores (experientes ou iniciantes), educadores, estudantes de arte, produtores culturais e público interessado.

Início dos cursos a partir de 24 de março de 2017

Casa seLecT
Rua Itaquera 423, Pacaembu, São Paulo, SP
Inscrições pelo email casaselect423@gmail.com
A/C de Mônica Saraiva e Marcelo Rainho

CURSOS EXTRA-TEMÁTICOS

Artur Lescher: Discurso visual
O curso tem como finalidade desenvolver a consciência dos discursos visuais, priorizando as relações construtivas assim como a escolhas dos materiais, considerando suas propriedades físicas e suas possibilidades de significação. Através de exercícios específicos, discutiremos as questões relacionadas: Suporte informado; Construção tridimensional; Elaboração de um discurso visual; Expansão para o espaço. O participante deverá trazer materiais diversos (em grande quantidade) de todos os tipos, tais como: plásticos, madeiras, tecidos, roupas usadas, jornais velhos, arames, barbantes, metais e papéis, além de material básico para desenho.

Artur Lescher é escultor. Lecionou escultura na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, de 1991 a 2016. Em sua produção escultórica, utiliza materiais diversos, como metal, pedra ou madeira, e cria obras que evocam o design e lembram objetos conhecidos, mas destituídos de sua função. Nas instalações o artista mantém diálogo com o espaço arquitetônico. Publicou pela Cosac Naify os livros Artur Lescher, em 2002, com textos de Aracy Amaral, Rafael Vogt e Artur Nestrovski, e Rios, em 2013, a partir de uma parceria com a APC.

*Curso prático de até 15 alunos

Inscrições pelo email casaselect423@gmail.com
A/C de Mônica Saraiva e Marcelo Rainho

Inicio 27 de março
Horários Segundas, das 17h às 19h30
Carga horária 10 horas (4 encontros em 27/3, 3/4, 10/4 e 17/3)
Investimento R$ 400,00

Lucia Santaella e Daniela Bousso: Transmutações da Fotografia
O curso abrange a evolução da fotografia desde os seus primórdios, quando foi ferramenta para a pintura e para o cinema, até a sua emancipação nos dias atuais, onde ela protagoniza por sua capacidade de transformar a realidade. São quatro aulas de 2h30 em duas semanas.

1ª aula O nascimento da fotografia, seu impacto sobre a arte pictórica, sua incorporação às vanguardas e sua autonomia como forma de arte (Daniela Bousso)

2ª aula Os três paradigmas da imagem: pré-fotográfico, fotográfico e pós-fotográfico, suas características, suas transições e o impacto do pós-fotográfico sobre a fotografia analógica (Lucia Santaella)

3ª aula O papel indispensável da fotografia nos happenings, no movimento Fluxus, na Land arte e na arte conceitual (Daniela Bousso)

4ª aula A fotografia expandida na contemporaneidade. O apagamento das fronteiras entre foto e vídeo, foto e cinema de exposição, no quarto paradigma da imagem (Lucia Santaella)

As professoras

Lucia Santaella é pesquisadora 1 A do CNPq, professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e na pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUCSP). Doutora em Teoria Literária pela PUCSP e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP. Já levou à defesa 240 mestres e doutores. Publicou 42 livros e organizou 15, além da publicação de perto de 400 artigos no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011, 2014), o prêmio Sergio Motta (2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010).

Daniela Bousso é curadora, crítica de artes visuais, pensadora. É doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC, com mestrado em arte brasileira pela ECA-USP. Foi diretora do Paço das Artes de 1997 a 2011, e também a responsável pela renovação do MIS-SP, que dirigiu em simultaneidade com o Paço das Artes, de 2007 a junho de 2011. Foi responsável pela concepção e formatação do Premio Sergio Motta de Arte e Tecnologia e pela curadoria das suas sete primeiras edições. Coordenou e realizou a curadoria da primeira edição do projeto Rumos Visuais do Itaú Cultural em 1997 e 1998. Entre as suas principais curadorias, estão: Salas Dennis Oppenheim e Tony Oursler, 24 Bienal de SP, 1998, curadoria da primeira edição do projeto Rumos Itaú Cultural, SP, 1998/1999, III Bienal do Mercosul, Sala Rafael França, POA, 2000, “Rede de tensão”, 50 anos da Bienal de SP, 2001-Pipilotti Rist, retrospectiva, Paço das Artes e MIS, SP, 2010. Prêmios APCA “Curadora revelação”, 1992 e “melhor programação do ano”, APCA, 2004, projeto “Ocupação”, Paço das Artes SP.

