|
outubro 4, 2015
19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul: Encontros e conversas
19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul
Encontros e conversas
Quatro conjuntos de atividades exploram o conteúdo das exposições do Festival: o Seminário Lugares e sentidos da arte: debates a partir do Sul, que reflete sobre as possibilidades de alargamento das categorias da arte na contemporaneidade, as Oficinas, sessões práticas de exercício de linguagens; os Encontros e conversas, oportunidades informais de troca; e as Ações de Mediação conduzidas pelos educadores do Festival. A programação envolve artistas participantes das exposições e convidados, entre curadores, pesquisadores, e representantes de instituições parceiras, além dos educadores.
7 de outubro de 2015 a 9 de janeiro de 2016
Galpão VB, Paço das Artes e Sesc Pompeia
São Paulo, SP
PROGRAMAÇÃO
7 de outubro, quarta-feira, 13h45
Visita com Rodrigo Matheus
Local: Sesc Pompeia - Galpão
8 de outubro, quinta-feira, 11-12h30
Tilting Axis 1.5
Local: Sesc Pompeia - Teatro
Participantes: Annalee Davis (Barbados), Holly Bynoe (São Vicente e Granadinas), María Elena Ortiz (Porto Rico), Mario Caro (Colômbia), N’Goné Fall (Senegal)
O 19º Festival recebe a plataforma de discussão Tilting Axis, voltada a promover maior proximidade e articulação entre profissionais que trabalham em iniciativas e instituições geridas por artistas na região caribenha, além de construir e redefinir relações históricas com o Norte e estabelecer diálogo com redes fortes que emergem no Sul global. Recém-fundada, em Barbados, a plataforma apresenta suas propostas e metodologia.
9 de outubro, sexta-feira, 17-18h30
Encontro com rede de residências
Local: Galpão VB
Participantes: A-I-R Laboratory (Polônia), Arquetopia (México), Delfina Foundation (Reino Unido), Djerassi Resident Artists Program (EUA), Kooshk Residency (Irã), Kyoto Art Center (Japão), Red Gate Residency (China), Residência Vila Sul (Brasil), Wexner Center for the Arts (EUA)
Representantes das residências artísticas parceiras do 19º Festival se colocam à disposição para conversar com o público sobre seus programas.
4 e 5 de novembro, quarta e quinta-feira, 13-16h
Leitura de portfólios
Local: Galpão VB
Participantes: Clara Ianni (Brasil), Débora Bolsoni (Brasil), Felipe Bittencourt (Brasil), Rodolpho Parigi (Brasil)
Alguns dos artistas selecionados para o Festival recebem artistas previamente inscritos para compartilhar sua própria pesquisa e trajetória. Em grupo, os convidados refletem sobre o processo, linguagem e pesquisas dos artistas inscritos.
Para participar: artistas interessados devem enviar portfólio (em pdf), entre os dias 6 e 23 de outubro, para o e-mail
Para assistir: Retirada de senha 1h antes no próprio local. Vagas limitadas.
14 de novembro e 9 de janeiro, sábados, 16h
Visitas à exposição Quem nasce pra aventura não toma outro rumo – Obras do Acervo Videobrasil
Local: Paço das Artes
Com Diego Matos (Brasil), coordenador de Arquivo e Pesquisa do Videobrasil e curador da exposição Quem Nasce Pra Aventura Não Toma Outro Rumo – Obras do Acervo Videobrasil.
Roteiro 1 (14/11/2015): Brasil, São Paulo – um lugar para a partida
Roteiro 2 (09/01/2016): O vídeo na arena política da arte
Para participar: Inscrições pelo email ou pelo telefone 11-3814-4832. Vagas limitadas.
25 de novembro, quarta-feira, 20h
Mesa de lançamento do Caderno Sesc_Videobrasil 11: Aliança de corpos vulneráveis
Local: Sesc Pompeia - Teatro
Participantes: Julia Bryan-Wilson (EUA), Miguel Angel Lopez (Peru), Teté Martinho (Brasil)
Com edição do curador peruano Miguel Angel Lopez, o novo número da revista anual de arte contemporânea Caderno Sesc_Videobrasil observa como o feminismo e o ativismo queer, entre outras formas de contestação crítica fundadas no corpo, estão transformando os discursos tradicionais da história da arte. Na mesa de lançamento, o editor e a pesquisadora norte-americana Julia Bryan-Wilson discutem a relação entre arte e teoria do feminismo.
PARTICIPANTES
Annalee Davis (Barbados) é artista e codiretora da plataforma de arte contemporânea Fresh Milk.
Clara Ianni (Brasil) é artista visual, bacharel em artes visuais pela Universidade de São Paulo, 2010, e mestre em Visual and Media Anthropology pela Freie Universität, Berlim, Alemanha, 2013.
Débora Bolsoni (Brasil) é artista visual, mestre em poéticas visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 2014.
Diego Matos (Brasil) é coordenador de Arquivo e Pesquisa do Videobrasil e curador da exposição Quem Nasce Pra Aventura Não Toma Outro Rumo – Obras Do Acervo Videobrasil.
Felipe Bittencourt (Brasil) é ator e artista visual, bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, 2007, com especialização em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design, 2010.
Holly Bynoe (São Vicente e Granadinas) é ensaísta e curadora-chefe da National Art Gallery das Bahamas.
Julia Bryan-Wilson (EUA) é professora associada de Arte Moderna e Contemporânea na Universidade da Califórnia (Berkeley). Crítica de arte, publicou amplamente sobre feminismo e questões queer.
María Elena Ortiz (Porto Rico) é curadora-assistente no Pérez Art Museum de Miami.
Mario Caro (Colômbia) é pesquisador, curador e crítico de arte contemporânea. Preside a rede de residências artísticas Res Artis.
Miguel Angel Lopez (Peru) é curador e diretor artístico do Teor/éti- ca, espaço de arte contemporânea em San José, Costa Rica.
N’Goné Fall (Senegal) é curadora e crítica. Foi curadora-convidada da Bienal de Dacar de 2002.
Rodolpho Parigi (Brasil) é artista visual, bacharel em artes plásticas pela FAAP, São Paulo. Desenvolve trabalhos com desenho, pintura, instalação e performance.
Rodrigo Matheus (Brasil) bacharel em artes pela Universidade de São Paulo (São Paulo) e mestre em escultura pelo Royal College of Art (Londres). Fez mostras individuais na Fundação Manuel Antônio da Mota (Porto, 2013), no Museu de Arte da Pampulha (Belo Horizonte, 2004) e no Cen- tro Cultural São Paulo (2004), entre outras.
Teté Martinho (Brasil) é jornalista e coordenadora de publicações da Associação Cultural Videobrasil.
LOCAIS
Galpão VB
Av. Imperatriz Leopoldina 1150, Vila Leopoldina, São Paulo, SP
Paço das Artes
Av. da Universidade 1, Cidade Universitária, São Paulo, SP
Sesc Pompeia
Rua Clélia 93, Pompeia, São Paulo, SP