|
julho 2, 2014
A Semana do Pensamento Criativo no Caixa Cultural, Brasília
A Semana Pensamento Criativo tem como propósito reunir, de maneira extraordinária, em um único evento, alguns dos mais importantes e ativos artistas, profissionais e pesquisadores em criatividade do Brasil. O projeto é ganhador do edital de Ocupação dos espaços da Caixa Cultural de 2013 para as cidades de Brasília (DF), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). A Semana Pensamento Criativo foi desenvolvida para pessoas que atuam nas cadeias produtivas das áreas de interesse como Artes Visuais, Moda, Cinema, Design, Fotografia, Arquitetura, Música, Artes Cênicas, Literatura, Produção Cultural, entre outras.
Palestrantes: Agnaldo Farias, Charles Watson, Cláudia Leitão, Luiz Alberto Oliveira, Marcius Galan, Nelson Felix, Priscila Borges e O Silva
7 a 11 de julho de 2014 - Inscrições abertas
Caixa Cultural Brasília
Setor Bancário Sul (SCS) Quadra 4 Lotes 3/4, Brasília
Inscrições online: www.semanapensamentocriativo.com.br
PROGRAMA
1º Dia
7 de julho, segunda-feira, 18h30 às 22h30
Processo Criativo, com Charles Watson
Pesquisas recentes no campo chamado de criatividade confirmam o que mentores, treinadores esportivos e outros profissionais já percebiam há tempos: feitos extraordinários são realizados normalmente por pessoas comuns com alto grau de foco, curiosidade intensa e uma relação passional com o que fazem. Muitas dessas descobertas frequentemente modificam ideias por trás de noções populares como talento, ócio criativo, inspiração e intuição.
Nosso conhecimento sobre criatividade já não depende mais apenas dos depoimentos pessoais de entrevistados, que podem induzir a mal entendidos. Podemos recorrer às novas tecnologias como tomografia computadorizada, ressonância magnética funcional e estimulação magnética transcraniana que contribuíram para o fato de que, nos últimos 15 anos, passamos a entender mais sobre o funcionamento do cérebro (não necessariamente da mente) do que em toda a experiência humana anterior.
As pesquisas do professor Charles Watson são uma tentativa de discutir algumas dessas descobertas e sua pertinência para uma compreensão mais ampla desse problema complexo. A palestra de 4 horas vai traçar analogias entre sistemas biológicos, seu uso de informação aleatória e como isso se relaciona com a necessidade de usar “informação inútil” no processo criativo.
2º Dia
8 de julho, terça-feira, 18h30 às 22h30
O OLHAR DO CURADOR
Curadoria de Jovens Artistas, com Agnaldo Farias
O trabalho de um curador pauta-se no acompanhamento interessado, tão constante quanto possível, do processo de pensamento e produção artística. No caso de jovens artistas, esse acompanhamento é mais complexo pois, ao contrário do artista maduro - portador de um lastro prático/conceitual sólido, que prossegue através de rotas estabelecidas através de um conjunto considerável de experiências, o principiante incursiona por um território que ele praticamente desconhece, impulsionado por forças, combinadas em doses variadas:
1. o amor por obras de outros artistas, obras que lhe servirão de alento e referência;
2. intuição
3. disciplina
A primeira parte do módulo O Olhar do Curador traz palestra de 2h com o professor Agnaldo Farias. Agnado mostrará com base em suas vivências como o curador converte-se em cúmplice dessas pesquisas, discute cada passo com seus responsáveis, o que inclui até aonde e o modo de apresentar as obras resultantes.
"O trabalho do curador funda-se numa aposta cujo principal cacife é a paixão. Pois, diferentemente do trabalho realizado junto a artistas maduros, no caso do contato com o jovem artista é frequente que o seu texto sobre uma sua obra seja o primeiro, e a possibilidade de exibi-lo, uma honra, um prazer e um risco."
Criatividade e Sistemas Complexos, com Luiz Alberto Oliveira
O século XX foi marcado por uma profunda Revolução Científica, que sucedeu quando os cientistas enfim se tornaram capazes de sondar fenômenos em escalas - de extensão, duração e rapidez - invisíveis a nossos sentidos desarmados e também aos instrumentos e idéias do passado.Os resultados dessa Revolução têm sido notáveis: diversas noções aparentemente bem estabelecidas, muito efetivas para a compreensão habitual que temos do mundo e dos acontecimentos - como Espaço,Tempo, Substância, Indivíduo, Universo – sofreram autênticas transmutações; por outro lado, as aplicações tecnológicas derivadas destas novas concepções estão transformando radicalmente os modos de viver e agir de parte crescente das sociedades humanas e afetando até mesmo o conjunto dos seres vivos do globo. Instaura-se assim em nossa época um novo entendimento sobre as dimensões da Matéria, da Vida, e do Pensamento, simbolizado pela substituição da simplicidade redutiva da figura da Linha pela complexificação inerente às figuras do Nodo e da Dobra.
