|
maio 16, 2014
Seminário: O Sentido do Público na Arte no MAC, Niterói
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói realiza o seminário nacional O Sentido do Público na Arte, coordenado pelo Instituto MESA, premiado pelo Prêmio FUNARTE - 10ª Rede de Encontros nas Artes Visuais, tem como foco a complexidade das interações públicas entre a produção artística contemporânea e a sociedade, considerando as singularidades regionais brasileiras.
Participantes: Diana Kolker Carneiro da Cunha, Frederico Morais, Giuseppe Cocco, Jacqueline Rocha Lima, Jessica Gogan, José Rufino, Katie Van Scherpenberg, Leonardo Guelman, Luiz Guilherme Vergara, Monica Hoff, Nuno Sacramento, Rafael Silveira, Sabrina Marques Parracho Sant’anna, Tania Rivera
20 e 21 de Maio 2014, terça e quarta-feira - transmissão online
Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Mirante da Boa Viagem s/nº, Boa Viagem, Niterói, RJ
Inscrições pelo site do museu
APRESENTAÇÃO
O seminário busca reunir reflexões desenvolvidas a partir de três encontros regionais que aconteceram entre 2013 e 2014: Casa Daros, Rio de Janeiro (setembro 2013); Porto Alegre, na 9ª Bienal Mercosul (novembro 2013); Centro Cultural Cariri do Banco do Nordeste, Juazeiro, Sertão (que acontecerá no dia de 17 de maio 2014). Participam artistas, educadores, curadores, pesquisadores acadêmicos e agentes culturais, entre eles Giuseppe Cocco, Sabrina Marques Parracho Sant’anna, Tania Rivera, Frederico Morais, José Rufino, Monica Hoff, Diana Kolker Carneiro da Cunha e Rafael Silveira. O evento conta também, com a performance da artista Katie Van Scherpenberg, que fará uma intervenção na praia da Boa Viagem, e com o Coletivo No Passaran que mostraram seu filme É tudo mentira, no pátio do museu.
O seminário no MAC de Niterói concluirá este ciclo do encontros regionais, abrindo um debate para múltiplas vozes e perspectivas para o Sentido do Público na Arte. Os encontros regionais e as mesas do próprio seminário foram pensados a partir dos seguintes sub-temas:
1) contexto e lugar: os parâmetros ético-estéticos das atuações artísticas, pedagógicas, sociais e curatoriais são inspirados e revistos segundo suas relações e aprofundamentos com o contexto social, histórico e geográfico local.
2) presença e tempo: as diversas práticas contemporâneas convergem com diferentes temporalidades, subjetivações, presenças e vínculos na tentativa de buscar novos parâmetros qualitativos éticos, pedagógicos, institucionais e formas de cidadania.
3) fazeres e saberes: A valorização da imaterialidade enquanto processos envolvendo diferentes fazeres e saberes está presente tanto na arte, quanto nas visões ampliadas da cultura popular e a sociedade contemporânea, criando lugares de encontros de práticas diversas e de “conceitualismo” artesanal.
O seminário investe justamente nas possibilidades e desafios invocados por uma demanda de nova ordem que afeta não somente a atuação política, mas a arte em sua condição de síntese e mediação entre simbólico e transformação social. Ao mesmo tempo, ressalta-se uma demanda pela produção e compartilhamento de conhecimento envolvendo a análise sobre os meios e mediações, sejam artísticos, curatoriais ou pedagógicos, sendo realizados entre muros e extra-muros e, especialmente, como aprofundamento em resposta às possibilidades e aos desafios destas práticas nos diversos contextos brasileiros.
O evento será transmitido online (www.facebook.com/macdeniteroi.oficial). Os registros em fotografia, vídeo e ensaios críticos dos encontros regionais e o seminário nacional serão publicados na 3ª edição da Revista MESA (publicação digital semestral do Instituto MESA premiada pelo edital Procultura Funarte em 2010) a ser lançado no fim do ano de 2014.
PROGRAMA
20 de Maio, terça-feira
10h – 13h 14+1: sal grosso sobre areia
Performance/Intervenção, Praia de Boa Viagem
artista, Katie Van Scherpenberg, com colaboração de Ana Luisa Silveira, Stéphanie Liberos, Capucine e José Antonio Miguez
As interferências na paisagem fazem parte do trabalho de Katie desde os anos oitenta. Usando o pigmento natural óxido de ferro vermelho criou trabalhos como Jardim Vermelho (Parque Lage, 1986), Indiferença (MAC, Niterói, 2000) e Espaços Ocupados (Museu Blanton, Austin,Texas, 2003). Esta intervenção, ao mesmo tempo que resgata sua experiência realizada no MAC 14 anos atrás, se diferencia pelo uso do sal grosso sobre a areia branca, criando uma obra efêmera do branco sobre branco, um ritual de passagem que inaugura o seminário com um gesto poético crítico.
