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março 19, 2017
Cursos de outono na Casa seLecT, São Paulo
Programação cursos de outono
Eixos temáticos: Cursos e palestras que acompanham as estações do ano e os quatro eixos temáticos da revista seLecT ao longo do ano.
Eixos extra-temáticos e práticos: Técnicas, história e teoria da arte são abordados em cursos e palestras com o objetivo de ampliar o repertório e o conhecimento em arte e cultura contemporânea.
Professores: Ana Gonçalves Magalhães, Artur Lescher, Daniela Bousso e Lucia Santaella, Felipe Martinez, Ludovic Carème, Rafael Vogt Maia Rosa, Guto Lacaz e Ricardo van Steen.
Público alvo
Artistas e estudantes de arte
Acompanhamento de processos criativos e leitura crítica de portfólios, desenvolvidos para atender a necessidade de interlocução e troca entre artistas e críticos.
Interlocutores e amantes da arte
Cursos voltados para quem quer dialogar com a arte: colecionadores, curadores (experientes ou iniciantes), educadores, estudantes de arte, produtores culturais e público interessado.
Início dos cursos a partir de 24 de março de 2017
Casa seLecT
Rua Itaquera 423, Pacaembu, São Paulo, SP
Inscrições pelo email casaselect423@gmail.com
A/C de Mônica Saraiva e Marcelo Rainho
CURSOS EXTRA-TEMÁTICOS
Artur Lescher: Discurso visual
O curso tem como finalidade desenvolver a consciência dos discursos visuais, priorizando as relações construtivas assim como a escolhas dos materiais, considerando suas propriedades físicas e suas possibilidades de significação. Através de exercícios específicos, discutiremos as questões relacionadas: Suporte informado; Construção tridimensional; Elaboração de um discurso visual; Expansão para o espaço. O participante deverá trazer materiais diversos (em grande quantidade) de todos os tipos, tais como: plásticos, madeiras, tecidos, roupas usadas, jornais velhos, arames, barbantes, metais e papéis, além de material básico para desenho.
Artur Lescher é escultor. Lecionou escultura na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, de 1991 a 2016. Em sua produção escultórica, utiliza materiais diversos, como metal, pedra ou madeira, e cria obras que evocam o design e lembram objetos conhecidos, mas destituídos de sua função. Nas instalações o artista mantém diálogo com o espaço arquitetônico. Publicou pela Cosac Naify os livros Artur Lescher, em 2002, com textos de Aracy Amaral, Rafael Vogt e Artur Nestrovski, e Rios, em 2013, a partir de uma parceria com a APC.
*Curso prático de até 15 alunos
Inscrições pelo email casaselect423@gmail.com
A/C de Mônica Saraiva e Marcelo Rainho
Inicio 27 de março
Horários Segundas, das 17h às 19h30
Carga horária 10 horas (4 encontros em 27/3, 3/4, 10/4 e 17/3)
Investimento R$ 400,00
Lucia Santaella e Daniela Bousso: Transmutações da Fotografia
O curso abrange a evolução da fotografia desde os seus primórdios, quando foi ferramenta para a pintura e para o cinema, até a sua emancipação nos dias atuais, onde ela protagoniza por sua capacidade de transformar a realidade. São quatro aulas de 2h30 em duas semanas.
1ª aula O nascimento da fotografia, seu impacto sobre a arte pictórica, sua incorporação às vanguardas e sua autonomia como forma de arte (Daniela Bousso)
2ª aula Os três paradigmas da imagem: pré-fotográfico, fotográfico e pós-fotográfico, suas características, suas transições e o impacto do pós-fotográfico sobre a fotografia analógica (Lucia Santaella)
3ª aula O papel indispensável da fotografia nos happenings, no movimento Fluxus, na Land arte e na arte conceitual (Daniela Bousso)
4ª aula A fotografia expandida na contemporaneidade. O apagamento das fronteiras entre foto e vídeo, foto e cinema de exposição, no quarto paradigma da imagem (Lucia Santaella)
As professoras
Lucia Santaella é pesquisadora 1 A do CNPq, professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e na pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUCSP). Doutora em Teoria Literária pela PUCSP e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP. Já levou à defesa 240 mestres e doutores. Publicou 42 livros e organizou 15, além da publicação de perto de 400 artigos no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011, 2014), o prêmio Sergio Motta (2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010).
