|
fevereiro 27, 2015
Processo Criativo com Charles Watson na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
Curso interdisciplinar dirigido àqueles que se interessam pelo processo criativo, tais como designers, artistas, arquitetos, empresários e outros para quem a geração de novas ideias seja fundamental.
Professor: Charles Watson; palestrantes: Eduardo Berliner (pintura), Lia Rodrigues (inteligência espacial/corporal), Luiz Alberto Oliveira (sistemas não lineares), Mark Lambert e Steven Harper (improvisação no jazz)
9 de março a 8 de julho de 2015, segundas e quartas, 19h30-21h30
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ
Pré-matrícula online e inscrições diretamente na Secretaria do Parque Lage, segunda a quinta, 9-20h30; sexta, 9-17h; sábado, 10-12h
PÚBLICO ALVO
Grupos multidisciplinares incluindo artistas, designers, arquitetos, empresários, publicitários, e todos que se interessam pelo processo de inovação e para quem a geração de novas ideias se tornou fundamental.
OBJETIVOS
Criatividade não é apenas um assunto de interesse para o campo da arte. É algo que torna possível ideias inovadoras relevantes, em qualquer que seja a área de atuação. De natureza interdisciplinar, o curso tem o objetivo de apresentar vários aspectos do processo criativo e como estes se manifestam nas mais diversas disciplinas, desconstruindo assim alguns dos mitos populares sobre o assunto. Através de um amplo conteúdo sobre diferentes áreas, as aulas buscam demonstrar que a semelhança entre as dinâmicas criativas pode superara diferença entre as linguagens.
CONTEÚDO
- OS FUNDAMENTOS
introdução / considerações gerais / definição
o contexto / o campo semântico
criatividade e limites
dicotomias da inovação
10,000 horas / o laboratório
talento / trabalho duro
motivação
a engenharia do erro
serendipity
etapas incipientes de estruturas úteis
modelo pós darwiniano
o gene inútil / o modelo evolutivo
o olhar do outro / bootstrapping / domesticação do anárquico
complexidade / emergence e inserção do randômico
- ESTRATÉGIAS / ESTRUTURAS RECORRENTES
pedágio de pensamento
suposições inapropriadas
fragmentação
geração de alternativas
entre categorias
looping, circularidade, sistemas autorreferenciais
saturação
analogia e formação de metáfora
inversão
- VISUALIZAÇÃO
percepção
modelos do mundo
a grande divisória / dicotomia esquerda direita
visualização / mind flying
imaginação
desenho
manipulação
DINÂMICA E METODOLOGIA
O curso consiste numa série de palestras interativas amplamente ilustradas com textos, vídeos e exercícios, usando fontes de diferentes disciplinas. As aulas contam ainda com um extenso material de entrevistas com artistas nacionais e internacionais realizadas ao longo de 23 anos. Além da ênfase na arte contemporânea, são apresentados conteúdos variados sobre música, literatura, dança, ciência, matemática, biologia, entre outros. O curso também conta com palestras de profissionais de outras áreas, abordando de uma maneira mais detalhada aspectos singulares de problemas levantados nas aulas.
BIBLIOGRAFIA SUCINTA
- Art&Fear: David BAyles& Ted Orland
- The Creative Process: Brewster Ghiselin
- Creatorson Creating: Frank Barron /Alfonso Montuori / Anthea Barron
- Creativity: Runco
- Flow: Mihaly Csikszentmihalyi
- The Road To Excellence: K. Anders Ericsson (editor)
- The Development of Personal Expertise: K. Anders Ericsson
- Creativity: Theoriesand Themes Mark A. Runco
- Creativity: Understandinginnovation in Robert W. Weisberg
- ProblemSolving, Science, InventionandtheArts
- The Actof Creation: Arthur Koestler
- Creating Minds: Howard Gardner
- Serendipity: Royston M. Roberts
- The Courage to Create: Rollo May
- Optimal Experience: Mihaly Csikszentmihalyi & Isabella Selega Csikszentmihalyi
- The Transfiguration of Commonplace: Arthur C. Danto
- Out of Our Minds: Ken Robinson
- Feeling andReason in theArts: David Best
- The CompassionateBrain: Geraldo Heiter
- Interviews Volume I: Hans UlrichObrist
- Interviews Volume 2: Hans UlrichObrist
- Lettersto a Young Scientist: Edward O. Wilson
- Lettersto a Student: Wynton Marsalis
- The TalentCode: Daniel Coyle
- Mastery: Robert Greene
- The Craftsman: Richard Sennet
VISUALIZAÇÃO
- Visual Thinking: Robert H. McKim
- Visual Intelligence: Donald D Hoffman
- Experiences in Visual Thinking: Robert H. Mckim
INVESTIMENTO
Valor total: R$ 2.760,00
Pagamento à vista no ato da inscrição R$ 2.484,00 (10% de desconto).
Pagamento parcelado em 4 vezes de R$690,00 , sendo a primeira no ato de inscrição e as próximas a cada 30 dias do pagamento da anterior.
Opções: Cartões de crédito e débito, cheque e dinheiro.
Taxa de matrícula: R$ 70.00
Desde 2004 recomendado como um curso de preparação para bacharelado / mestrado em arte pela University of the Arts London e suas escolas de arte afiliadas - Camberwell College of Arts, Central St. Martins College of Art and Design, Chelsea School of Art and Design, The London College of Fashion, The London College of Communications.