|
fevereiro 25, 2014
Oficina de Live Cinema com Marcus Bastos na Intermeios, São Paulo
Live Cinema — Introdução: linguagem e técnicas
A oficina apresenta a história e principais tendências das performances audiovisuais, assim como os equipamentos e programas que permitem criar imagens e sons em tempo real. Em aulas teórico-práticas, serão apresentados exemplos históricos e contemporâneos. O objetivo é discutir as possibilidades de linguagem e criar um repertório crítico. Também serão discutidas as diferenças e características básicas dos softwares mais usados na área. Ao final da oficina, o aluno vai apresentar um remix de um filme a sua escolha, como trabalho de conclusão. Neste dia, representantes do Intermeios e convidados estarão presentes, com objetivo de verificar a possibilidade de que os melhores trabalhos gerem uma noite de apresentações de Live Cinema no espaço cultural.
Professor: Marcus Bastos
17 de março e 12 de maio de 2014, segunda-feira, 19h30-23h
Intermeios Cultural
Rua Luis Murat 40, Pinheiros, São Paulo
11-2338-7473 / 8851
www.intermeioscultural.com.br
Segunda a Sexta, 10-18h
PROGRAMA
17 mar
introdução aos softwares, suas características e diferenças
24 mar
experiências históricas com sinestesia e visual music
resolume: criando uma composição com imagem e som
31 mar
experiências históricas com sinestesia e a visual music
resolume: criando uma composição com imagem e som
07 abr
expanded cinemas
resolume: técnicas de projeção no espaço
14 abr
light shows e formas de ocupação do palco
isadora: criando um pequeno mixer
28 abr
experiências contemporâneas com imagem e som
isadora: tornando o mixer mais sofisticado
05 mai
a cultura remix
preparação do projeto final
12 mai
apresentações do projeto final
SOBRE O PROFESSOR
Marcus Bastos é doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, onde também é professor. Editou, com Lucas Bambozzi e Rodrigo Minelli, Mediações, Tecnologia, Espaço Público – Um panorama crítico da arte em mídias móveis (Conrad, 2010). Foi curador de Ruído (Mostra Vídeo Instituto Itaú Cultural, 2005), Geografias Celulares (Instituto Fundación Telefonica, 2010) e VIVO arte.mov – Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis (2007-2012). Entre seus projetos recentes estão Cenas Paulistanas (composição audiovisual criada com Natália Aly e Rodrigo Gontijo, SESC-Ipiranga, 2013) e Canteiro de Operações (videoensaio no DVD homônimo de Nelson Brissac, José Resende e Heloísa Maringoni, 2012). Dirigiu documentários experimentais como Giuseppe, etc (2011), Radicais Livre/os (2006) e Interface Disforme (2006).