|
março 6, 2015
Inscrições para Método Abramović no Sesc Pompeia, São Paulo
“Se você me der o seu tempo, eu lhe darei uma experiência”, diz a artista ao convidar as pessoas a abandonarem a correria e as distrações da vida cotidiana, com seus excessos de informações, atividades e tecnologias, e a dedicarem um tempo para estarem consigo mesmas, por meio da prática de exercícios simples que permitem alcançar concentração, quietude e introspecção.
Inscrições reabertas a partir de 10 de março de 2015
Sesc Pompeia
Rua Clélia 93, São Paulo
Inscrições gratuitas online
APRESENTAÇÃO
De terça a sábado, 5 sessões, 9h30 – 11h30 – 13h30 – 15h30 – 17h30; domingos e feriados, 4 sessões, 9h30 – 11h30 – 13h30 – 15h30. Cada sessão, com 2h30, atenderá aproximadamente 100 inscritos. Classificação indicativa: 12 anos
Serão cinco sessões diárias entre terça-feira e sábado, e quatro aos domingos e feriados, sempre a partir das 9h30. Com duração de 2h30 – duas horas de exercícios, precedidas de 30 minutos de preparação –, cada sessão atenderá cerca de 100 inscritos, num total de aproximadamente 500 visitantes por dia.
Os participantes deixarão todos os seus pertences – como celulares, carteiras e bolsas – guardados em lockers, receberão fones de ouvido isoladores de som e assistirão a um vídeo tutorial no qual Marina explica o Método e apresenta os exercícios preparatórios para a experiência. Em um ambiente de silêncio completo e sem nenhuma ligação com o mundo externo, eles serão divididos em grupos e encaminhados para a prática de quatro exercícios, vivenciando uma experiência pessoal e coletiva que possibilitará atingir estados de clareza e conexão cada vez mais raros em nosso dia-a-dia.
Para a aplicação do Método no Sesc Pompeia – “uma verdadeira fábrica de energia”, como Marina define o espaço projetado por Lina Bo Bardi –, a artista desenvolveu uma série especial de “Objetos Transitórios”, com os quais os público irá interagir adotando as três posturas corporais básicas: de pé, sentado e deitado. São cadeiras, bancos, camas e pedestais feitos da combinação de madeira e cristais brasileiros (foi usada 1.5 tonelada de minerais), cada um com suas próprias qualidades energéticas. Além de utilizar os objetos, o público passará um tempo caminhando em câmera lenta, desacelerando o corpo, a respiração e os pensamentos.
Uma equipe de facilitadores selecionados e devidamente treinados pela artista e por Lynsey Peisinger, colaboradora e curadora do Marina Abramović Institute (MAI), irão acompanhar o público durante os exercícios do Método. Após o encerramento da sessão, os visitantes poderão deixar um relato sobre a experiência em depoimentos escritos ou em vídeo e compartilhar nas redes sociais com a hashtag #terracomunal.
Marina quer parar o tempo, colocando os participantes no aqui e agora. Seu Método propõe que as pessoas fiquem conectadas somente com os seus próprios corpos e mentes e com a energia coletiva gerada na experiência. A relação entre o performer e o público sempre esteve no foco de pesquisa da artista e o Método Abramović permite esta troca de papéis. Os participantes passam a compreender, vivenciar e apreciar melhor as performances de longa duração.