Daniela Bousso é curadora, crítica de artes visuais, pensadora. É doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC, com mestrado em arte brasileira pela ECA-USP. Foi diretora do Paço das Artes de 1997 a 2011, e também a responsável pela renovação do MIS-SP, que dirigiu em simultaneidade com o Paço das Artes, de 2007 a junho de 2011. Foi responsável pela concepção e formatação do Premio Sergio Motta de Arte e Tecnologia e pela curadoria das suas sete primeiras edições. Coordenou e realizou a curadoria da primeira edição do projeto Rumos Visuais do Itaú Cultural em 1997 e 1998. Entre as suas principais curadorias, estão: Salas Dennis Oppenheim e Tony Oursler, 24 Bienal de SP, 1998, curadoria da primeira edição do projeto Rumos Itaú Cultural, SP, 1998/1999, III Bienal do Mercosul, Sala Rafael França, POA, 2000, “Rede de tensão”, 50 anos da Bienal de SP, 2001-Pipilotti Rist, retrospectiva, Paço das Artes e MIS, SP, 2010. Prêmios APCA “Curadora revelação”, 1992 e “melhor programação do ano”, APCA, 2004, projeto “Ocupação”, Paço das Artes SP.
*Curso prático de até 20 alunos
Inscrições pelo email casaselect423@gmail.com
A/C de Mônica Saraiva e Marcelo Rainho
Inicio 28 de março
Horários Terça-feira e quinta-feira, das 17 às 19h30
Carga horária 10 horas (4 encontros em 28/3, 30/3, 4/4 e 6/4)
Investimento R$ 400,00
Rafael Vogt Maia Rosa: Oficina de crítica e escrita sobre arte
A oficina pretende introduzir a crítica de arte através de exercícios práticos de escrita, leitura de textos e de obras de arte consagradas e recentes. O objetivo é aproximar o participante da reflexão e apreciação da arte, a partir de uma relação direta e compatível com a sua experiência e cultura, ampliando-a e possibilitando, assim, uma transição de uma dimensão pessoal para o contexto da publicação. Como conclusão do curso, a redação da revista seLecT selecionará um dos textos produzidos em aula para publicar na próxima edição da revista.
Rafael Vogt Maia Rosa é crítico de arte, pesquisador e dramaturgo. Graduado em Linguística, mestre e doutor em literatura comparada pela USP, foi, por duas vezes, pesquisador convidado na Yale University, em 2010/11 e 2013/15. Suas curadorias, ensaios e palestras procuram investigar relações entre arte e vida no contexto brasileiro das décadas de 1960 e 1970 e suas ressonâncias na atualidade. Publicou entrevistas dispersas com escritores e artistas como Paulo de Carvalho Neto, Alan Pauls, José Resende, Nelson Leirner e Tunga, entre outros. Iniciou, em 2001, um ciclo de palestras sobre arte contemporânea brasileira que vem ministrando em museus, instituições e galerias de arte. Atualmente, é pós-doutorando no Departamento de Artes Plásticas da ECA, USP, onde realiza pesquisa sobre a biografia e obra de Wesley Duke Lee.
*Curso prático de até 15 alunos
Inscrições pelo email casaselect423@gmail.com
A/C de Mônica Saraiva e Marcelo Rainho
Inicio 30 de março
Horários Quinta-feira, das 20h às 22h30
Carga horária 10 horas (4 encontros em 30/3, 6/4, 13/4 e 20/4)
Investimento R$ 400,00
Guto Lacaz: Oficina de pop-up
Também conhecido como origami arquitetônico, o pop-up é uma técnica que permite criar cartões que, quando abertos, constroem pequenas cenas tridimensionais, que produzem encantamento quando presenteadas. Material incluído no valor da inscrição: papel, revistas, tesoura, estilete, tábua para corte, régua de aço, esquadros, compasso, colas, fita tipo crepe, lápis, borracha e clips.
