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maio 22, 2016

25º Encontro Nacional da ANPAP: Simpósios aprovados e inscrições de artigos

Arte: seus espaços e/em nosso tempo, 25º Encontro Nacional da ANPAP, que se realizará na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, de 26 a 30 de setembro de 2016

A ANPAP informa que está aberta a submissão de artigos para os oito simpósios selecionados, além dos cinco comitês da associação: Curadoria (CC), Educação em Artes Visuais (CEAV), História, Teoria e Crítica da Arte (CHTCA), Patrimônio, Conservação e Restauro (CPCR) e Poéticas Visuais (CPA).

Inscrições de artigos até 24 de maio de 2016 PRORROGADAS até 31 de maio de 2016

ANPAP - Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas
Ver online edital 2016

DA SUBMISSÃO DE ARTIGO PARA COMUNICAÇÃO

Preenchimento da ficha de submissão e envio do artigo de acordo com as normas de constantes neste Edital (Modelo de Artigo). Cada pesquisador poderá submeter um artigo como autor, sendo facultada a possibilidade de apresentar mais um artigo como segundo autor, totalizando, no máximo, 2 (duas) participações. A taxa de submissão refere­se ao artigo submetido para comunicação, e não ao número de autores. Portanto, mesmo que seja uma comunicação coletiva, apenas um pesquisador deverá pagar a taxa de submissão.

SIMPÓSIOS APROVADOS PARA O 25º ENCONTRO DA ANPAP 2016

1 - A crítica e seus espaços: trânsitos, narrativas e regimes de visibilidade na América Latina
Coordenadores: Maria de Fátima Morethy Couto (UNICAMP) e Emerson Dionisio Gomes de Oliveira (UnB).

Este simpósio propõe-se a discutir os trânsitos existentes entre a atividade artística, o exercício da crítica e a escrita da história da arte. Tem como objetivo analisar a arte em seus diferentes modos de exibição e os efeitos de práticas de mediação sobre seu entendimento e difusão, com ênfase na produção da crítica. Visamos refletir sobre a relação entre a escrita da história da arte e a prática da crítica no Brasil, e nos demais países latino-americanos, evidenciando as tensões e as contradições que marcaram o debate artístico-cultural desde o século 19. Procuramos estabelecer novas relações entre obras, textos e eventos aqui produzidos e/ou realizados e que marcaram nosso debate crítico e historiográfico.

Se a exaltação nacionalista de nossa produção artística, constitutiva do ideário modernista, não mais faz sentido, perguntamo-nos agora como, e a partir de quais parâmetros, promover a integração entre uma história local e a história global? Como analisar as ambiguidades de nosso processo de modernização no campo das artes visuais e como refletir sobre as formas específicas de reação e de integração aos discursos hegemônicos de autoridade e de legitimação simbólica que ocorrem em países apartados das grandes decisões de poder? Teria o crescente interesse dos centros hegemônicos pela arte, produzida em países culturalmente distantes, favorecido o aprofundamento do debate conceitual nas “margens”?

Estas questões implicam a percepção de história da crítica de arte como prática indissociável da constituição de uma história da arte preocupada com os regimes de visibilidade. Uma crítica dedicada à formação e a ampliação de um público para e pelas artes visuais. Fenômeno simultâneo ao surgimento e a consolidação de uma crítica “internalizada” pelas narrativas curatoriais, pelos procedimentos museológicos e pelas táticas do mercado em diferentes contextos. Uma produção crítica que se institui como problema na relação entre arte e política, pois a contribuição da história da crítica de arte na América Latina está atrelada à própria consolidação dos modos de ver, exibir e compreender a produção artística.

Palavras-chave: Crítica de arte. Circuito artístico. América Latina.

2 - A exposição de arte como espaço de comunicação
Coordenadores: Lisbeth Ruth Rebollo Gonçalves (USP) e Blanca Luz Brites (UFRGS).

