|
novembro 6, 2016
III Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte da Universidade de Brasília
O III Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte da Universidade de Brasília vai ocorrer entre os dias 9 e 11 de novembro de 2016, com três conferências de importantes críticos, historiadores e curadores da arte brasileira: Tadeu Chiarelli, Luiz Camillo Osorio e Michael Asbury. As conferências estão marcadas para o auditório do Museu Nacional na Esplanada dos Ministérios, e as diversas mesas redondas e apresentação de trabalho de pesquisa na Biblioteca da Universidade de Brasília - UnB. (Ver programação completa abaixo.)
Inscrições online para ouvintes - acesse aqui
Tadeu Chiarelli é professor-titular do Departamento de Artes Plásticas da Universidade de São Paulo, leciona na graduação e pós-graduação, orientando pesquisas em História, Crítica e Teoria da Arte. Foi curador-chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo e diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP. Atualmente, coordena o Centro de Estudos Arte&Fotografia e o Grupo de Estudos em Crítica de Arte e Curadoria, ambos no Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP. Em abril de 2015, assumiu a Pinacoteca do Estado de São Paulo, como Diretor Geral. Entre os livros publicados encontram-se “Um Modernismo que veio depois” (2012), “Pintura não é só beleza. A crítica de arte de Mário de Andrade” (2007), “Arte Internacional Brasileira” (1999), “Um Jeca nos Vernissages” (1995).
Luiz Camillo Osório é crítico de arte, curador independente e professor de estética no departamento de filosofia da PUC-RJ. Desde 2009, é curador do Museu de Arte Moderna (MAM), Rio de Janeiro. Foi diretor do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ), colaborador da EXIT-Express (Madri) e participou do conselho de curadoria do MAM/SP. Publicou, entre outros livros, "Flavio de Carvalho” (2009), "Abraham Palatnik" (2004) e “Ângelo Venosa” (2008), todos pela editora Cosac Naify.
Michael Asbury é historiador de arte, crítico e curador anglo-brasileiro. É Professor Assistente no Research Centre for Transnational Art, Identity and Nation (TrAIN) na University of the Arts London (UAL). Em seu PHD, investigou a obra de Hélio Oiticica e sua relação com o modernismo e as culturas populares brasileiras. Como curador, trabalhou em diversas instituições, entre elas: Tate Modern, Camden Arts Centre, Embaixada Brasileira em Londres, Galeria Milan, Galeria Nara Roesler (SP) e no Museu de Arte Contemporânea de Fortaleza. Suas exposições e seus textos incluem diversos artistas brasileiros com reflexões sobre as esculturas e as experiências artísticas em espaços abertos e fechados.
Nas duas últimas edições, o Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte debateu o papel do artista como professor e a produção da História da Arte no Brasil atual. No segundo colóquio houve mais de 300 participantes, e é o único evento dessa natureza no centro-oeste. Além das conferências, estão agendadas mesas redondas e apresentação de trabalhos acadêmicos, selecionado pela comissão científica formada pelos críticos e historiadores da arte Ana Maria Pimenta Hoffmann, Fernanda Pitta, Taísa Palhares, Paula Braga, Bruno Sérgio Martins, e Biagio D'Angelo. A programação completa em documento anexo.
PROGRAMAÇÃO
DIA 9/11/2016
16h – 20h: Recepção e credenciamento
Local: Museu Nacional
18h30 – 19h: Sessão de abertura
Local: Museu Nacional
19h-20h30 Conferência: Prof. Dr. Tadeu Chiarelli (ECA-USP)
Local: Museu Nacional
DIA 10/11/2016
9h-10h30: Mesa coordenada 1 - Arte e crítica no Brasil e na Europa: diálogos I
Local: VIS - Auditório
9h-9h15 - Maria da Conceição Lima Alves (UnB) - Crítico e pintor na periferia da periferia: o olhar de Chabloz sobre Chico da Silva
9h15-9h30- Milena Lamoia Guerson (UFT) -Singularidades da crítica na abordagem da obra de Vieira da Silva e Arpad Szenes
10h45-11h - Renata Rocco (PPGEA/USP) - O caso de Danilo di Prete: recepção e atuação junto à crítica de arte italiana e brasileira
11h15-11h30 - Marina Barzon Silva (PPGEA/USP) - Lionello Venturi, a prática crítica e a história da arte
10h-10h15 - Debate
10h15-10h30 - Intervalo
9h-10h30: Mesa coordenada 2 - A crítica perante a ditadura: arte, repressão e democratização
Local: VIS – Sala 6
9h-9h15 - Rachel Vallego Rodrigues (PPGEA/USP) - I Ciclo de debate do Teatro Casa Grande - autoconfissão pública da cultura brasileira
9h15-9h30 - Uriel Bezerra (UFBA) - Crise da crítica, crise da arte: os espaços da crítica de arte no Brasil após o AI-5
