|
agosto 23, 2015
MAR na Academia: Seminário Internacional Por uma Estética do Século XXI, Rio de Janeiro
No debate tradicional da modernidade, o pensamento disciplinar sobre a estética se orientava a partir de dois paradigmas principais: ela poderia ser compreendida como teoria da aisthesis (sensibilidade) - noção ampliada e difundida por Alexander Baumgarten - ou como reflexão sobre as artes e a poiesis (produção, criação), em que se pressupõe o juízo sobre o belo e o sublime - sistematizado pela filosofia das artes de Hegel. No contexto da cultura contemporânea, o debate em torno da estética se complexifica, já não podendo mais se limitar às polaridades dos paradigmas da tradição. Diante da proliferação de imagens, da expansão da comunicação e das trocas culturais transnacionais, os desafios do século XXI nos mobilizam a pensar novas categorias estéticas, que possam servir de análise para pensar a experiência contemporânea. De que modo podemos compreender o sensível hoje? Quais desdobramentos e implicações nos levam a considerar a estética no século XXI?
Participantes: Alex Martoni, André Antônio, Angela Prysthon, César Guimarães, Denilson Lopes, Erick Felinto, Gabriela Lírio, Hans Ulrich Gumbrecht, José Sanchez, Julio Bezerra, Nicole Brenez, Rosalind Galt
25, 26 e 27 de agosto de 2015
Museu de Arte do Rio
Praça Mauá 5, Centro, Rio de Janeiro
PROGRAMAÇÃO
25 de agosto (terça-feira)
Às 18h
Abertura
A experiência estética perdeu a sua “autonomia”? Uma dupla reflexão genealógica
Hans Ulrich Gumbrecht (Universidade Stanford)
Mediação: Denilson Lopes (UFRJ)
Existem várias razões para acreditar que a vida cotidiana global no início do século XXI é penetrada por momentos de experiência estética. Em sua acumulação, esses efeitos parecem ter minado o status de "autonomia" ao qual Kant [entre outros filósofos do Iluminismo] estava se referindo com o conceito de "desinteresse" da experiência estética. Esta observação desencadeia uma reflexão genealógica apontando, com a ajuda de duas perguntas diferentes, duas dimensões temporais opostas. Em que condições o fenômeno histórico e a noção de "experiência estética" emergiram na modernidade ocidental? Devemos compreender a dissolução da "autonomia estética" como um sintoma para o desaparecimento iminente de "experiência estética" como um potencial individual e social da existência humana?
A conferência será proferida em português.
26 de agosto (quarta-feira)
Às 15h
Mesa 1 – Atmosfera e Desaparecimento
José Sanchez (Universidade de Castilla La Mancha) – Presença e desaparecimento (A conferência será proferida espanhol.)
Erick Felinto (UERJ) – As Imagens Inconstantes: sobre as Ambiências no Cinema
Mediação: Alex Martoni (UFF)
Às 18h
Mesa 2 – Sensível
Nicole Brenez (Universidade de Paris III – Panthéon-Sorbonne) – O conceito de arte à luz do documentário (A conferência será proferida em francês.)
César Guimarães (UFMG) – A estética por vir
Mediação: Julio Bezerra (UFRJ)
27 de agosto (quinta-feira)
Às 15h
Mesa 3 – Artifício
Angela Prysthon (UFPE) – Furiosas frivolidades: artifício, heterotopias e temporalidades estranhas no cinema brasileiro contemporâneo
Denilson Lopes (UFRJ) – Afetos e Artifício na América Latina
Mediação: André Antônio (UFRJ)
Às 18h
Encerramento
Rosalind Galt (King’s College/Universidade de Londres) – Artifício, estilo e frivolidades na estética do cinema contemporâneo (A conferência será proferida em inglês.)
Mediação: Gabriela Lírio (UFRJ)
OUTRAS INFORMAÇÕES
Haverá tradução simultânea para todas as conferências.
O seminário é gratuito e sem inscrições prévias. Sujeito a lotação do auditório (100 vagas). Haverá 25 vagas destinadas a palestrantes, mediadores e outros convidados. Caso essas não sejam ocupadas, serão liberadas dez minutos antes de cada sessão começar.
Certificado será emitido para 75% de participação.
O seminário é uma parceria do MAR, por meio do Programa MAR na Academia, com docentes e discentes da ECO-UFRJ: Denilson Lopes, Gabriela Lírio, Júlio Bezerra, Camila Vieira e Lucas Murari.
Apoio
CAPES
Cinemateca do MAM
Consulado da Espanha
Consulado da França
FAPERJ