*Curso prático de até 20 alunos

Inscrições pelo email casaselect423@gmail.com
A/C de Mônica Saraiva e Marcelo Rainho

Inicio 28 de março
Horários Terça-feira e quinta-feira, das 17 às 19h30
Carga horária 10 horas (4 encontros em 28/3, 30/3, 4/4 e 6/4)
Investimento R$ 400,00

Rafael Vogt Maia Rosa: Oficina de crítica e escrita sobre arte
A oficina pretende introduzir a crítica de arte através de exercícios práticos de escrita, leitura de textos e de obras de arte consagradas e recentes. O objetivo é aproximar o participante da reflexão e apreciação da arte, a partir de uma relação direta e compatível com a sua experiência e cultura, ampliando-a e possibilitando, assim, uma transição de uma dimensão pessoal para o contexto da publicação. Como conclusão do curso, a redação da revista seLecT selecionará um dos textos produzidos em aula para publicar na próxima edição da revista.

Rafael Vogt Maia Rosa é crítico de arte, pesquisador e dramaturgo. Graduado em Linguística, mestre e doutor em literatura comparada pela USP, foi, por duas vezes, pesquisador convidado na Yale University, em 2010/11 e 2013/15. Suas curadorias, ensaios e palestras procuram investigar relações entre arte e vida no contexto brasileiro das décadas de 1960 e 1970 e suas ressonâncias na atualidade. Publicou entrevistas dispersas com escritores e artistas como Paulo de Carvalho Neto, Alan Pauls, José Resende, Nelson Leirner e Tunga, entre outros. Iniciou, em 2001, um ciclo de palestras sobre arte contemporânea brasileira que vem ministrando em museus, instituições e galerias de arte. Atualmente, é pós-doutorando no Departamento de Artes Plásticas da ECA, USP, onde realiza pesquisa sobre a biografia e obra de Wesley Duke Lee.

*Curso prático de até 15 alunos

Inscrições pelo email casaselect423@gmail.com
A/C de Mônica Saraiva e Marcelo Rainho

Inicio 30 de março
Horários Quinta-feira, das 20h às 22h30
Carga horária 10 horas (4 encontros em 30/3, 6/4, 13/4 e 20/4)
Investimento R$ 400,00

Guto Lacaz: Oficina de pop-up
Também conhecido como origami arquitetônico, o pop-up é uma técnica que permite criar cartões que, quando abertos, constroem pequenas cenas tridimensionais, que produzem encantamento quando presenteadas. Material incluído no valor da inscrição: papel, revistas, tesoura, estilete, tábua para corte, régua de aço, esquadros, compasso, colas, fita tipo crepe, lápis, borracha e clips.

Guto Lacaz é artista multimídia, ilustrador, designer, desenhista e cenógrafo. Forma-se em eletrônica industrial pelo Liceu Eduardo Prado, em 1970, e em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São José dos Campos, São Paulo, em 1974. Foi editor de arte das revistas Around/AZ e Via Cinturato. Entre 1978 e 1984, lecionou comunicação visual e desenho de arquitetura na Faculdade de Artes Plásticas da Pontifícia Universidade Católica – PUC, de Campinas. Em São Paulo, lecionou no Colégio Iadê, no curso de arquitetura na Faculdade de Belas Artes e no curso livre Artur Cole, entre 1981 e 1984. Em 2005, publicou o livro Desculpe a Letra, que reúne desenhos realizados para a coluna da jornalista Joyce Paschowith, no jornal Folha de S. Paulo.

*Curso prático de até 15 alunos

Inscrições pelo email casaselect423@gmail.com
A/C de Mônica Saraiva e Marcelo Rainho

Inicio 29 de março
Horários Quarta-feira, das 17h às 21h
Carga horária 4 horas (1 encontro)
Investimento R$ 200

Ricardo van Steen: Pensar em camadas – aquarela módulos I e II
Primeira e segunda partes de um curso com quatro módulos que propõe a aproximação ao tema através da experimentação das técnicas já desenvolvidas com aquarela ao longo dos tempos.

Módulo I – Exposição de 100 aquarelas feitas entre 2000 a.C. e 2000 d.C. Os alunos são apresentados às imagens sem indicação do período em que foram feitas e convidados a sugerir uma cronologia, que aos poucos é ajustada pelo professor. Em seguida, os alunos escolhem dentre as reproduções 4 tipos bem diferentes de uso da técnica e a partir daí seguem-se 4 sessões de pintura assistida. Ao final de cada sessão os alunos e o professor conversam sobre os resultados.

Módulo II – Novas imagens são escolhidas no acervo de reproduções e a pesquisa de linguagem avança, sempre misturando mão na massa com análise dos resultados. O aluno adquire confiança e bons motivos para assumir o uso desta ou aquela técnica aprendida.

Módulo III – Nesta etapa alunos desenvolvem a aquarela de observação em campo, em uma viagem para o Saco do Mamanguá, perto de Paraty.

Módulo IV – Já habituados a pensar em camadas, os alunos experimentam os recursos aprendidos na ferramenta digital Photoshop. Partindo da escolha de imagens em alta definição obtidas após uma pesquisa, parte-se do zero para criar uma fusão de imagens impactante.