Guto Lacaz é artista multimídia, ilustrador, designer, desenhista e cenógrafo. Forma-se em eletrônica industrial pelo Liceu Eduardo Prado, em 1970, e em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São José dos Campos, São Paulo, em 1974. Foi editor de arte das revistas Around/AZ e Via Cinturato. Entre 1978 e 1984, lecionou comunicação visual e desenho de arquitetura na Faculdade de Artes Plásticas da Pontifícia Universidade Católica – PUC, de Campinas. Em São Paulo, lecionou no Colégio Iadê, no curso de arquitetura na Faculdade de Belas Artes e no curso livre Artur Cole, entre 1981 e 1984. Em 2005, publicou o livro Desculpe a Letra, que reúne desenhos realizados para a coluna da jornalista Joyce Paschowith, no jornal Folha de S. Paulo.
*Curso prático de até 15 alunos
Inscrições pelo email casaselect423@gmail.com
A/C de Mônica Saraiva e Marcelo Rainho
Inicio 29 de março
Horários Quarta-feira, das 17h às 21h
Carga horária 4 horas (1 encontro)
Investimento R$ 200
Ricardo van Steen: Pensar em camadas – aquarela módulos I e II
Primeira e segunda partes de um curso com quatro módulos que propõe a aproximação ao tema através da experimentação das técnicas já desenvolvidas com aquarela ao longo dos tempos.
Módulo I – Exposição de 100 aquarelas feitas entre 2000 a.C. e 2000 d.C. Os alunos são apresentados às imagens sem indicação do período em que foram feitas e convidados a sugerir uma cronologia, que aos poucos é ajustada pelo professor. Em seguida, os alunos escolhem dentre as reproduções 4 tipos bem diferentes de uso da técnica e a partir daí seguem-se 4 sessões de pintura assistida. Ao final de cada sessão os alunos e o professor conversam sobre os resultados.
Módulo II – Novas imagens são escolhidas no acervo de reproduções e a pesquisa de linguagem avança, sempre misturando mão na massa com análise dos resultados. O aluno adquire confiança e bons motivos para assumir o uso desta ou aquela técnica aprendida.
Módulo III – Nesta etapa alunos desenvolvem a aquarela de observação em campo, em uma viagem para o Saco do Mamanguá, perto de Paraty.
Módulo IV – Já habituados a pensar em camadas, os alunos experimentam os recursos aprendidos na ferramenta digital Photoshop. Partindo da escolha de imagens em alta definição obtidas após uma pesquisa, parte-se do zero para criar uma fusão de imagens impactante.
Ricardo van Steen é artista multimídia e tem como principais meios de expressão: o cinema, a aquarela e a fotografia. Produz aquarelas e fotos desde 1970 e realizou exposições individuais nas galerias Paulo Figueiredo, Millan, Vermelho e atualmente é representado pela Zipper. Participou de diversas coletivas no Paço das Artes, na Bienal do Mercosul, no Memorial da América Latina e no Panorama da Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo (Masp). É diretor de arte da revista seLecT de arte e cultura contemporâneas. Links para trabalhos: issuu.com/ricardovansteen
*Curso prático de até 15 alunos
Inscrições pelo email casaselect423@gmail.com
A/C de Mônica Saraiva e Marcelo Rainho
Inicio 31 de março
Horários Sexta-feira, das 17h às 19h30
Carga horária Cada módulo tem 10 horas (4 encontros em 31/3, 7/4 sextas, 12/4 e 19/4 quartas)
Investimento R$ 400,00
CURSOS TEMÁTICOS
Ana Magalhães: Colecionar arte moderna e contemporânea
Quando tem início o colecionismo de arte moderna? Em quê ele difere do colecionismo de arte contemporânea? Quem eram as figuras que começaram a colecionar arte moderna e quais são as grandes coleções de arte contemporânea hoje? Que relação há, hoje, entre essas coleções e os museus aqui e no mundo?
