|
dezembro 18, 2014
Grupo de Estudos em Arte Contemporânea no Coletivo 2E1, São Paulo
Retomando as práticas do primeiro grupo de acompanhamento do 2e1 – quando acontecia no ateliê/apartamento de Carolina Paz, em 2010 – reabrimos a opção (complementar ou não ao acompanhamento projetos e processos) do grupo de estudos (textos, notícias e vídeos), assim:
grupo presencial/online síncrono, todas as terças-feiras, das 15 às 18h.
Orientadores: Carolina Paz e José Bento Ferreira
Inscrições até 9 de janeiro de 2015 - Início na semana de 12 de janeiro.
Ateliê Coletivo 2e1
Rua Teixeira e Souza 252, Água Branca, São Paulo
11-2476-7472 ou atelie@doiseum.com
APRESENTAÇÃO
Nestes encontros estudaremos e discutiremos textos, notícias e vídeos que nos atualizem e nos provenham fundamentos para fortalecer nossas bases críticas sobre Arte Contemporânea e Sistema de Arte. Os encontros serão feitos no espaço em SP e transmitidos ao vivo, a distância, com possibilidade de gravação, que fica disponível por uma semana até ser sobrescrita por nova gravação. Para quem já conhece, será parecido com o modelo do Vitamina.
Algumas referências já mapeadas para discutirmos no grupo: Pierre Bourdieu, Gilles Deleuze, Nicolas Borriaud, Walter Benjamin, Arthur C. Danto, Hans Belting, Georges Didi-Huberman.
Como participar?
Para se inscrever no Grupo de Estudos do 2e1, basta entrar em contato conosco, para que possamos fornecer nossos dados bancários (a turma será formada por ordem de chegada até que se concluam as vagas). As inscrições para o grupo de estudos estão abertas até 09/01 ou até quando durarem as vagas.
Investimento
O valor dos encontros semanais é de R$ 300,00/mês.
SOBRE OS ORIENTADORES
Carolina Paz, artista visual, mora e trabalha em São Paulo. Formou-se em Ciências Sociais e é mestre em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Aprimorou seus estudos em artes visuais, entre outras instituições, na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em São Paulo e na Central Saint Martins, em Londres. Participou do programa de Acompanhamento de Projetos com Albano Afonso e Sandra Cinto no Ateliê Fidalga, em São Paulo; realizou o curso de História da Arte com Rodrigo Naves; e cursou o Workshop de Processo Criativo com Charles Watson no Parque Lage, Rio de Janeiro. Participa de exposições no Brasil e no exterior desde 2007, entre elas: as individuais “Porção”, na Sala Nordeste da Funarte, Recife (PE); “sem. Os dois”, na Galeria Virgilio, São Paulo (SP), 2013 e “Íntima Ação”, na Zipper Galeria, São Paulo (SP), 2012; as coletivas Bienal de Cerveira, Portugal, 2013, “Entre Comissários e Curadores”, Laboratório de Curadoria/Fábrica Asa, Guimarães, Portugal, 2012; 10ª Edição do Programa de Exposições MARP, em Ribeirão Preto (SP), 2012, “O Quarto das Maravilhas”, Galeria Emma Thomas, São Paulo, 2011, “Arsenal”, galerias Baró + Emma Thomas, São Paulo, 2010, “Olheiro da Arte”, CCJE, Rio de Janeiro, 2010; entre outros. Prêmios e residências: 1o lugar no Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013 – Sala Nordeste de Artes Visuais Recife, XI Bienal do Recôncavo, 2012; Residências artísticas em Nova York – EUA, Alcobaça – Portugal, Auzits – França, Paraty – Rio de Janeiro. Coleções públicas: Museu de Arte de Goiânia (MAG), Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). É representada pela Galeria Virgilio, em São Paulo. Na área da educação é docente desde 2004 quando ministrou disciplinas de Sociologia e Teoria da Comunicação em universidades do estado de Santa Catarina. Desde 2000, atua na Educação a Distância e desde 2010, orienta artistas visuais em seus projetos profissionais e processos criativos.
José Bento Ferreira, professor de filosofia e crítico de arte, nasceu em São Paulo, em 1977. Coautor de Pintura brasileira séc. XXI (2012), Newman Schutze, nanquim, óleo (2011), Maneira branca (2007), Paulo Pasta (2006) e Raquel Arnaud e o olhar contemporâneo (2005). Autor de textos críticos para o Paço das Artes, Centro Universitário Maria Antonia e Centro Cultural São Paulo, entre outros textos, resenhas e artigos para revistas acessíveis pelo site (abaixo). Participou do acompanhamento de projetos no espaço Éden em 2009. É professor de filosofia e história da arte para ensino médio desde 2008. Foi professor de história da arte da Escola São Paulo em 2007 e 2008. Foi professor de filosofia do Centro Universitário Senac de 2005 a 2008. Estudou filosofia na USP e atualmente estuda as relações entre arte e antropologia.