|
março 4, 2015
Oficina de práticas audiovisuais em tempo real com Luiz DuVa no Red Bull Station, São Paulo
Workshop gratuito, de caráter informativo e prático, coloca o aluno em contato com a história, as técnicas e os conceitos utilizados por composições audiovisuais, performances e instalações que tem em comum a criação de espaços específicos para a apresentação de obras audiovisuais onde a imagem e o som são manipulados ao vivo e em tempo real. Durante o processo do curso será dada ênfase à análise de experiências, trabalhos e/ou processos artísticos, que tenham como base o uso de técnicas de expansão da consciência para a sua realização.
Professor: Luiz DuVa
10, 11 e 12 de março de 2015 - 19 às 22 horas
Red Bull Station - Auditório
Praça da Bandeira 137, Centro, São Paulo
PROGRAMA
A oficina, ministrada pelo artista Luiz DuVa, abordará dos seguintes temas – que podem variar de acordo com o interesse e o nível de conhecimento do grupo:
1. A história, os conceitos e o desenvolvimento das técnicas usadas nas performances multimidias desde a década de 1950 até os dias de hoje.
2. Técnicas de criação utilizando-se ferramentas de manipulação de imagem e som em tempo real: after-image, video-remix, video-improvisação, video-scratch, narrativas não-lineares, visual music e arte generativa.
3. Introdução aos softwares mais utilizados, audio e video, com ênfase no ambiente gráfico de programação Isadora e Modul8.
4. Exercícios de interpretação e criação de uma peça audiovisual, uma para cada grupo de até 3 alunos, que poder ser apresentada como performance ou instalação no final do curso.
Método de estudo: Teoria: 50% / Prática: 50%, sendo que cada aula se inicia e termina com uma atividade prática.
Público Alvo: Vídeoartistas, vjs, videomakers, performers, djs, produtores de música eletrônica, fotógrafos, artistas plásticos, cineastas, web artistas, desing gráficos e interessados em geral.
Pré-requisitos: Ter domínio básico, técnico e teórico de sua área de atuação. Algum conhecimento de edição de vídeo e produção de música. Familiaridade com plataforma Apple e softwares de edição e manipulação de imagens é recomendável mas não obrigatório.
Material do Aluno: Os alunos são incentivados a trazer seu próprio material artístico (fotos, videos, textos) para que sirvam de material-prima para a oficina prática assim como seus próprios equipamentos.
Como se inscrever: Os interessados em participar devem enviar uma carta de intenção de um parágrafo para o email com o assunto “workshop Luiz DuVa”. A seleção será feita pelo ministrante e os participantes escolhidos serão comunicados no dia 7 de Março, por email.
Capacidade: 20 pessoas – gratuito
Luiz Duva é um artista experimental no campo da videoarte que desenvolve desde o início dos anos 1990 narrativas pessoais em vídeo, bem como uma série de experiências com videoinstalações e performances audiovisuais. Duva também é um dos criadores e o diretor artístico da Mostra Live Cinema, mostra de performances audiovisuais que acontece anualmente no Brasil desde 2007.