9h30-9h45 - Fabricia Lira Jordão (PPGAV/ECA-USP) - A requalificação do fazer politico nos anos 80: artes visuais e a redemocratização
9h45-10h - Debate
10h-10h30 – Intervalo
10h30-12h: Mesa coordenada 3 - Arte e crítica no Brasil e na Europa: diálogos II
Local: VIS - Auditório
10h30 -10h45 - Ludmila Patriota (PPGS/UFPE) - O exercício crítico da "obra de arte como situação”: Beckett pelos Irmãos Guimarães
11h-11h15 - Ana Gonçalves Magalhães (MAC-USP) - Notas sobre a historiografia da arte italiana e sua presença no Brasil
11h15-11h30 - Adriana Nakamuta (Colégio de Aplicação/UFRJ) - Hannah Levy - História e Crítica da Arte no Brasil
11h30-11h45 – Debate
10h30-12h: Mesa coordenada 4 - Outros espaços I: mercados
Local: VIS – Sala 6
10h30-10h50 - Bruna Fetter (PPGAV/UFRGS) - O papel do mercado na legitimação artística e os reflexos para uma história da arte em construção
10h50-11h10h - Gabriela Caspary (PPGARTES/UERJ) - Petite Galerie (1954-1988) - um recorte sobre quatro décadas de arte no Brasil
11h10-11h30 - Paula Martins Borela (UFU) - A formação do mercado de artes plásticas em Uberlândia: documentação e crítica
11h30-11h45 - Debate
12h-14h - Almoço
14h - 15h30: Mesa coordenada 5 - Outros espaços II: instituições
Local: Biblioteca – Auditório
14h -14h15 - Anna Paula da Silva (UFBA) - A crítica de arte na aquisição de obras para os acervos de museus: o catálogo do 15º Salão de Artes da Bahia
14h15-14h30 - Ana Maria Maia Antunes (ECAUSP) - Nascidos pós-1964: a representação da juventude no Antarctica Artes com a Folha
14h30-14h45 - Renato de Andrade Maia Neto (FAU/USP)- 10a. Bienal de SP (1969): o boicote da crítica e dos artistas
14h45-15h - Luiza Malder (PPGEA/USP) - Por uma arte pobre: um estudo de caso das mostras Arte y Ideologia e Do Corpo à Terra
15h-15h15 - Debate
14h - 15h30: Mesa coordenada 6 – Século XIX e as questões do restauro
Local: Biblioteca – Sala de Treinamento
14h-14h15 - Maria Antonia Couto da Silva (IARTE/UFU) - Crítica de arte no Brasil no final do século XIX
14h15-14h30 - Maria do Carmo Couto da Silva (UnB) - A arte francesa na crítica de José Duarte Ramalho Ortigão e de Mariano Pina
14h30-14h45 - Pedro Augusto Vieira Santos (USP) - O reconhecimento da obra de arte - diálogo entre crítica, história da arte e restauro
14h45-15h - Debate
15h – 15h30 Intervalo
15h30 – 17h30 - Mesa-redonda: Re-Pensamentos: a ética do olhar na arte contemporânea
Local: Biblioteca – Auditório
15h30-15h50 - Biagio D’Angelo (UnB) - Questões de céu. De Correggio a Carmela Gross
15h50-16h10 - Luís Edegar Costa (UFRGS) - O espectador dos metaesquemas
16h10-16h30 - Maria Adélia Menegazzo (UFMS) - A beleza entre a pedra e a pluma: ética na poética contemporânea
16h30-16h50 - Marcelo Mari (UnB) - Arte de rua e as manifestações Fora Temer
16h50-17h30- Debate
19h – 20h30 Conferência - Prof. Dr. Luiz Camillo Osorio (PUC-RJ)
DIA 11/11/2016
9h- 10h30: Mesa coordenada 7 - Contextos e especificidades: crítica, cidades e culturas I
Local: Biblioteca – Sala de Treinamento
9h-9h15 - Ricardo Taga (UnB) - O debate crítico no contexto carioca dos anos 60 e 70
9h15-9h30 - Pedro Ernesto Freitas Lima (PPGARTE/UnB) - A bica de Marepe: representação e reconstrução
9h30-9h45 - Marcelo Mari (UnB) - Brasília na encruzilhada: plano, realidade e exclusão
10h-10h15 - Debate
10h15 -10h30 - Intervalo
9h - 10h30: Mesa coordenada 8 - A voz do artista
Local: Biblioteca – Auditório
9h-9h15 - Matheus Silva Furtado (PPGARTE/UnB) - Marcelo Grassmann - um imaginário sob entrevista
9h15-9h30 - Mariana Lacerda (PPGHA/UNIFESP) - Abstracionismo informal em São Paulo: a obra de Zita Viana de Barros
9h30-9h45 - Maria Beatrice Trujillo Rodrigues e Jaime Solares Carmona - Hiatos Secos
9h45-10h15 – Debate
10h15 – 10h30 - Intervalo
10h30 - 12h: Mesa coordenada 9 - Contextos e especificidades: crítica, cidades e culturas II
Local: Biblioteca – Sala de Treinamento
10h30-10h45 - Carolina Barbosa de Melo (PPGHA/UNIFESP) - Flávio Motta indisciplinar - recontextos no final da década de 1960
10h45-11h00 - Maria Zmitrowicz Lopes (PPGEA/USP) - Cidade Nova Síntese das Artes
11h-11h15 - Tatiana Sampaio Ferraz (IARTE/USP) - ANOS 1970: a virada urbana e o experimentalismo na arte
11h15-11h30 - Debate
10h30 - 12h: Mesa coordenada 10 - O oficio do crítico
Local: Biblioteca - Auditório
10h30-10h45 - Fernanda Lopes (PPGAV-EBA/UFRJ) - Francisco Bittencourt: Arte-Dinamite
10h45-11h - Maykson Cardoso (PPGAV-EBA/UFRJ) - A profanação como outro paradigma na apropriação da arte contemporânea brasileira.
