|
fevereiro 20, 2015
Cursos EAV Parque Lage: Ateliês
Aulas práticas com desenvolvimento e acompanhamento de projetos em: Arte e tecnologia, Arte digital, Desenho, Escultura, Fotografia, Iluminação para a arte, Mídias digitais, Modelo vivo, Oficinas de imagens gráficas – gravura em metal, litografia, serigrafia, xilogravura, meios múltiplos, Pintura, Videoarte, Cursos para crianças e jovens.
Professores: Analu Cunha, Bia Amaral, Bruno Miguel, Carli Portella, Chico Cunha, Daniela Seixas, Denise Cathilina, Evany Cardoso, Gianguido Bonfanti, Giodana Holanda, Jacqueline Siano, João Atanásio, João Carlos Goldberg, João Magalhães, Julio Castro, Julio Lucio, Katie van Scherpenberg, Luiz Ernesto, Luiza Baldan, Marilia Martins, Nadam Guerra, Nena Balthar, Rafael Alonso, Ricardo Becker, Rogério Emerson Magalhães, Ronaldo Macedo, Simone Rodrigues, Susana Spadaccini, Suzana Queiroga, Tatiana Grinberg, Thiago Barros, Tina Velho
Início das aulas em 3 de março de 2015
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Acesse datas, horários, mais informações e inscrições online
Analu Cunha: Videoarte – a imagem em movimento: origens da videoarte e desdobramentos
O curso é direcionado aos interessados em desenvolver trabalhos audiovisuais em arte contemporânea. Tem como objetivo fornecer meios teóricos, históricos e práticos para que o participante possa produzir vídeos e elaborar reflexão própria sobre a produção de imagens no mundo contemporâneo. A ênfase dos exercícios será a relação entre som e imagem a partir da visualização de filmes experimentais e vídeos de artistas. Desejável alguma experiência com edição e captura de imagens
Analu Cunha: Videoarte – acompanhamento de projetos em videoarte e audiovisual
Curso prático focado na produção individual e voltado para aqueles que queiram desenvolver trabalhos em videoarte. Estruturado na teoria e prática do cinema e da arte contemporânea, em especial na videoarte como campo de expressão artística do audiovisual. A partir dos interesses formais e conceituais do participante, serão exibidos filmes e vídeos que abordem questões a eles relacionadas e propostos exercícios que estimulem a reflexão e a resolução de problemas. Dentre eles, serão exibidos alguns trabalhos de videoarte brasileira, de Nam June Paik, Andy Warhol, Paul Sharits, Vito Acconci, Marina Abramovic, Bruce Nauman, Jonas Mekas, Gary Hill, Bill Viola, Douglas Gordon, Doug Aitken, Pipilotti Rist, Christian Marclay, Anri Sala. Destinado àqueles que já possuam trabalhos na área de videoarte.
Bia Amaral, Giodana Holanda: Experiências gráficas
O curso prático, visa a produção, a pesquisa e a reflexão em torno da imagem gráfica a partir de temas da arte contemporânea. Durante o processo, propostas e projetos de trabalho envolvendo técnicas de gravura em metal, monotipia, fotografia e imagem digital, acompanharão pesquisas e discussões com objetivo de estimular a produção da gravura em um campo ampliado.
Bruno Miguel: Interfaces contemporâneas - Processos híbridos de criação
O curso busca promover, a partir de exercícios de reflexão, concepção e produção, discussões acerca do que seria um pensamento crítico com condições de ser convertido em imagem, técnica e conceito, construindo assim formas de se perceber o que é ser um artista hoje. Unindo interfaces diversas , como: pinturas, filmes, músicas, vídeo clipes, textos, Imagens, esculturas entre outras, serão desenvolvidas propostas práticas que mais do que visar à obra, objetivarão o desenvolvimento de um pensamento criativo plural e não linear.
Carli Portella: Imagem - do desenho aos outros meios
O curso proporciona ao aluno o acesso a diversas formas de expressão artística, por meio de exercícios que envolvem procedimentos como pintura, desenho, colagem, entre outros. Com a intenção de estimular a visão crítica, a produção dos alunos é discutida coletivamente, de modo a ampliar seu universo visual e possibilitar o desenvolvimento de uma linguagem individual.
Chico Cunha: A prática da pintura
A intenção do curso é demonstrar a necessidade de estruturação de um pensamento direcionado à pintura, como meio para solução de questões pictóricas. Através de exercícios técnicos abordando cor, luminosidade, valor, transparência e outras questões afins, o aluno terá contato com as possibilidades de construção da imagem pintada.Em uma segunda etapa, realizará projetos em tela visando uma pesquisa de linguagem em pintura.
