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maio 7, 2015
Cursos no Ateliê Carlos Fajardo, São Paulo
O artista e professor Carlos Alberto Fajardo oferece cursos em seu ateliê, para o estudo da imagem e desenvolvimento de raciocínio visual.
Segundas e quartas-feiras, das 10h30 às 12h30, e terças e quintas-feiras, das 9h30 às 12h30
Ateliê Carlos Fajardo
Rua Heitor Penteado 220, Estúdio 17, Sumarezinho, São Paulo
11-3081-8603, 99941-4708 ou cfajardo@uol.com.br
CURSOS
Imagem
Segundas-feiras: A imagem que dá continuidade à leitura e discussão de textos de Georges Didi-Huberman. Será discutido o livro “Diante da Imagem”.
Quartas-feiras: Leitura e discussão do livro "Antropologia da Imagem" de Hans Belting
Horário: 10h30-12h30
Custo mensal de R$ 450 para cada curso.
Raciocínio visual
Terças e quintas-feiras: Curso prático de Desenho de Observação com o objetivo de desenvolver o raciocínio visual.
Horário: 9h30-12h30
O custo mensal será discutido com cada participante.
PROFESSOR
Carlos Alberto Fajardo (São Paulo SP 1941). Artista multimídia. Freqüenta o curso de arquitetura na Universidade Mackenzie, em São Paulo, entre 1963 e 1972. Na década de 1960, estuda pintura, desenho, comunicação visual e história da arte com Wesley Duke Lee (1931 - 2010), e música contemporânea com Diogo Pacheco (1925). Participa da criação do Grupo Rex, com Wesley Duke Lee, Nelson Leirner (1932), Frederico Nasser (1945), Geraldo de Barros (1923 - 1998) e José Resende (1945), em 1966, e torna-se co-editor do jornal Rex Time. Em 1970, com Luiz Paulo Baravelli (1942), Frederico Nasser e José Resende, funda a Escola Brasil:. Estuda gravura em metal com Babinski (1931) e litografia com Regina Silveira (1939). No início de sua trajetória, trabalha com diferentes técnicas, realizando objetos, pinturas, colagens, desenhos e gravuras. A partir de 1981, expõe trabalhos em pintura, constituídos por um conjunto de telas e de superfícies em madeira pintada, apenas apoiados nas paredes da sala, criando assim um espaço entre os dois planos. Passa a dedicar-se à realização de esculturas em que explora questões como peso, gravidade ou sustentação da obra no solo. Em 1987, recebe a Bolsa Ivan Serpa da Funarte e, em 1989, a Bolsa Vitae de Artes. Desde 1996, leciona no departamento de artes plásticas da Escola de Comunicações e Arte s da Universidade de São Paulo - ECA/USP.