|
maio 21, 2015
Palestra de Gianni Vattimo no Maria Antonia, São Paulo
Hermenêutica versus globalização
Para Gianni Vattimo, as filosofias de Nietzsche e de Heidegger instauram uma crise irreversível nas bases racionalistas do pensamento moderno.
28 de maio de 2015, quinta-feira, 19h
Centro Universitário Maria Antonia
Rua Maria Antonia 294, Vila Buarque, São Paulo
Informações: 11-3123-5200
Retirar senha 30 min. antes
APRESENTAÇÃO
Para Gianni Vattimo, as filosofias de Nietzsche e de Heidegger instauram uma crise irreversível nas bases racionalistas do pensamento moderno.
Assim, Vattimo propõe uma filosofia baseada no enfraquecimento do ser como chave de leitura da pós-modernidade, mas também nas formas de progressiva redução da violência, de passagem a regimes políticos democráticos, de secularização, pluralismo e tolerância, como impulso à emancipação humana e à superação das diferenças sociais.
Sua proposta filosófica é uma resposta à crise das grandes correntes de pensamento dos séculos XIX e XX: o hegelianismo, o marxismo, a fenomenologia, a psicanalise, o estruturalismo.
O pensamento fraco, uma forma particular de niilismo, aceita o peso do "erro", ou seja, do efêmero de tudo o que é histórico e humano. É a noção de verdade que se deve adequar à dimensão humana, e não vice-versa. Assim, a verdade é criação, jogo, retórica.
Gianni Vattimo é filósofo graduado pela Universidade de Turim na Itália, onde também é professor de Estética e de Filosofia Teorética. É diretor da Rivista di estetica e contribui com a publicação La Stampa, onde produz editoriais com reflexões críticas sobre política e cultura. Publicou, dentre outros, O fim da modernidade: niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna (Martins Fontes, 2007) e Diálogo com Nietzsche (Martins Fontes, 2010).