|
abril 11, 2014
Colóquio Internacional Pós-Cinema, Pós-Fotografia: o devir das imagens contemporâneas da arte na FEAAC-UFC, Fortaleza
O Colóquio Internacional Pós-Cinema, Pós-Fotografia: o devir das imagens contemporâneas da arte vai reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros em torno de uma mesma preocupação: investigar as transformações que retiram as imagens da fotografia e do cinema de um modelo único de exibição e criação. Será uma programação intensa para estabelecer diálogos entre o pensamento e as obras artísticas que se produzem em um lugar de fronteiras instáveis.
Conferencistas: André Brasil, André Parente, António de Sousa Dias, Antonio Pacca Fatorelli, Antonio Somaini, Antonio Wellington de Oliveira Jr., Beatriz Furtado, Bruno Nassim Aboudrar, Cezar Migliorin, Consuelo Lins, Cristian Borges, Enrico Camporesi, Frédéric Maurin, Ismail Xavier, Itzhak Goldberg, Jennifer Verraes, Josette Féral, Katia Maciel, Lúcia Ramos Monteiro, Marc-Emmanuel Melon, Nathalie Boulouch, Olivier Asselin, Osmar Gonçalves, Philippe Dubois, Silas de Paula, Susana de Souza Dias, Tadeu Capistrano, Teresa Castro, Wagner Morales.
15 a 17 de abril de 2014
FEAAC-UFC (prédio novo) - Auditório do Bloco Didático III
Acesso pela Rua Marechal Deodoro, 400, Fortaleza
www.poscinemaposfotografia.com
APRESENTAÇÃO
Fortaleza sedia encontro internacional sobre transformações no cinema e na fotografia
Vinte e nove pesquisadores de Brasil, França, Portugal e Canadá discutem novos desafios para as práticas imagéticas, de 15 a 17 de abril.
O Colóquio Internacional Pós-Cinema, Pós-Fotografia: o devir das imagens contemporâneas da arte vai reunir, de 15 a 17 de abril, pesquisadores brasileiros e estrangeiros em torno de uma mesma preocupação: investigar as transformações que retiram as imagens da fotografia e do cinema de um modelo único de exibição e criação. Será uma programação intensa para estabelecer diálogos entre o pensamento e as obras artísticas que se produzem em um lugar de fronteiras instáveis.
O evento propõe discutir sobre o que se tornam as imagens hoje, no contexto de expansões tanto da fotografia quanto do cinema. O terreno das práticas artísticas contemporâneas será o campo privilegiado das reflexões do encontro.. A partir dessa dupla denominação, “Pós-Fotografia, Pós-Cinema”, a ideia é investigar os novos desafios para as práticas imagéticas, que se inventam segundo lógicas diferentes das que definiam “o cinema” ou “a fotografia”.
A configuração do colóquio cria um espaço de diálogo entre pesquisadores e artistas, ao longo dos três dias de conversas. Além das mesas e conferências, a exposição “O Devir das Imagens Contemporâneas da Arte” integra a programação, desdobrando as investigações em torno desse processo em que fotografia e cinema abandonam configurações canônicas e inventam novos dispositivos. Serão expostos trabalhos dos brasileiros Katia Maciel e André Parente, dos portugueses Susana de Sousa Dias e António de Sousa Dias e do canadense Olivier Asselin. Todos eles também participam das palestras do evento.
A realização é do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, que traçam uma interlocução com outras Universidades, tanto em âmbito nacional quanto internacional.
As conferências serão realizadas nos períodos das 9 às 13 horas e das 15 às 19 horas, no auditório do Bloco Didático III (prédio novo) da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Ceará (FEAAC-UFC). Durante a noite, das 19h às 21h, a programação será dedicada a conversas com os artistas sobre as exposições, no espaço do Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar (MAC).
CONFERENCISTAS
André Brasil, André Parente, António de Sousa Dias, Antonio Pacca Fatorelli, Antonio Somaini, Antonio Wellington de Oliveira Jr., Beatriz Furtado, Bruno Nassim Aboudrar, Cezar Migliorin, Consuelo Lins, Cristian Borges, Enrico Camporesi, Frédéric Maurin, Ismail Xavier, Itzhak Goldberg, Jennifer Verraes, Josette Féral, Katia Maciel, Lúcia Ramos Monteiro, Marc-Emmanuel Melon, Nathalie Boulouch, Olivier Asselin, Osmar Gonçalves, Philippe Dubois, Silas de Paula, Susana de Souza Dias, Tadeu Capistrano, Teresa Castro, Wagner Morales.
PROGRAMA
Terça-feira, 15 de abril
9h-9h15 | Abertura do colóquio
Beatriz Furtado
9h15-9h45 | Introdução à problemática
Philippe Dubois (USNP3 - Université Sorbonne Nouvelle Paris 3, LIRA)
Pós-fotografia, Pós-cinema : desafios do « pós- »
9h45-10h30 | Conferência de abertura
Ismail Xavier (USP - Universidade de São Paulo, ECA)
O pós-cinema como reativação dos philosophical toys do século XIX: afinidades eletivas
10h45-11h | Debates
Mesa Redonda 1
« Pré, Pós, Antes? Após? Figuras de sobrevivência »
11h30-12h | Cristian Borges (USP - Universidade de São-Paulo, ECA)
Do pré-narrativo no pós-cinema : dança e atrações na produção contemporânea
12h-12h30 | Marc-Emmanuel Mélon (ULg - Université de Liège)
Sobrevivência e Melancolia do Pós-cinema: o caso Vertigo
12h30-13h | Debate
Mesa Redonda 2
« Teorias dos usos das tecnologias da imagem hoje »
15h-15h30 | Tadeu Capistrano (UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, EBA)
Cinema, tecnologia, percepção: neuropoliticas
15h30-16h | Antonio Somaini (USNP3 – Université Sorbonne Nouvelle Paris 3, LIRA)
Estéticas da alta e da baixa definição na arte contemporânea
16h-16h30 | Debates
17h-17h30 | Osmar Gonçalves (UFC – Universidade Federal do Ceará)
Cinema (ao) vivo: a montagem disjuntiva e a explosão dos sentidos na prática dos VJs
17h30-18h | Olivier Asselin (UdeM – Université de Montréal)
O frisson do Real. Da metalepse nos jogos de realidade mista
18h-18h30 | Debates
Apresentação de obras expostas
Cada dia, à noite, apresentação pelos artistas presentes das obras expostas no Museu de Arte Contemporânea (MAC), do Centro « Dragão do Mar ».