11h-11h15 - Renata Rufino (PPGHIS/UFRJ; CEFET/RJ) - A crítica modernista de Sérgio Milliet em revistas de vanguarda dos anos 1920
11h15-11h30 - Beatriz Morgado de Queiróz (Pós-ECO/UFRJ) - Oiticica e Brett: o artista, o crítico e o fazer curatorial na Experiência Whitechapel
11h30-11h45 - Debate
12h15-14h – Almoço
14h - 15h30: Mesa coordenada 11 - Discursos contra-hegemônicos: crítica, gênero e raça
Local: Biblioteca – Sala de Treinamento
14h-14h15 - Roberta Ferreira Aleixo (IFRJ) - A crítica como contribuição a uma história da arte afro-brasileira
14h15-14h30 - Raisa Ramos de Pina (PPGARTE/UnB) - O feminino contemporâneo: uma leitura de My Bed de Tracey Emin como natureza-morta
14h30-14h-45 - Marilene Corrêa Maia (EBA/UFRJ) - O olhar singular de Luiz Saia - a emergência da noção arte popular brasileira
14h45-15h -Debate
15h15-15h30 - Intervalo
14h - 15h30: Mesa coordenada 12 - A crítica perante o Outro
Local: Biblioteca – Auditório
14h -14h15 - Flavia Damato (IAD/UFJF) - A potência criadora de Alceu Rodrigues
14h15-14h30 - Paula Vaz Guimarães de Araújo (PPGARTE/UNIFESP) - Artistas ou alienados - evidências de um debate crítico
14h30-14h45 - Victor Raphael Vidal (PPGCA/UFF) - Mário Pedrosa no Japão: crítica e curadoria
14h45-15h - Natalia Candido (SEMED/MACAÉ; SEEDUC-RJ). Um estudo sobre o gênero feminino na produção das artistas Cindy Sherman e Sophie Calle
15h-15h15 - Debate
15h15-15h30 – Intervalo
15h30 - 17h00: Mesa coordenada 13 - Discursos híbridos: fronteiras das artes e da crítica de arte
Local: Biblioteca – Sala de Treinamento
15h30 -15h45 - Tammy Senra Genú (IAD-UFJF) - Homenagem a Oswaldo Goeldi
15h45-16h - Thamara Venâncio de Almeida (IAD/UFJF) - A videoarte nos anos 1970 na visão de críticos e historiadores brasileiros
16h-16h15 - Marília Solfa (FAU/ USP) - Aproximações contemporâneas entre arte e design: distintas interpretações críticas
16h15-16h30 - Ana Paula França (UFPR) - Bienal Brasileira de Design, curadoria e crítica: dimensões do discurso de Adélia Borges
16h30-16h45 – Debate
15h30 - 17h00: Mesa coordenada 14 - Territórios da teoria
Local: Biblioteca – Auditório
15h30- 15h45 - Antonio Leandro de Souza Barros (IFCH/UNICAMP) - O não-dado de uma história da arte antes da historia da arte
15h45-16h - Francisco Dalcol (PPGAV/UFRGS)- Antagonismo e dissenso frente ao julgamento ético da intencionalidade artística
16h-16h15 - Sávio Damato Mendes (PPGLETRAS/UFJF)- Desdobramentos e influências da crítica e pensamento modernista na contemporaneidade
16h15-16h30 – Debate
19h30 – 21h30 Conferência - Michael Asbury (University of the Arts, Londres)
Local: Museu Nacional