|
julho 5, 2016
Ciclo de Pesquisas na Casa Tomada, São Paulo
O Ciclo de Pesquisas 2016 da Casa Tomada segue com uma programação intensa nos meses de junho e julho! Os participantes do programa farão uma fala aberta sobre suas trajetórias e pesquisas atuais, promovendo um debate e troca direta entre o público presente na ocasião.
As apresentações acontecem sempre às quintas-feiras, às 20h na Casa Tomada:
09.06 | Lívia Aquino + Maíra Dietrich
23.06 | Daniel Barra + Renan Marcondes
07.07 | Glayson Arcanjo + Rubiane Maia
14.07 | Denise Agassi + Thiago Hersan
28.07 | Ícaro Lira + Luisa Puterman
Os encontros têm entrada gratuita e as vagas são limitadas por ordem de chegada.
O Ciclo de Pesquisas é uma plataforma de circulação, na qual artistas, curadores, críticos, antropólogos, arquitetos e outros pesquisadores podem compartilhar suas trajetórias e pesquisas em andamento em uma apresentação pública e informal. O objetivo é criar diálogos entre os participantes e o público, além de estimular cruzamentos entre as artes visuais e outros áreas do conhecimento.
SERVIÇO
Entrada gratuita
Quando: quinzenalmente, às quintas-feiras das 19h às 23h
Onde: CASA TOMADA | Rua Brás Cubas 335, Aclimação, São Paulo (próximo ao metrô Ana Rosa)
+ sobre o Ciclo de Pesquisas da Casa Tomada
O Ciclo de Pesquisas é uma plataforma de circulação, na qual artistas, curadores, críticos, antropólogos, arquitetos e outros pesquisadores podem compartilhar suas trajetórias e pesquisas em andamento em uma apresentação pública e informal. O objetivo é criar diálogos entre os participantes e o público, além de estimular cruzamentos entre as artes visuais e outras áreas do conhecimento.
O programa divide-se em duas etapas: a primeira consiste em uma conversa individual sobre os projetos com Gabriel Bogossian e Tainá Azeredo, gestores da Casa Tomada, para a elaboração de uma apresentação pública. Na segunda etapa, dois participantes por noite fazem uma fala aberta sobre suas trajetórias e pesquisas atuais, promovendo um debate e troca direta com o público presente na ocasião.
Para tanto, a Casa Tomada abre convocatórias que selecionam interessados em participar do programa, neste ano realizado de junho a novembro, quinzenalmente às quintas-feiras. Podem inscrever-se artistas, curadores, críticos, escritores, antropólogos, historiadores, músicos, arquitetos ou qualquer outro pesquisador interessado em participar desse diálogo.
As convocatórias são organizadas em 3 bimestres. A primeira etapa de seleção selecionou artistas para apresentações nos meses de junho e julho. A próxima convocatória será aberta no dia 1 de julho de 2016 e a seguinte no mês de setembro.
Para participar é preciso enviar ficha de inscrição + portfólio (opcional) para o endereço inscricao@casatomada.com.br com o assunto: Ciclo de Pesquisas 2016.
+ sobre a Casa Tomada
Fundada em 2009, a Casa Tomada é um espaço independente para prática, pesquisa e reflexões de natureza artística. Preocupada com a reflexão artística para além da produção de um trabalho final, a Casa Tomada tem como proposta incentivar a discussão sobre os processos artísticos contemporâneos, além de estimular o desenvolvimento artístico agindo como catalizador de encontros entre artistas, pesquisadores e instituições.
Ao longo dos últimos anos, a Casa Tomada organizou 10 programas de residências artística, a metade deles em parceria com instituições nacionais e internacionais como o Festival Videobrasil (Brasil), a Delfina Foundation (Inglaterra) e a Fresh Milk (Barbados). Além disso, realizou diversos programas baseados na formação de uma jovem produção artística, na conexão entre diferentes espaços e iniciativas e na interdisciplinaridade. Como resultado desses programas, foram produzidas 16 publicações, sempre realizadas em parceria com cada grupo de participantes.