Chico Cunha: A prática do desenho
O curso é voltado para alunos com interesse no desenho como linguagem ou projeto para a pintura. Serão realizados exercícios abordando espaço, perspectiva, valor tonal, composição, representação de objetos e figura humana. Os alunos serão estimulados a desenvolver projetos específicos para a mídia do desenho.
Denise Cathilina: Fotografia - Desenvolvimento de projetos
O curso tem como objetivo oferecer orientação teórica e crítica aos participantes na concepção e desenvolvimento de seus projetos individuais e coletivos em fotografia. Os participantes são convidados a problematizar as etapas de produção envolvidas, refletindo sobre o modo como as imagens são produzidas, e pensar a fotografia como instrumento de investigação plástica e de representação de conceitos. Ao longo dos encontros, haverá espaço para a análise dos projetos desenvolvidos pelos alunos, apresentação e análise da obra de artistas brasileiros e internacionais, além de exercícios práticos, aulas teóricas e visitas a exposições, museus e ateliê de artistas.
Denise Cathilina: Fotografia expandida
Curso prático e introdutório que pretende discutir, a partir das ideias de Vilém Flusser, a fotografia para além das questões técnicas e estimular o desenvolvimento de uma linguagem pessoal. A finalidade do curso também é propiciar a orientação e o aprofundamento do discurso e da prática relacionada às imagens. Ao longo dos encontros, haverá espaço para a análise dos projetos desenvolvidos pelos alunos, apresentação e análise da obra de artistas brasileiros e internacionais, além de exercícios práticos e aulas teóricas. No final do curso, os participantes recebem orientação para o desenvolvimento e finalização de um projeto.
Evany Cardoso: Serigrafia com máscaras diversas
O curso busca aproximar os participantes das diversas técnicas serigráficas que utilizam máscaras de papel, a partir de exercícios práticos que visem a exploração do material para o desenvolvimento de produções autorais. Durante as aulas, os trabalhos individuais receberão acompanhamento da professora.
Gianguido Bonfanti: Modelo vivo
Este curso pretende desenvolver a percepção visual do aluno a partir da observação do corpo humano, no intuito de propiciar intimidade com a forma. A idéia é trabalhar o campo expressivo, tendo como meta principal o desenho. São propostos exercícios que enfocam a habilidade, a quebra de vícios e o desenvolvimento de uma linguagem gráfica pessoal. O custo dos modelos é dividido mensalmente pelos alunos.
Giodana Holanda: Cartografias e narrativas do cotidiano
O curso, destinado a artistas e estudantes de arte, busca o desenvolvimento de táticas de apropriação do espaço da cidade por meio do caminhar e do uso cotidiano, , para a criação de cartografias. Partindo da cartografia como uma forma de narrativa, os alunos serão estimulados a pensar maneiras de dar visibilidade às vivências cotidianas a partir da experimentação com mídias digitais e tradicionais.
Giodana Holanda: Meios Múltiplos - Imagem gráfica
O curso é voltado para aqueles que desejam desenvolver projetos na área gráfica a partir de processos híbridos de criação de imagens, onde a gravura se aproxima e dialoga com outros meios e linguagens como a fotografia e/ou imagem digital, texto, desenho, pintura, objeto ou instalação. Serão propostas experiências, a partir dessas relações entre meios e linguagens e estimuladas pesquisas e discussões sobre os processos de trabalho e artistas que dialogam nesse campo.
saiba mais…
João Atanásio: Gravura - teoria, prática e experimentação
Curso aberto a iniciantes, com ênfase no aprendizado prático. A partir da apresentação das técnicas tradicionais da xilogravura e da gravura em metal, tais como água-tinta, água-forte e buril, os alunos são incentivados a explorar os limites da técnica, buscando novos recursos gráficos e resultados plásticos.
saiba mais…
João Carlos Goldberg: Conversando sobre escultura, objeto etc. e tal (com ênfase no etc. e tal)
O curso, prático-teórico, enfoca os aspectos da produção da arte no campo tridimensional, com base na análise das técnicas, métodos e materiais, além do processo criativo de artistas modernos e contemporâneos. Os alunos podem utilizar o ateliê-oficina e receber orientação do professor para o desenvolvimento de seus trabalhos.