O museu e a exposição são um espaço de permanente diálogo com diferentes públicos. Seu papel é significativo no processo de comunicação com a sociedade. No campo das artes visuais, as exposições constituem um lugar para pensar e discutir a arte, sendo inclusive um espaço de construção conceitual que pode interferir na prática historiográfica e na elaboração de teorias. Na exposição, cruzam-se diferentes visões sobre arte, influenciando decisivamente o campo artístico. A exposição é também um espaço de ativação estética, isto quer dizer, o espaço por excelência para a experiência da arte.

Neste simpósio, pretende-se reunir pesquisadores que trabalhem com o estudo das exposições de arte, com a perspectiva de contribuir para o conhecimento do “estado da arte” das abordagens sobre este fenômeno em curso no Brasil. A questão é de máxima importância, por exemplo, quando se pensa a arte contemporânea e o uso da exposição como “matéria” de construção da obra de arte. Outro aspecto significativo, num contexto de ampliação crescente de novos espaços nas últimas décadas, é o enfoque da trajetória das bienais, das feiras de arte e das grandes mostras em museus, como espaços de comunicação.

Palavras-chave: Museu e exposição. Arte contemporânea. Exposição e comunicação.

3 - Entre a obra e o mundo: a dimensão crítica da arte
Coordenadores: Luiz Sérgio De Oliveira (UFF), Mauricius Farina (UNICAMP) e Marta Strambi (UNICAMP).

Inúmeras são as possibilidades de criação no campo da produção contemporânea da arte, assim como muitas são as convergências passíveis de serem delineadas a partir da observação deste fenômeno. Em décadas mais recentes, têm-se assistido à vigorosa presença de uma arte de intenções e colorações francamente políticas, a explicitar seus compromissos com transformações no campo social. Em paralelo a essa arte política, outra produção de arte de caráter mais difuso e menos assertivo parece revelar uma face bastante singular: sua inequívoca dimensão crítica. Uma produção de arte que, ao manifestar-se em diferentes meios e contextos, e recorrendo a uma multiplicidade de estratégias, pontua sua singularidade e sua potência lastreadas em sua natureza crítica.

Embora essa dimensão crítica da arte não possa ser entendida como exclusiva nem tampouco como uma invenção da arte contemporânea, uma vez que ela se apresenta na obra de inúmeros artistas na longa história da arte do Ocidente, é possível reconhecer que esta criticidade da arte constitui-se como um lastro estável da produção de arte contemporânea. Mesmo em um cenário demarcado por uma arte política proeminente, na qual projetos e obras de arte tendem a afirmar resolutamente seus compromissos ideológicos e seu desejo de mudanças no campo social, mesmo neste cenário, a produção de arte identificada por sua dimensão crítica revela sua relevância diante da necessidade de uma consciência analítica mais acurada da relação da arte com o mundo, do lugar ocupado pela arte no mundo.

Enquanto a proximidade – ou mesmo um hipotético parentesco – entre arte política e arte crítica parece sugerir certo embaralhamento e certa indefinição entre ambas, uma vez que, devemos admitir, a arte política é, por natureza, crítica, enquanto a arte crítica também é, sob certos parâmetros, política, não se pode desconhecer, entretanto, que a arte crítica não abdica em momento algum de sua dimensão crítica, permanecendo alerta para exercer sua criticidade em qualquer cenário e diante de qualquer questão ou contexto, não se eximindo nem mesmo de escrutinar criticamente a própria arte política, quando confrontada com a constatação dos limites e das (im)potencialidades da arte.

Diante das perplexidades do mundo contemporâneo, a arte pós-autônoma se articula nas fissuras e nos cruzamentos disciplinares, a partir da percepção de que as complexidades do mundo demandam uma abordagem indisciplinar, na qual se constitui a dimensão crítica da arte.

Palavras-chave: A natureza crítica da arte. Arte crítica e arte política. Arte e mundo.

