|
setembro 15, 2015
Vetores: artes visuais em debate no CCBB, São Paulo
O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo promove uma série de debates sobre temas atuais da arte contemporânea. São seis palestras que abordam e discutem questões do circuito brasileiro de artes visuais da atualidade. A curadoria é do artista plástico e orientador em artes visuais Fernando Lindote.
Participantes: Gaudêncio Fidelis, Marília Panitz, Marisa Mokarzel, Paulo Herkenhoff, Raul Antelo, Rejane Cintrão
16 a 21 de setembro de 2015
Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB
Rua Álvares Penteado 112, Centro, São Paulo
INSCRIÇÕES
Entrada franca, mediante retirada de senha na bilheteria do CCBB a partir de uma hora antes do início do evento ou mediante inscrições prévias. Capacidade: 70 lugares
PROGRAMAÇÃO
Quarta, quinta, sexta, sábado e segunda, às 19h, e domingo, às 17h
16 de setembro, quarta-feira, às 19h
A protossemelhança fotográfica: trabalho de luto, com Raul Antelo (Santa Catarina)
O pesquisador vai traçar um paralelo entre dois precursores latino-americanos no debate sobre a fotografia, Victor Delhez e Sylvio da Cunha, tratando não apenas das suas experiências fotográficas mas também de suas ponderações críticas acerca das imagens. Raul desvendará, a partir deles, ecos de dois outros modernistas latino-americanos, os escritores Jorge Luis Borges e Carlos Drummond de Andrade.
17 de setembro, quinta-feira, às 19h
Arte contemporânea: curadoria para novos públicos, com Rejane Cintrão (São Paulo)
Rejane Cintrão aborda uma questão recorrente atualmente, que é a grande quantidade de público em exposições. É comum observar as filas geradas por exposições de grande porte em São Paulo, a maioria desse público não iniciado em artes, e a curadora elabora um questionamento a respeito da curadoria para grandes eventos. Como pensar uma curadoria para esse visitante e de que forma apresentar uma seleção de obras de maneira clara e didática sem parecer banal são alguns dos questionamentos que a curadora aborda em sua fala.
18 de setembro, sexta-feira, às 19h
Colecionismo no MAR, um museu para educação, com Paulo Herkenhoff (Rio de Janeiro)
O diretor cultural do Museu de Arte do Rio – MAR, conta para o público sua experiência à frente do museu, buscando integrar arte, história e educação na palestra Colecionismo no MAR, um museu para educação.
19 de setembro, sábado, às 19h
Modelos curatoriais de exposições da produção artística da América Latina, com Gaudêncio Fidelis – palestrante (Rio Grande do Sul)
O curador e historiador de arte aborda os principais modelos utilizados em exposições feitas a partir da década de 1990 que abriram espaço para a recepção para a produção da América Latina, incluindo a plataforma curatorial da X Bienal do Mercosul.
20 de setembro, domingo, às 17h
Percursos descontínuos de uma arte em processo: Belém anos 2000, com Marisa Mokarzel (Pará)
Marisa Mokarzel analisa o panorama da arte em sua terra natal a partir dos anos 2000, observando e questionando os percursos descontínuos de um sistema de arte em construção e que apresenta um mercado frágil ou quase inexistente.
21 de setembro, segunda-feira, às 19h
O centro fora do centro: reflexões sobre um circuito em construção, com Marília Panitz (Brasília)
Marília Panitz discute a articulação de circuitos de arte a partir de experiências desenvolvidas no Centro-Oeste e suas ligações com outras estruturas emergentes no país. Panitz é mestre em Teoria e história da arte pela Universidade de Brasília, onde leciona.
PALESTRANTES
Gaudêncio Fidelis, atualmente curador-chefe da X Bienal do Mercosul, é curador e historiador de arte.
Marília Panitz (Brasília)
Curadora e crítica de arte, é mestre em Teoria e História da Arte pela Universidade de Brasília. É professora do Instituto de Artes da mesma Universidade. Foi diretora do Museu de Arte de Brasília.
Marisa Mokarzel (Pará)
Curadora, é doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e mestre em História da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora e pesquisadora da Universidade da Amazônia. Foi diretora do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas da Secretaria de Estado de Cultura do Pará.
Paulo Herkenhoff (Rio de Janeiro)
Crítico de arte, foi curador adjunto do MoMA (Nova York) entre 1999 e 2002 e consultor da Coleção Cisneros (Caracas) e da IX Documenta de Kassel em 1991. Curador-chefe do MAM/RJ de 1985 a 1990, dirigiu o Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro entre 2003 e 2006. Fez a curadoria geral da XXIV Bienal de São Paulo em 1998, conhecida como a Bienal da Antropofagia. É diretor cultural do Museu de Arte do Rio | MAR desde sua fundação, em 2012.
Raul Antelo (Santa Catarina)
É graduado em Letras Modernas pela Universidad de Buenos Aires e em Língua Portuguesa pelo Instituto Superior del Profesorado de Lenguas Vivas, com mestrado e doutorado em Literatura Brasileira pela USP. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Publicou os livros Maria com Marcel: Duchamp nos trópicos, A ficção pós-significante, Transgressão & modernidade, Potências da imagem, Crítica acéfala, entre outros.
Rejane Cintrão (São Paulo)
Atuou como curadora executiva do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Idealizou as curadorias do Espaço Cultural do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos e da Torre Santander em São Paulo. Realizou o projeto Novos Curadores. Atualmente é diretora da empresa Isso é Arte e coordenadora do Instituto Figueiredo Ferraz em Ribeirão Preto.