15h às 18h Fórum
Caranguejos & Borboletas: dicotomias e presenças (co)temporâneas. Antigas moedas romanas tinham uma imagem enigmática de um caranguejo segurando as asas de uma borboleta, interpretada como moral de “festina lente” ou avanço cuidadoso. Esta imagem foi tomada para refletir sobre os desafios e dicotomias contemporâneas entre arte e público, arte e mercado, cidade e instituição. O encontro se iniciará com um breve vídeo editado do encontro sob o mesmo tema na Casa Daros, Rio de Janeiro em 2013.
• Giuseppe Cocco, professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da URFJ e co-editor das revistas Lugar Comum, Global/Brasil e Multitudes
• Sabrina Marques Parracho Sant’anna, professora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFRRJ
• Tania Rivera, ensaísta, psicanalista e professora do departamento de arte e do Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da UFF
• Mediação: Luiz Guilherme Vergara, professor do departamento de arte e dos Programas de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes e Cultura e Territorialidade da UFF e diretor/curador MAC, Niterói.
18h Filme: É tudo mentira
O fórum será seguido pela projeção do filme É tudo mentira (83’) no pátio do MAC. O filme, do coletivo No Passaran, tem com foco central na guerra midiática em torno dos protestos no Brasil em 2013, da primeira invasão na Aldeia Maracanã em abril até o final da visita do papa.
21 de Maio, quarta-feira
10h às 13h - apresentações e debate
Contexto, lugar e construção na Bienal do Mercosul, Porto Alegre, RS. Inspirado na rica trajetória da Bienal Mercosul desde 1997. Este encontro refletirá sobre o contexto e a construção do sentido do público na arte. Visões e projeções para as Bienais do Mercosul.
• Frederico Morais, critico/curador, curador da 1ª Bienal do Mercosul em 1997
O sentido de público na Bienal do Mercosul: a bienal como escola, a cidade como currículo
• Monica Hoff, curadora, pesquisadora e educadora independente, coordenadora geral do projeto pedagógico da Bienal do Mercosul de 2006 – 2014 e curadora de base da 9ª Bienal do Mercosul
Os sentidos do sentido do público na arte: 9ª Bienal do Mercosul
• Diana Kolker Carneiro da Cunha e Rafael Silveira [Rafa Éis] - educadores artistas integrantes do Coletivo E
Debate com Luiz Guilherme Vergara e Jessica Gogan, diretora Instituto MESA
Visita e Almoço especial
Museu Janete Costa de Arte Popular
Preço/doação (Incluindo bebidas não alcoólicas ): R$10,00
15h às 18h - Mesa Redonda
Fazeres híbridos e saberes múltiplos: arte, cultura popular e conceitualismo artesenal
O sociólogo Richard Sennett observou que “fazer é pensar” dando ênfase à importância do ato criativo em si, seja na produção de uma escultura, um jantar ou uma conversa. Esta mesa explorará as discussões realizadas no Cariri, Sertão do Ceará, alguns dias antes do seminário nacional e as possibilidades de se reposicionar papéis e fronteiras das interfaces entre arte e sociedade, o imaginário e artesania popular e a emergência de novas práticas artísticas.
• Nuno Sacramento, diretor Scottish Sculpture Workshop (SSW), Escócia
• Leonardo Guelman, é professor, escritor e pesquisador em arte e cultura, diretor do Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF
• José Rufino, artista
• Mediação: Jacqueline Rocha Lima, coordenadora de artes visuais, Centro Cultural Banco do Nordeste
O Instituto MESA é uma organização sem fins lucrativos dedicada a pesquisas, projetos e publicações transdisciplinares que realizam e aprofundam os encontros entre arte, cultura e sociedade. O projeto do Sentido do Público na Arte fecha um ciclo de quatro seminários internacionais refletindo sobre as reconfigurações e interações públicas entre a produção artística contemporânea e a sociedade, organizado pelo Instituto MESA no MAM, Rio de Janeiro e Museu de Arte Contemporânea de Niterói, em 2011, 2012 e 2013.