4 - História do ensino da arte, seu espaço e/em nosso tempo: o agora já é história
Coordenadores: Ana Mae Tavares Bastos Barbosa (USP/Anhembi Morumbi), Rejane Galvão Coutinho (UNESP) e Fernando Antônio Gonçalves De Azevedo (UFRPE).

No Ensino das Artes Visuais no Brasil há temas recorrentes desde a instalação da República até nossos dias. Os problemas gerados pela dicotomia Arte e Técnica aparecem desde o fim do século XIX e se tornam cruciais no contexto da libertação dos escravos, chegando aos dias de hoje. A aprendizagem dos artistas estava a cargo das escolas de Belas Artes e a preparação dos operários especializados se dava nos Liceus de Artes e Ofícios e Escolas de Aprendizes, hoje as universidades formam os artistas e as classes sociais economicamente mais carentes são orientadas a seguir os cursos técnicos. Nas antigas escolas primárias e secundárias também vigorava essa dicotomia de cunho classista. As escolas de ricos imitavam as escolas de Belas Artes e as escolas públicas instituíram um ensino voltado para a iniciação ao design.

A interdisciplinaridade é outro tema recorrente através dos tempos desde o modernismo, quando se escolheu uma designação de dupla entrada disciplinar - Arte/Educação - para nomear nossa ação educacional. Os embates entre um ensino canônico da Arte e um ensino reflexivo e contextual que contemple a interculturalidade ou a multiculturalidade têm se perpetuado até hoje.

É destes e de outros temas que problematizaram no passado e problematizam até hoje o ensino das Artes Visuais que pretendemos dar visibilidade neste simpósio, buscando respostas para questões tais como:

Quem são nossos precursores e nossas precursoras?
Que instituições chamaram mais atenção no processo de modernização do ensino das Artes Visuais? Há experiências exemplares, pioneiras no contexto modernista e pós-moderno?
Como se formavam os professores de Artes Visuais?
Como foram se integrando ao ensino das Artes Visuais, sistemas epistemológicos e filosóficos supostamente alheios às artes?
Como foram integradas nas Artes Visuais na Escola as tecnologias mecânicas, analógicas e digitais ?
Como as práticas de circulação e de recepção, em exposições e megaexposições (Bienais), influenciam e foram influenciadas por dinâmicas educacionais?
Que disseram e dizem hoje os artistas sobre o ensino da Arte?
Que disseram e dizem hoje os filósofos e educadores sobre o ensino da Arte?
Quais os temas recorrentes na Arte/Educação ao longo do tempo e em diferentes geografias culturais brasileiras?
Como questões de gênero e de etnia vêm se tecendo no campo da Arte/Educação?
Há mulheres arte/educadoras, artistas, jornalistas, curadoras, gestoras culturais engajadas na política e na divulgação da Arte/Educação?

Palavras-chave: História do ensino da arte. Arte/educação. Aprendizagem em artes visuais.

5 - Laboratórios e arte: espaços de experiência e práxis interdisciplinares
Coordenadores: Cleomar de Sousa Rocha (UFG), Paula Almozara (PUC Campinas) e Luisa Paraguai (PUC Campinas).

O simpósio coloca em perspectiva a reflexão sobre a relevância das práticas interdisciplinares em laboratórios que abrangem a produção artística. Neste âmbito são eleitos temas relacionados ao relato de experiências e de como pensar as práticas interdisciplinares nos laboratórios: experiências específicas quanto aos modos de fazer e ao propor, inovar e compor métodos. Estão elencados neste escopo espaços como os fab labs - espaços de interlocuções entre artistas, técnicos, pesquisadores e comunidade local; de compartilhamento e trocas entre distintos laboratórios, em especial no contexto das redes telemáticas; laboratórios científicos que se abrem a propostas em arte; laboratórios multiusuários que igualmente abranjam a produção artística; espaços laboratoriais como residências e a gama de ações que envolvem equipes multidisciplinares, na perspectiva de um fazer colaborativo e interdisciplinar, incluindo mediações no ciberespaço.

