|
agosto 20, 2014
Sempre às quintas: Palestra com Joshua Decter na Pinacoteca, São Paulo
Palestra: Is Art a Problem?
21 de agosto, quinta-feira, às 19h
Pinacoteca São Paulo
Praça da Luz 2, São Paulo
Joshua Decter discutirá seu novo livro: “A arte é um problema: Crítica selecionada, entrevistas e
projetos curatoriais. (1986-2012).” O livro abrange sete capítulos: Institucional Critique e seus
descontentamentos; Aporia (Arte como política, a política da arte); Tudo é Social (Plataformas,
Participações, públicos, jurisdições, redes, espaços, locais, situações, colaborações, cooperativas,
conflitos, intervenções ...); Cidades Complicadas; A (Des) De-definição de arte ; O que nós queremos de Exposições?; Na Estrada Curatorial.
O livro de Decter examina a condição paradoxal da arte: a arte problematiza o mundo, e é intrinsecamente um problema. Deste ponto de vista, ele considera as definições de arte, funções, envolvimentos éticos, aspirações sociais e contradições culturais.
Joshua Decter é escritor, historiador de arte e curador de Nova York. Contribuiu para diversas revistas de arte como a Artforum, Afterall, Texte zur Kunst, Flash Art, The Exhibitionist, e Mousse.
Foi curador de importantes exposições como a/drift no Center for Curatorial Studies da Bard College, Transmute no Museum of Contemporary Art in Chicago, Tele[visions] no The Kunsthalle Vienna, Dark Places no Santa Monica Museum of Art, e foi um interlocutor curatorial para o inSite_05, Interventions (Tijuana/San Diego).
Decter é membro do corpo docente do novo programa de Prática Curatorial na School of Visual Arts, New York. Já lecionou no Center for Curatorial Studies da Bard College, na School of Visual Arts em Nova York, The School of the Art Institute of Chicago, New York University, UCLA, e Art Center College of Design em Pasadena. Foi Diretor do programa de Mestrado em Estudos de Arte Pública da University of Southern California’s Roski School of Fine Arts em Los Angeles, onde fundou o programa de pós-graduação em Arte e Práticas Curatoriais na Esfera Pública.