Nessa noite (20h-21h):
Olivier Asselin (UdeM – Université de Montréal)
La Mort de la Stilla. Prototype pour un jeu en réalité augmentée
Quarta-feira, 16 de abril
Mesa Redonda 3
« Em torno da Fotografia Contemporânea »
9h-9h30 | Silas de Paula (UFC – Universidade Federal do Ceará)
Questões sobre a fotografia contemporânea
9h30-10h | Antonio Fatorelli (UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Modalidades de inscrição temporal na fotografia contemporânea
10h-10h30 | Debates
Mesa Redonda 4
« A projeção de dispositivos: entre cinema e fotografia »
11h-11h30 | Nathalie Boulouch (UR2 - Université de Rennes 2)
O que resta do Diaporama
11h30-12h | Lúcia Ramos Monteiro (USNP3 – Université Sorbonne Nouvelle Paris 3)
Cidade das (artes) Mortas. Espectros, máscaras e falsos semblantes no tempo do após .
12h-12h30 | Debates
Mesa Redonda 5
« Rostos e corpos: mostrar, esconder, fazer circular a imagem hoje »
14h30h-15h | Itzhak Goldberg (Université Jean Monnet de Saint Etienne, CIEREC)
O Fluxo dos Rostos
15h-15h30 | Bruno Nassim Aboudrar (USNP3 – Université Sorbonne Nouvelle Paris 3, LIRA)
Imagens de si no espaço virtual: da exibição à exposição
15h30-16h | Debates
Mesa Redonda 6
« Retomadas de imagens: experiências singulares »
16h30-17h | Consuelo Lins (UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Temporalidade e experiência sensível nos trabalhos de Cao Guimarães
17h-17h30 | Wagner Morales (USNP3 – Université Sorbonne Nouvelle Paris 3)
A retomada das atualidades amadoras pelas artes contemporâneas. Uma política das imagens sobre « bruit de fond » godardiano.
17h30-18h | Katia Maciel (UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, ECO)
Repetir é esquecer o esquecimento… a duração como repetição nos meus filmes, vídeos e instalações
18h-18h30 | Susana de Sousa Dias (Universidade de Lisboa/Université Sorbonne Nouvelle Paris 3)
«Documentário Expandido»: o caso da instalação Natureza Morta | Stilleben
18h30-19h | Debates
Apresentação de obras expostas
Cada dia, à noite, apresentação pelos artistas presentes das obras expostas no Museu de Arte Contemporânea (MAC), do Centro « Dragão do Mar ».
Nessa noite (20h-21h) :
Susana de Sousa Dias e Antonio de Sousa Dias
Natureza Morta/Still Life
Quinta-feira, 17 de abril
Mesa Redonda 7
« Cenografias abertas das imagens em vídeo no espetáculo contemporâneo »
9h-9h30 | Josette Féral (USNP3 – Université Sorbonne Nouvelle Paris 3, LIRA)
Teatro e pós-cinema: a resistência das imagens
9h30-10h | Frédéric Maurin (USNP3 – Université Sorbonne Nouvelle Paris 3, LIRA)
W ou as lembranças de imagens
10h-10h30 | Debates
Mesa Redonda 8
« Efeitos da crença e atos de imagens-espíritos »
11h-11h30 | Teresa Castro (USNP3 – Université Sorbonne Nouvelle Paris 3, LIRA)
O retorno do animismo: (pós-)cinema, efeitos de presença e imagens que agem.
11h30-12h | André Brasil (UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais)
Xapiri: xamanismo e cinema
12h-12h30 | Beatriz Furtado (UFC – Universidade Federal do Ceará)
Jonas Mekas: notas sobre o encantamento do olhar
12h30-13h | Debates
Mesa Redonda 9
« A experiência do cinema »
15h-15h30 | Jennifer Verraes (Université Paris 8 – Vincennes à Saint-Denis)
Ho Tzu Nyen : Cingapura ou a teoria da nuvem pós-moderna
15h30-16h | Enrico Camporesi (USNP3 – Université Sorbonne Nouvelle Paris 3, LIRA)
Film Curatorship » e obsolescência tecnológica
16h-16h30 | Cezar Migliorin (UFF – Universidade Federal Fluminense)
O ensino de cinema – emancipação e máquina
16h30-17h | Wellington Júnior (UFC – Universidade Federal do Ceará)
A Paideia do Tutunho
17h-17h30 | Debates
18h-19h | Conferência de encerramento
André Parente (UFRJ – Universidade Federal de Rio de Janeiro, ECO)
A Mão e o Espírito. O cinema desnarrativo em « O Vento Sopra Onde Quer » (Bresson)
Apresentação de obras expostas
Cada dia, à noite, apresentação pelos artistas presentes das obras expostas no Museu de Arte Contemporânea (MAC), do Centro « Dragão do Mar ».
Nessa noite (20h-21h) :
Katia Maciel & André Parente (UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, ECO)
Around / Entorno - Vídeo instalação