Interessam relatos de experiência, abordagens conceituais, metodológicas, pragmáticas e operacionais, proposições inovadoras e leituras críticas do formato que se amplia mundialmente, de modo mais enfático nas produções que relacionam arte, ciência e tecnologia, embora não se restrinja a esta vertente.

As proposições de comunicação devem se alinhar ao tema geral da edição do Encontro Nacional, a saber: ARTE: SEUS ESPAÇOS E/EM NOSSO TEMPO, atendendo-se ao recorte deste simpósio, na contextualização e discussão dos espaços dos laboratórios nas práticas poéticas e estéticas. Revisões históricas, teóricas e críticas, bem como a relação deste tema com as práticas de ensino, exibição, salvaguarda e conservação são incentivadas, exercitando a transversalidade dos comitês da ANPAP, a partir do tema proposto.

Palavras-chave: Laboratório. Arte. Interdisciplinaridade.

6 - Discursos e práticas: espacialidades em sincronias e diacronias no ensino da arte
Coordenadores: Analice Dutra Pillar (UFRGS), Moema Lucia Martins Rebouças (UFES) e Sandra Regina Ramalho e Oliveira (UDESC).

O tema do 25º Encontro Nacional da ANPAP, qual seja, “Arte: seus espaços e/em nosso tempo”, contempla conceitos que têm estado presentes nas experimentações e nas elaborações teóricas delas decorrentes no ensino da arte e enseja a proposição deste Simpósio. Trata-se de investigações que têm como proposição a reflexão sobre discursos e práticas propostos e assumidos em espacialidades distintas, em que o ensino da arte se insere tais como em espaços sociais comunitários, locais públicos, espaços expositivos, ambientes escolares, de saúde, dentre outros. Envolvem pesquisas que não consideram um contexto (espacial, temporal e histórico) específico e datado, mas que concebem a arte em sua constituição como pertencente a uma dada formação discursiva. A Arte contém, ao mesmo tempo, a cultura em que é produzida e deixa entrever outra e diversa formação cultural. Conceitos como interdiscurso, intertexto, regimes de visibilidade, regimes de interação, e de estesia articulam os processos de ensino e de aprendizagem engendrados nestas práticas. Os sentidos de coletivo, de interação entre disciplinas, áreas e campos de conhecimentos encadeados, propõem outro, ou outros, modos de aprendizagem em arte. Considera a atuação das Artes em práticas educativas que envolvem experiências e conexões entre textos e linguagens, bem como aqueles relacionados diretamente à realidade cotidiana das populações escolares, onde cada vez ocupam um espaço maior os produtos das novas mídias, com predominância dos da mídia eletrônica.

Palavras-chave: Ensino da arte. Espaço como significante. Tempo (sincronia e diacronia). Regimes de interação e sentido. Interdiscurso.

7 - Políticas do corpo como lugares de poder na arte
Coordenadores: Alexandre Santos (UFRGS), Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPel) e Sheila Cabo Geraldo (UERJ).