Ricardo van Steen é artista multimídia e tem como principais meios de expressão: o cinema, a aquarela e a fotografia. Produz aquarelas e fotos desde 1970 e realizou exposições individuais nas galerias Paulo Figueiredo, Millan, Vermelho e atualmente é representado pela Zipper. Participou de diversas coletivas no Paço das Artes, na Bienal do Mercosul, no Memorial da América Latina e no Panorama da Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo (Masp). É diretor de arte da revista seLecT de arte e cultura contemporâneas. Links para trabalhos: issuu.com/ricardovansteen

*Curso prático de até 15 alunos

Inscrições pelo email casaselect423@gmail.com
A/C de Mônica Saraiva e Marcelo Rainho

Inicio 31 de março
Horários Sexta-feira, das 17h às 19h30
Carga horária Cada módulo tem 10 horas (4 encontros em 31/3, 7/4 sextas, 12/4 e 19/4 quartas)
Investimento R$ 400,00

CURSOS TEMÁTICOS

Ana Magalhães: Colecionar arte moderna e contemporânea
Quando tem início o colecionismo de arte moderna? Em quê ele difere do colecionismo de arte contemporânea? Quem eram as figuras que começaram a colecionar arte moderna e quais são as grandes coleções de arte contemporânea hoje? Que relação há, hoje, entre essas coleções e os museus aqui e no mundo?

Aula 1 Da coleção privada ao museu de arte: a formação de alguns acervos importantes de arte moderna e contemporânea e suas relações com as práticas tradicionais de colecionismo

Aula 2 O sistema das artes e o museu: a relação intrínseca entre a galeria, o museu e as exposições no século XX

Aula 3 Mulheres colecionadoras de arte moderna: partindo de exemplos como os de Gertrude Stein, Peggy Guggenheim, Luisa Casati di Stampa e outras, analisaremos como o ambiente modernista criou um espaço para o protagonismo dessas personagens

Aula 4 Museus nacionais x museus privados: a ascensão de museus corporativos e museus de um colecionador só.

Ana Gonçalves Magalhães é historiadora da arte, professora livre-docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Foi coordenadora editorial da Fundação Bienal de São Paulo entre 2001 e 2008. Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) desde 2000. Possui bacharelado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1992), mestrado em História da Arte e da Cultura pela mesma universidade (1995), doutorado em História e Crítica da Arte pela Universidade de São Paulo (USP, 2000), e a livre-docência pela Universidade de São Paulo (2015). É docente do Programa de Pós-Graduação Interinidades em Estética e História da Arte e do Programa de Pós-Graduação em Museologia, ambos da Universidade de São Paulo (USP).

* Curso teórico de até 20 alunos

Inscrições pelo email casaselect423@gmail.com
A/C de Mônica Saraiva e Marcelo Rainho

Inicio 27 de março
Horários Segunda-feira, das 20h às 22h
Carga horária 8 horas (4 encontros em 27/3, 3/4, 10/4 e 17/4)
Investimento R$ 400,00

Felipe Martinez: Arte e Mercado
Ao contrário do que normalmente se acredita, arte e mercado estão intimamente ligados. Para entender a arte contemporânea, é fundamental que se entenda a dinâmica do mercado de arte na modernidade. Mais do que somente uma maneira de vender a produção de um artista, o mercado é um forte componente na criação do gosto, e historicamente foi fundamental para própria ideia de liberdade criativa. Em quatro encontros, será visto como o atual sistema de produção de venda de obras de arte, marcado pelas importantes feiras de arte e pela proximidade com curadores e críticos, é um desdobramento da própria lógica da arte na modernidade. Por fim, o curso abordará como o mercado de arte é um importante indicativo da concentração de renda do século XXI. O curso abordará os seguintes tópicos:

Antecedentes históricos: i) Rembrandt – liberdade criativa e mercado; ii) Arte moderna e advento do capitalismo – os marchands e o impressionismo.
Arte contemporânea e mercado: i) A fuga da mercadoria objeto; ii) Arte conceitual e o grupo Fluxus.
O mercado de arte no final do século XX: i) A pop art e suas implicações para o mercado; ii) Jeff Koons; iii) Damien Hirst e os Young Britsh artists.
O mercado no século XXI: i) As grandes feiras, os índices e a sofisticação do mercado. ii) Curadores e críticos e sua relação com o mercado. iii) O mercado de arte como termômetro da concentração de renda.

Felipe Martinez é economista e doutorando em História da Arte, pela UNICAMP. Colabora como professor nos principais museus de São Paulo, como o MAM e o MASP, onde também atua como pesquisador. Participou de publicações acadêmicas sobre os períodos impressionista e pós-impressionista, explorando a relação de tais períodos com o nascimento do mercado moderno de arte. Foi pesquisador visitante do Museu Van Gogh, em Amsterdã.

*Curso teórico de até 20 alunos

Inscrições pelo email casaselect423@gmail.com
A/C de Mônica Saraiva e Marcelo Rainho

Inicio 28 de março
Horários Terça-feira, das 20h às 22h
Carga horária 8 horas (4 encontros em 28/3, 4/4, 11/4 e 18/4)
Investimento R$ 400,00

Posted by Patricia Canetti at 12:49 PM