|
março 24, 2014
Seminário Entre vários olhares: da pintura à intervenção no MARCO e Ateliê Ana Ruas, Campo Grande
Projeto contemplado pelo “Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais”, discute pintura e intervenção
O projeto "Entre vários olhares: da pintura à intervenção", tendo como proponente a artista plástica Ana Ruas, de Campo Grande/MS, consiste em um seminário e tem como objetivo principal a difusão e valorização do debate crítico para a formação de público para a arte contemporânea em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Este seminário promove o conhecimento das estratégias e dos processos de criação utilizados pela arte contemporânea na constituição de seus objetos. As palestras acontecem em um museu e em um ateliê, escolha dos locais do seminário tem como proposta de criar uma relação entre lugares que produzem e lugares que abrigam obras.
Palestrantes: Aline Figueiredo (MT), Leda Catunda (SP), Lucia Koch (SP), Maria Adélia Menegazzo (MS), Marília Panitz (DF), Saleti Barreto (SP) e Sandra Tucci (SP)
8 a 10 de abril de 2014 - inscrições abertas
Ateliê Ana Ruas
Rua Inah Cesar Rosas 8, Tayamã Park, Campo Grande, MS
Inscrições gratuitas: 67-3326-1078, 9202-4095 ou contato@anaruas.com.br
MARCO- Museu de Arte Contemporânea de MS
Rua Antonio Maria Coelho 600, Campo Grande, MS
67-3326-7449 ou contato@marcovirtual.com.br
PROGRAMAÇÃO
8 de abril, terça-feira
14 às 16h - MARCO
Maria Adélia Menegazzo – Mulher, arte e beleza na arte contemporânea
19h às 21h - Ateliê Ana Ruas
Lucia Koch - Estados alterados do lugar
9 de abril, quarta-feira
14 às 16h - MARCO
Aline Figueiredo - A Descentralização da Arte Brasileira via MT/MS
19h às 21h - Ateliê Ana Ruas
Sandra Tucci e Saleti Barreto - A pintura e o desenho discutida em um Espaço Independente - Escola Livre & Incubadora de criação
10 de abril, quinta-feira
14 às 16h - MARCO
Marília Panitz - Movimento para dentro
19h às 21h - Ateliê Ana Ruas
Leda Catunda - Trajetória
Inscrições gratuitas
contato@anaruas.com.br ou 67-3326-1078 / 9202-4095
O evento inclui, ainda, a publicação de três textos críticos sobre os temas abordados e a realização de intervenções com ações interativas e compartilhadas com o público. Os textos críticos, serão publicados em um Portfólio Digital, contendo temas relacionados às palestras/seminário produzidos por Maria Adélia Menegazzo, Marília Panitz e Maysa Leite de Barros, com um texto sobre a valoração do acervo do MARCO Museu de Arte Contemporânea de MS, Instituição em que ela coordena há 11 anos.
Sobre o prêmio
O Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais tem por objetivo selecionar projetos de proponentes do sexo feminino, em âmbito nacional, que visem à prática de linguagens artísticas, à reflexão crítica e à profissionalização dos processos de gestão cultural. Realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com o Ministério da Cultura e com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, o edital contribui para o fomento e a difusão da expressão artística considerando o reconhecimento das mulheres nas artes visuais.Ana Ruas, artista, proponente do projeto, ficou na quarta colocação entre os dez projetos selecionados, sendo a única mulher a representar o centro-oeste.
Sobre o Ateliê Ana Ruas
O ateliê Ana Ruas é um ateliê aberto, transdiscinplinar, não-acadêmico, um espaço de produção, de discussão artística e de pesquisas sobre arte-educação, idealizado e dirigido pela artista plástica Ana Ruas. Visa dialogar com artistas, críticos, professores e público em geral interessados em assuntos que permeiam a contemporaneidade. Através de parcerias com críticos de arte, professores e profissionais de outras áreas, este espaço prova que a arte dialoga com vários assuntos e que pode ser discutida juntamente com literatura, física, história, psicologia etc; onde o estímulo à apresentação de processos e deslocamentos de ideias é sempre bem vindo; onde o espaço sofre mutações constantes e, através de Intervenções e Sites Specifics, ele se transforma em outro lugar. Espaço inaugurado em agosto de 2011, frequentado por mais de 2000 pessoas realiza diversas atividades culturais, entre elas: palestras, oficinas, workshops,capacitação para professores de arte, cafés filosóficos e outros.
Sobre o MARCO – Museu de Arte Contemporânea de MS
Localizada no Parque das Nações Indígenas, extensa área verde da cidade reservada para atividades de lazer, o museu possui uma área construída de 4000m2, e dispõe de 5 salas de exposição, sendo uma com mostra permanente de obras de seu acervo, com 1.500 obras, e 4 salas para as mostras temporárias que compõem sua programação anual. Possui um auditório com capacidade para 105 pessoas e desenvolve atividades que cumprem papel educativo, democratizando o acesso à arte e aos bens culturais, posicionando-se como importante centro de formação e fomento cultural.