Desde as vanguardas modernas que criticavam a moral burguesa, até a intersecção entre arte e vida que testemunhamos na contemporaneidade, muitos são os artistas que discutem os limites do corpo relacionados ao campo simbólico e à ordem dos discursos oficiais. De Marcel Duchamp a Hélio Oiticica, de Hans Bellmer a Gordon Matta Clark, de Ana Mendieta a Paulo Nazareth, de Marina Abramovic a Antonio Manuel, há um grande arsenal poético que, através de diferentes meios e linguagens, assume uma verdadeira batalha em prol da reflexão sobre o corpo como expressão que engendra pensamentos e ações de ordem política. Deste modo, o simpósio temático Políticas do corpo como lugares de poder na arte propõe que se pense o corpo como receptáculo e instância rebatedora de questões de ordem política. Cabem nesta discussão proposições relacionadas à história, teoria e crítica de arte, que reflitam não somente as experiências artísticas, mas também o próprio campo da arte e suas dinâmicas no que concerne à problemática central aqui sugerida. A potência das imagens eróticas. Os usos da nudez de corpos femininos e masculinos no campo artístico, tanto para subjugar e adequar socialmente, quanto para romper com a ordem estabelecida e provocar rupturas comportamentais. As desconstruções dos papéis de gênero, a apresentação da violência explícita e implícita sobre o corpo, as questões de ordem social e racial, o corpo e suas fragilidades, os lugares do prazer e a resistência ao sofrimento, as políticas de visibilidade e invisibilidade institucional do corpo na arte, as heranças históricas do passado escravocrata e sua repetição no cenário atual, as memórias dos corpos infames. Ancoram teoricamente esta proposta de simpósio as pesquisas que, de algum modo, gravitam em torno das relações entre arte e cultura visual, arte e Teoria Queer, arte e pós-colonialismo, por se tratarem de abordagens que oferecem instrumentos para dar voz aos corpos historicamente silenciados. Contudo, também serão bem-vindas outras abordagens teóricas desde que acrescentem elementos para a discussão e estejam em consonância com esta proposta de simpósio.

Palavras-chave: Arte moderna e contemporânea. Corpo. Política.

8 - Sobre espaços e tempo da pesquisa em educação e arte – escrita, análise e interpretação
Coordenadores: Raimundo Martins (UFG), Marilda Oliveira de Oliveira (UFSM) e Luiz Carlos Pinheiro Ferreira (UnB).

Há um conjunto articulado e mutante de critérios metodológicos, epistemológicos e teóricos que orientam processos e práticas de pesquisa em educação e arte. Há, nesse campo entrecruzado de produção de conhecimento, maneiras de pensar e fazer pesquisa que reivindicam regras próprias de consistência, coerência, legitimidade e valor construindo procedimentos de observação, escuta, descrição, escrita, análise e interpretação. Hoje, embora crescentes e visíveis, ainda são relativamente recentes os Grupos de Pesquisa e suas redes, os congressos e publicações que abrigam essas agendas, os projetos de investigação, dissertações e teses que se inscrevem nesses debates formulando perguntas e problemas a partir de uma perspectiva artístico-educativa.

Existem características que ajudam a situar a pesquisa em educação e arte. Entre elas, destacamos o “pluralismo metodológico”, ou seja, o repúdio a qualquer tentativa de reivindicar uma abordagem metodológica única, predominante e, consequentemente, excludente em termos de produção de conhecimento. Ao mesmo tempo, reconhecemos a existência de uma diversidade de modos de construir saber e compreensão científicos, considerando um olhar “perguntador” sobre o mundo escolar, seus tempos, contratempos, ritmos, culturas, saberes e fazeres. Vale ressaltar que há também uma variedade de estratégias metodológicas que propiciam um uso inventivo dos recursos e procedimentos de investigação, a saber, modos de escrita, análise e interpretação. Em meio a esta aparente dispersão, uma questão promove e é receptiva a essa diversidade: a indagação sobre como estão sendo percebidas, analisadas, escritas e interpretadas as experiências de pesquisa nos/em contextos culturais e educativos por aqueles que as vivem, as fazem, sentem e recriam, sobretudo quando consideramos a visibilidade do trabalho docente, as trajetórias de vida e as práticas de formação.

Essa potencialidade das pesquisas em educação e arte ajuda a identificar, documentar, tornar visíveis e disponíveis a multiplicidade de significados e aprendizagens sobre experiências vividas, narradas e representadas. As práticas investigativas que estamos produzindo sobre o ‘lugar’ e o ‘tempo’ educacional se propõem a ocupar um espaço nas discussões contemporâneas como escritas vividas, visíveis e compartilháveis. Este simpósio pretende estimular a vitalidade da pesquisa, abrir espaço para diferentes explorações metodológicas e modos de percebê-las, compreendê-las e interpretá-las.

Palavras-chave: Pesquisa. Educação. Artes visuais.

Posted by Patricia Canetti at 11:41 PM