Aula 1 Da coleção privada ao museu de arte: a formação de alguns acervos importantes de arte moderna e contemporânea e suas relações com as práticas tradicionais de colecionismo
Aula 2 O sistema das artes e o museu: a relação intrínseca entre a galeria, o museu e as exposições no século XX
Aula 3 Mulheres colecionadoras de arte moderna: partindo de exemplos como os de Gertrude Stein, Peggy Guggenheim, Luisa Casati di Stampa e outras, analisaremos como o ambiente modernista criou um espaço para o protagonismo dessas personagens
Aula 4 Museus nacionais x museus privados: a ascensão de museus corporativos e museus de um colecionador só.
Ana Gonçalves Magalhães é historiadora da arte, professora livre-docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Foi coordenadora editorial da Fundação Bienal de São Paulo entre 2001 e 2008. Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) desde 2000. Possui bacharelado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1992), mestrado em História da Arte e da Cultura pela mesma universidade (1995), doutorado em História e Crítica da Arte pela Universidade de São Paulo (USP, 2000), e a livre-docência pela Universidade de São Paulo (2015). É docente do Programa de Pós-Graduação Interinidades em Estética e História da Arte e do Programa de Pós-Graduação em Museologia, ambos da Universidade de São Paulo (USP).
* Curso teórico de até 20 alunos
Inscrições pelo email casaselect423@gmail.com
A/C de Mônica Saraiva e Marcelo Rainho
Inicio 27 de março
Horários Segunda-feira, das 20h às 22h
Carga horária 8 horas (4 encontros em 27/3, 3/4, 10/4 e 17/4)
Investimento R$ 400,00
Felipe Martinez: Arte e Mercado
Ao contrário do que normalmente se acredita, arte e mercado estão intimamente ligados. Para entender a arte contemporânea, é fundamental que se entenda a dinâmica do mercado de arte na modernidade. Mais do que somente uma maneira de vender a produção de um artista, o mercado é um forte componente na criação do gosto, e historicamente foi fundamental para própria ideia de liberdade criativa. Em quatro encontros, será visto como o atual sistema de produção de venda de obras de arte, marcado pelas importantes feiras de arte e pela proximidade com curadores e críticos, é um desdobramento da própria lógica da arte na modernidade. Por fim, o curso abordará como o mercado de arte é um importante indicativo da concentração de renda do século XXI. O curso abordará os seguintes tópicos:
Antecedentes históricos: i) Rembrandt – liberdade criativa e mercado; ii) Arte moderna e advento do capitalismo – os marchands e o impressionismo.
Arte contemporânea e mercado: i) A fuga da mercadoria objeto; ii) Arte conceitual e o grupo Fluxus.
O mercado de arte no final do século XX: i) A pop art e suas implicações para o mercado; ii) Jeff Koons; iii) Damien Hirst e os Young Britsh artists.
O mercado no século XXI: i) As grandes feiras, os índices e a sofisticação do mercado. ii) Curadores e críticos e sua relação com o mercado. iii) O mercado de arte como termômetro da concentração de renda.
Felipe Martinez é economista e doutorando em História da Arte, pela UNICAMP. Colabora como professor nos principais museus de São Paulo, como o MAM e o MASP, onde também atua como pesquisador. Participou de publicações acadêmicas sobre os períodos impressionista e pós-impressionista, explorando a relação de tais períodos com o nascimento do mercado moderno de arte. Foi pesquisador visitante do Museu Van Gogh, em Amsterdã.
*Curso teórico de até 20 alunos
Inscrições pelo email casaselect423@gmail.com
A/C de Mônica Saraiva e Marcelo Rainho
Inicio 28 de março
Horários Terça-feira, das 20h às 22h
Carga horária 8 horas (4 encontros em 28/3, 4/4, 11/4 e 18/4)
Investimento R$ 400,00