A segunda palestra deste dia trará Luiz Alberto Oliveira, curador do Museu do Amanhã - RJ expondo um panorama integrado da Imagem Complexa da Natureza presentemente em elaboração, e debatendo seus efeitos sobre o estatuto de nossa própria humanidade.
3º Dia
9 de julho, quarta-feira, 18h30 às 22h30
NO ATELIÊ DO ARTISTA
O Espaço, com Marcius Galan
Iniciativas como as do Centro de Arte Contemporânea Inhotim nos revelam que o interesse pela arte contemporânea não está restrito a um grupo pequeno de pessoas. Em 2011 o museu a céu aberto atingiu a incrível marca de 4.215 visitantes em um único dia. Certamente este dado indica a relevância e o crescimento latente do interesse dos brasileiros pelo tema. Basta abrir as portas, a demanda está presente.
A Semana do Pensamento Criativo busca dissolver mitos e saciar a curiosidade sobre o trabalho criativo cotidiano em todas as áreas, aproximando o público do dia a dia de ateliê de artistas renomados e a realidade do mercado criativo.
Na primeira parte deste eixo temático teremos o jovem artista Marcius Galan. Ele trará à pauta a importância da Arquitetura e do Desenho na concepção e desenvolvimento de seu trabalho. Contará um pouco sobre a importância da Geometria, da representação e precisão presentes em sua obra. Indo mais a fundo e abordando os momentos em que:
O espaço se torna a própria obra;
O desenho se torna projeto;
O projeto se torna projeto;
O projeto se torna obra.
Marcius destacará a importância da dúvida e a pesquisa de materiais como possibilidade de proposição de novas experiências onde a percepção é testada.
A palestra é amplamente ilustrada por seus trabalhos mais marcantes.
Concerto para Encanto e Anel e 4 Cantos/Verso, com Nelson Felix
Fechando o módulo, o escultor e desenhista Nelson Felix traz a público o processo criativo de dois de seus mais recentes trabalhos - Concerto para encanto e anel e 4 Cantos/Verso.
O trabalho de Nelson é reconhecidamente marcado pela influência de coordenadas geográficas e as inúmeras camadas de significado que se sobrepõe e conectam partes e trabalhos do artista.
Na Semana Pensamento Criativo ele tratará da ideia de espaço desenvolvida nestes trabalhos e a trama de significados que vão amalgamando um trabalho ao outro. Interligando exposições, esculturas, ações, deslocamentos, ângulos, etc. "Coordenadas e localizações podem irrigar conceitualmente o espaço expositivo e, muitas vezes, posicionam ou definem elementos próprios da escultura, como: forma, material, proporção ou ritmo.", diz.
4º Dia
10 de julho, quinta-feira, 18h30 às 22h30
Economia Criativa e Diversidade Cultural, com Cláudia Leitão
A economia criativa é, predominantemente, a economia do intangível, do simbólico. Ela se alimenta do talento e da criatividade do ser humano para produzir bens e serviços de alto valor agregado. Por se caracterizar pela abundância e não pela escassez, é uma economia que possui dinâmica própria e, por isso, escapa aos modelos econômicos tradicionais, consumidores de recursos não-renováveis e pouco sustentáveis.
Para a última parte teórica do ciclo trazemos a visão de quem compreende o processo criativo desde o momento de sua gestação até sua incorporação no contexto econômico e social. A noite é aberta pela doutora Cláudia Leitão mostrando os novos modelos de negócio em que se pauta a Economia Criativa. "Eles ainda se encontram em construção, carecendo, por exemplo, de marcos legais e de bases conceituais consentâneas com os novos tempos. Para que se possa ampliar e qualificar o desenvolvimento, necessitamos, no entanto, garantir a diversidade cultural brasileira. Nela está o fundamento dos imaginários que agregam valor aos nossos bens e serviços. Como religar cultura e economia ao serviço de um novo desenvolvimento?"
4º e 5º Dias
10-11 de julho, quinta e sexta-feira , 10h às 12h30 e 14h às 17h30
Laboratório Criativo, com Priscila Borges e O Silva
Imerso no universo dos bestiários do Livro dos Seres Imaginários, de Jorge Luis Borges, o módulo prático da Semana Pensamento Criativo - O Laboratório Criativo - pretende aguçar a percepção e envolver os participantes na descoberta de uma maneira lúdica de enxergar objetos ordinários, propor nova função e resignificá-los, inspirando, assim, o processo criativo de transformação de objetos cotidianos e desenvolvendo a técnica de colagem bi e tridimensionais.
O Laboratório Criativo foi desenvolvido pelo ilustrador O Silva e a pesquisadora de sistemas de representação visual Priscila Borges. O workshop prático busca proporcionar um espaço para experimentação e desenvolvimento de novas relações entre linguagens com o objetivo de desenvolver novas formas de expressão. Em uma época em que os meios digitais exacerbam os processos de cópia, reapropriação e remix como paradigmas do processo criativo.