|
abril 2, 2014
Curso Mola com Fernando Velázquez e Lucas Bambozzi na Fauna, São Paulo
Mola: grupo de estudos e acompanhamento de artistas com foco em arte, ciência e tecnologia
Série de encontros - onde a abordagem artística é pautada por modelos práticos, teóricos e de análise compartilhada - reflete a mítica aula de Michael Archer na UCLA, modelo segundo o qual o artista apresenta a sua produção, ou uma obra/processo em particular, gerando uma discussão aberta em uma roda de pares.
Orientadores: Fernando Velázquez e Lucas Bambozzi
7 de abril e 30 de junho de 2014, segunda-feira, das 19h30 às 22h30
Fauna Galeria
Al. Gabriel Monteiro da Silva 470, São Paulo
APRESENTAÇÃO
“Mola” é uma série de encontros onde a abordagem artística é pautada por modelos práticos, teóricos e de análise compartilhada. A tradicional metodologia de acompanhamento de artistas acontece em um processo de confluência horizontal, refletindo a mítica aula de Michael Archer na UCLA, modelo segundo o qual o artista apresenta a sua produção, ou uma obra/processo em particular, gerando uma discussão aberta em uma roda de pares. Em “Mola”, a proposta é associar a leitura e análise coletiva de textos (modelo mais próximo da academia) a práticas criativas, tendo como contraponto o encontro com convidados em um formato palestra-debate. Como elemento de confluência destas interfaces estimularemos a troca de experiências sobre assuntos práticos do dia-a-dia do fazer artístico. O foco do projeto reside na relação entre arte e tecnologia, termos paradoxais e permeados de inquietações. As questões provenientes desse campo diante do circuito das artes serão enfrentadas em conjunto, em um processo que envolve também a adaptação do programa a questões e demandas que surjam do grupo.
Serão 12 encontros ao longo de 3 meses (36 horas), toda segunda-feira das 19:30 às 22:30.
A cada mês serão conduzidas atividades de acordo com a seguinte dinâmica:
_projetos e experiências dos participantes;
_leitura e análise de textos;
_proposta de exercício criativo;
_apresentação de um convidado especial, com práticas no campo abordado no período;
Investimento: 3 x R$ 400
Inscrições: O grupo será formado a partir da seleção de portfólios enviados pelos interessados exclusivamente via email, com o seguinte material para seleção: 1 arquivo em pdf contendo portfólio e currículum.
Total máximo de participantes: 20 pessoas
Fernando Velázquez é artista multidisciplinar. Suas obras incluem vídeos, instalações e objetos interativos, imagens generativas, e performances audiovisuais. A sua pesquisa gira em torno das temáticas relacionadas à percepção e a representação em processos de criação em tempo real. Doutorando em Comunicação e semiótica pela PUC-SP, participa de exposições no Brasil e no exterior com destaque para a Emoção Art.ficial Bienal de Arte e Tecnologia (Brasil, 2012), Bienal de Cerveira (Portugal, 2013 e 2011), Mapping Festival (Suiça, 2011), WRO Biennale (Polônia 2011), On_off (Brasil, 2011), Bienal do Mercosul (Brasil, 2009), Bienal de Tessalônica (Grécia, 2009), Bienal Ventosul (2009), e o Pocket Film Festival no Centro Pompidou (Paris, 2007). Obteve dentre outros o Premio Sergio Motta de Arte e Tecnologia (Brasil, 2009), Mídias Locativas Arte.Mov (Brasil, 2008), “2008, Culturas” e o Vida Artificial (ambos na Espanha, 2008). Vive e trabalha em São Paulo. www.blogart.com
Lucas Bambozzi é artista e pesquisador em novos meios, interessado na exploração crítica de novos formatos de mídia independente. Trabalha em mídias como vídeo, filme, instalação, trabalhos site-specific, performances audiovisuais e projetos interativos. Seus trabalhos vem sendo frequentemente exibidos em mostras em mais de 40 países. Conduziu atividades pioneiras ligadas a arte na Internet no Brasil entre 1995 e 1999 na Casa das Rosas. Foi curador e coordenador de eventos como Sónar SP (2004), Life Goes Mobile (2004-2005), Motomix (2006), Lugar Dissonante (2009), On_Off (Itaú Cultural, 2012-2013), tendo se envolvido também na organização de eventos coletivos como Mídia Tática Brasil (2004), Digitofagia (2005), NaBorda (2013) e Multitude (Sesc Pompeia, 2014). É criador e coordenador do arte.mov Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis (2007-2013). Foi artista residente no CAiiA-STAR Centre/i-DAT (Planetary Collegium) e concluiu seu MPhil na Universidade de Plymouth na Inglaterra. Seus projetos Mobile Crash e Labmovel receberam menção honrosa nas edições do prestigiado Ars Eletronica (Linz, Áustria) em 2010 e 2013, respectivamente. www.lucasbambozzi.net
Fonte: http://faunagaleria.com.br/site/mola/