João Magalhães: Pintura II
Curso voltado para alunos cujo trabalho tenha atingido nível avançado de desenvolvimento. São realizadas discussões em sala tendo como ponto de partida a produção dos alunos. Não são propostos exercícios. Para participar do curso, o candidato deve ser estudante de arte, ter realizado exposição ou ter frequentado cursos na EAV. Caso não preencha qualquer um dos pré-requisitos, deve apresentar portfólio para avaliação do professor.
João Magalhães: Pintura I
O objetivo do curso é desenvolver a prática e o pensamento sobre a pintura, tomando como referência condições históricas e contemporâneas. Haverá leitura objetiva de cada imagem produzida e suas possíveis relações com artistas e obras do passado e presente. Os trabalhos realizados pelos participantes são analisados pelo professor, pelo próprio autor e pelo grupo.
Julio Castro: Xilogravura como projeto
O curso objetiva capacitar prática e teoricamente o desenvolvimento da xilogravura como linguagem no âmbito da arte contemporânea. A partir de uma abordagem histórica da xilogravura no decorrer dos diversos movimentos artísticos e do conhecimento dos instrumentos de gravação, suportes e meios de impressão, os participantes serão estimulados a produzir e a refletir sobre suas produções individuais.
Julio Lucio: Introdução ao Arduino
Com abordagem teórica e prática, o curso destina-se aos interessados em aprender a utilizar o micro-controlador open-source Arduino – ferramenta de interatividade para arte digital – assim como adquirir noções básicas de programação em linguagem e compreender circuitos eletrônicos simples tanto quanto o funcionamento de sensores e atuadores. A compreensão e utilização do Arduino implicam na aprendizagem de mais duas disciplinas correlacionadas: Programação em C simples e Eletrônica para Interatividade. Para um melhor aproveitamento das aulas, recomenda-se nível básico de inglês e noções de informática.
Julio Lucio: Pixeling
Curso voltado para os interessados em aprender noções básicas de programação em c++ e da biblioteca openFrameworks, com foco na manipulação de imagens, vídeos, imagens da câmera, incluindo kinect, para produzir conteúdos digitais personalizados. Ao longo os encontros, os participantes poderão compreender os conceitos de pixel, imagem, vídeo, imagem depth da câmera kinect; aprender como acessar e armazenar os pixels em imagens, vídeos, câmeras; aprender como fazer manipulações e gerar imagens ou vídeos em tempo real com o resultado das operações entre os pixels. No final do curso, os participantes terão a oportunidade de propor projetos em grupo a serem desenvolvidos em conjunto nas aulas.
Katie van Scherpenberg: Pensamento, ação e imagem
O curso objetiva proporcionar ao participante condições de desenvolver sua própria trajetória artística através da pintura. Serão feitos exercícios baseados nas técnicas européias da pintura, contextualizando com orientações que abrangerão tanto o pensamento estético quanto o conhecimento técnico, de forma a permitir que o participante crie subsídios para uma visão crítica sobre seu trabalho.
Luiz Ernesto: Questões fundamentais da pintura
O curso visa propiciar ao participante conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento de um trabalho pessoal em pintura. Materiais e procedimentos técnicos de pintura serão discutidos à luz de seus aspectos históricos e conceituais. Durante os primeiros meses do curso, será proposta uma sequência de exercícios práticos. Após este período, o aluno passará a desenvolver projetos próprios visando a produção de um trabalho pessoal. Dirigido a estudantes ou profissionais de qualquer área interessados em desenvolver um trabalho em pintura. Não é exigido qualquer conhecimento prévio na área.
Luiza Baldan: Exercício de observação com fotografia
O curso teórico-prático é indicado para todas as áreas de criação. Os participantes são encorajados a escolher um assunto recorrente de seu cotidiano para fotografar diariamente. O curso visa o desenvolvimento de projetos a partir da observação frequente e da consequente transformação do olhar ao longo do período, priorizando o conteúdo para além da técnica. Semanalmente são realizadas críticas abertas em que os participantes apresentam uma seleção entre 7 e 15 imagens impressas, comentando processos e referências individuais e coletivas. Ao final do curso, o participante montará um portfólio com 15 imagens para apreciação do público em sessão aberta. Além das críticas semanais, o curso fará uma introdução à história da fotografia contemporânea.
Marilia Martins: Laboratório de redes sociais e mídias digitais
O curso é destinado aos interessados em fazer blogs, sites, aplicativos e portfolios online. Faz um panorama das redes sociais na internet, analisa as diversas modalidades de hipertexto em linguagem multimídia e multitoque, aborda as diferenças de linguagem e arquitetura virtual entre sites e aplicativos para celulares e tablets. Os alunos vão aprender a fazer uma publicação digital: redação, edição e diagramação de textos, sons e imagens interativas, exercitando na prática os conceitos debatidos nas aulas. Vão aprender também a conhecer o perfil do público-leitor e a obter relatórios de audiência na web, além de ter noções básicas de SEO, de marketing digital e de como garantir privacidade e segurança na internet. Todos os programas usados no curso são gratuitos.
Nadam Guerra: Arte ao vivo
O curso é direcionado a artistas de diversas linguagens interessados em se aprofundar, realizar e pensar arte ao vivo. A partir de propostas físicas, desafios de criação e debates, os participantes serão convidados a se questionar sobre os limites da arte e da vida: a vida como arte, a arte ao vivo, live art, performance, happening, ação, acontecimento, instauração, etc.
Rafael Alonso: Investigações em desenho
O curso é destinado a participantes em nível básico ou com algum conhecimento na técnica que desejam aproximar-se das possibilidades investigativas do desenho. A finalidade do curso é o entendimento do desenho como ferramenta de organização do pensamento abstrato, tornando evidente sua natureza interdisciplinar, bem como instrumento de atuação no universo da arte contemporânea. O curso apresentará o conceito de desenho como dispositivo tecnológico e suas relações com os diversos campos de conhecimento humano. Dividido em três módulos, o curso teórico-prático abrange os seguintes aspectos: o desenho e a fotografia, o desenho como processo/sistema e o desenho no campo ampliado. Todas as propostas de aula serão acompanhadas de discussões e com apoio de material audiovisual.
Ricardo Becker: Análise, desenvolvimento e realização de projetos
O curso tem por objetivo a análise e o acompanhamento dos projetos dos participantes, envolvendo a discussão em torno das idéias e conceitos pertinentes ao pensamento contemporâneo nas diversas linguagens: escultura, pintura, instalação, performance, etc. Serão apresentados filmes, imagens e catálogos de artistas nacionais e internacionais, com objetivo de promover discussões em torno das relações entre os conceitos de originalidade e referência.
Rogério Emerson Magalhães: Arte e luz
O curso tem como objetivo a compreensão básica da iluminação cênica do teatro, das artes plásticas e do cinema, proporcionando aos alunos o conhecimento da história da iluminação, da observação das mais variadas fontes de luz, e com o contato dos mais variados tipos de materiais empregados nas diferentes atividades de artes.
Ronaldo Macedo: A arte da pintura
O curso, destinado a artistas com produção autoral, propõe a discussão sobre as diferentes técnicas e processos de criação na pintura, a partir do contato com diversos equipamentos, suportes e materiais. Por intermédio da análise dos trabalhos dos participantes, serão propostos debates, com ênfase na dinâmica da cor e sua utilização no contexto da arte contemporânea.
Simone Rodrigues: Foto-Matriz
Curso teórico-prático que aborda a fotografia como linguagem e meio de expressão de ideias e construção de narrativas. A dinâmica das aulas baseia-se no estudo da história da arte e da fotografia, no debate de conceitos e questões teóricas e no desenvolvimento e acompanhamento dos projetos pessoais dos alunos. Entre outros tópicos abordados, encontram-se questões sobre o estatuto e crise da representação, tempo-espaço, identidade/alteridade, objetividade/subjetividade, memória/esquecimento, arte/ciência, real/virtual, documental/ficcional, etc. O curso dará ênfase aos processos criativos e às experimentações de linguagem no campo da fotografia, incluindo a fotografia híbrida e suas possíveis interações com outros meios.
Susana Spadaccini: A gravura em outras bases e em todos os níveis
O curso toma como ponto de partida a monotipia e a serigrafia à base de água. Abrange, posteriormente, conteúdos de diversos métodos não tóxicos de gravura e suas interações com o desenho, a pintura, a fotografia e a impressão digital. Destina-se a todos que, mesmo sem experiência em produção gráfica, desejem explorar o potencial das novas dinâmicas nos processos de reprodutibilidade. Visa criar um espaço de prática e discussão sobre as possibilidades inerentes à experimentação destes recursos, priorizando a análise e o acompanhamento individual do trabalho do aluno, no intuito de capacitá-lo ao desenvolvimento de um projeto pessoal.
Suzana Queiroga: Das formas de navegação - A Experiência Pintura e além
O curso apresenta, de forma ampla, o universo da pintura considerando as distintas narrativas contemporâneas. A partir dos fundamentos da pintura, do espaço, da teoria da forma e da cor, pretende-se gerar um terreno de investigações pessoais direcionadas a uma prática que visa aliar a experiência à reflexão, considerando a pintura como pensamento. Análise das obras de artistas e de seus textos ou entrevistas complementam o conhecimento, estimulando o desenvolvimento de um processo intenso de trabalho que incluiu a pesquisa, estudos e anotações diversificadas sobre o assunto abordado de modo que o resultado seja fruto de uma reflexão elaborada e não um mero exercício estético.
Suzana Queiroga: Levezas múltiplas - A Experiência Desenho
O curso tem como objetivo apresentar o universo do desenho na contemporaneidade, gerando um terreno de investigações pessoais direcionadas a uma prática em forma de oficina/laboratório. Pensar o desenho a partir do cotidiano e da observação do mundo, em especial, da vivência nas cidades. Experimentar as possibilidades por meio de uma sequência de exercícios com os diversos materiais e recursos que possibilitem uma ampla visão do universo do desenho. Cada aula apresenta uma proposta específica e inclui, ao final da mesma, a avaliação dos processos de trabalho.
Tatiana Grinberg: Oficina de Impressão: Oficinas de Imagem Gráfica [Metal]
A oficina oferece acesso supervisionado, formação e acompanhamento de projetos de alunos e artistas. A partir de uma introdução às oficinas de imagem gráfica e de proposições práticas que abrangem uma diversidade de procedimentos que podem ser considerados como impressão – desde marcas e traços, contato entre corpos/objetos, passando por imagens construídas por decalque ou fricção, moldagem, processos mecânicos de reprodução, mídias digitais, entre outros – a impressão será abordada como um termo aberto e polivalente. Conversas sobre trabalhos contemporâneos e leitura de textos buscam incentivar questionamentos e experimentações em projetos individuais.
Thiago Barros: A fotografia iniciante
O curso objetiva o descobrimento do ato fotográfico e seu aprofundamento conceitual como ferramenta artística, explorando as principais técnicas para controle de seus resultados. A partir de encontros com uso de material áudio visual, intercalados com vivências práticas, será estimulada a formação histórica, articulada com conceitos teóricos e práticos na fotografia.
Tina Velho: Entre meios - desenvolvimento de projetos
O curso, prático-teórico, visa confrontar o aluno com formas contemporâneas de produção artística em meios múltiplos, tendo como elo o digital, de forma a desenvolver sua visão crítica, por meio da análise e da discussão de trabalhos. A partir da estimulação e acompanhamento dos processos de criação em suas diferentes etapas e de debates sobre textos e artistas contemporâneos, objetiva-se proporcionar aos participantes base teórica e conceitual para investigar novas formas de percepção, desenvolver idéias e experimentar suas possibilidades.
Tina Velho: Litografia
O curso objetiva, através da prática de atelier, explorar e entender os princípios da litografia, estendendo suas possibilidades, de forma a combinar e mesclar diferentes procedimentos utilizando também como veículo gráfico o computador e outras ferramentas contemporâneas. A partir de aulas práticas entremeadas por debates sobre textos e artistas contemporâneos, será realizada a produção, análise e discussão dos projetos individuais dos alunos.
CURSOS PARA CRIANÇAS E JOVENS
Bia Amaral, Nena Balthar: Observação e desenho
Destinado a jovens com mais de 13 anos, o curso é prático e tem como objetivo desenvolver a percepção visual, o olhar sobre o espaço e a habilidade em resolver questões por meio da prática do desenho. Serão propostos exercícios abordando questões como espaço, superfície, linha, composição e escala. O curso propõe a experiência visual do desenho como possibilidade de desenvolvimento de uma linguagem.
Daniela Seixas, Jacqueline Siano, Nena Balthar: Fazendo Arte no Parque
Nos cursos para crianças e jovens experimentar é o eixo principal, tornando o ateliê o lugar de experiências e de ações. Os alunos têm a oportunidade de caminhar pelo parque, visitar as exposições nas galerias da EAV e utilizar diversos materiais como parte das dinâmicas. Seus interesses são utilizados como ponto de partida para o desenvolvimento das atividades propostas nas aulas. As professoras fazem sugestões e trazem informações para o grupo, o que permite gerar novos olhares e trocas de idéias sobre os trabalhos realizados.