|
fevereiro 17, 2014
Ponto de encontro: atividades na última semana de Le Parc Lumière na Daros, Rio de Janeiro
A Casa Daros apresenta uma série de atividades gratuitas na última semana da exposição “Le ParcLumière – Obras cinéticas de Julio Le Parc”. A programação, batizada de “Meeting . Point” (Ponto de encontro), tem como ideia central criar pontes entre proposições artísticas desenvolvidas durante os anos 1950 e 1960, levadas à potência máxima poética nas obras da exposição “Le ParcLumière”, e as criações contemporâneas nesse campo. As atividades abrangem oficinas, conversas e performances com artistas que vêm desenvolvendo trabalhos dentro das práticas criativas do “faça você mesmo” (“do it yourself”). “Le ParcLumière” também terá entrada gratuita durante esta semana.
Artistas: Arcángel Constantini, Azucena Losana, Deneir de Souza Martins, Jorge Crowe, Julio Lucio
19 a 23 de fevereiro de 2014
Casa Daros
Rua General Severiano 159, Rio de Janeiro
PROGRAMAÇÃO
A Casa Daros convidou artistas com expressiva trajetória internacional na área do “faça você mesmo”, como o mexicano Arcángel Constantini (1970), Azucena Losana (1977), mexicana radicada em Buenos Aires, Julio Lucio (1971), espanhol radicado no Rio, o argentino Jorge Crowe (1976), e ainda o brasileiro Deneir de Souza Martins (1954), reconhecido no país por suas oficinas de brinquedos. As oficinas serão gratuitas mas têm vagas limitadas, com inscrição prévia pelo email inscricao@casadaros.net. As demais atividades, também gratuitas, serão abertas ou com retirada de senhas uma hora antes na recepção.
19 de fevereiro de 2014, quarta-feira
• 11h às 13h (sala de cursos e oficinas) – Oficina WireWrap “entronchados”, com ArcangelConstantini
Capacidade: 12 vagas.Classificação: acima de 16 anos
Inscrições pelo email: inscricao@casadaros.net
• 14h às 17h (ateliê de criação) – Oficina de Projetores precários (TAPP, Taller de Proyectores Precários), com AzucenaLosana
Capacidade: 15 vagas.Classificação: acima de 16 anos
Inscrições pelo email: inscricao@casadaros.net
• 16h às 19h (sala de cursos e oficinas) – Oficina Arduino – com Julio Lucio
Capacidade:10 vagas.Classificação: acima de 16 anos
Inscrições pelo email: inscricao@casadaros.net
20 de fevereiro de 2014, quinta-feira
• 11h às 13h (sala de cursos e oficinas) – Continuação da Oficina WireWrap “entronchados”, com ArcangelConstantini
• 14h às 17h (ateliê de criação) – Continuação da Oficina de Projetores precários (TAPP, Taller de Proyectores Precários), com AzucenaLosana
• 16h às 19h (sala de cursos e oficinas) – Continuação da Oficina Arduino, com Julio Lucio
21 de fevereiro de 2014, sexta-feira
• 11h às 13h (sala de cursos e oficinas) – Continuação da Oficina WireWrap “entronchados”, com ArcangelConstantini
• 14h às 17h (ateliê de criação) – Continuação da Oficina de Projetores precários (TAPP, Taller de Proyectores Precários), com AzucenaLosana
• 16h às 18h (sala de cursos e oficinas) – Continuação da Oficina Arduino – com Julio Lucio
• 19h às 19h30 (pátio) – Performance "O que importa éo que as pessoas vêem e não o que alguém diz sobre isso", com os artistas Jorge Crowe e AzucenaLosana
Aberto ao público, mas se devido ao clima for transferido para lugar fechado, haverá limitação do número de pessoas.
• 19h45 às 20h05 (pátio) – Performance “Phonotube”, de ArcangelConstantini
Aberto ao público, mas se devido ao clima for transferido para lugar fechado, haverá limitação do número de pessoas.
22 de fevereiro de 2014, sábado
• 11h às 13h (sala de cursos e oficinas) – Continuação da Oficina WireWrap “entronchados”, com ArcangelConstantini
• 13h30 às 18h (sala de cursos e oficinas) – Oficina Objetos que vibram, com Deneir de Souza Martins
Capacidade: 15 vagas, para jovens acima de 12 anos (menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis).As senhas serão distribuídas uma hora antes na recepção.
• 15h às 17h (ateliê de criação) – Oficina Máquinas de Desenho, com Jorge Crowe
Capacidade: 30 vagas, para adultos e crianças a partir de 7 anos (menores de idade devem estar acompanhados pelos responsáveis). As senhas serão distribuídas uma hora antes na recepção.
• 18h30 (pátio) – Performance "O que importa éo que as pessoas vêem e não o que alguém diz sobre isso", com AzucenaLosana e Jorge Crowe – Apresentação do resultado da Oficina de Projetores Precários)
Duração: aproximadamente 30 minutos.Aberto ao público, com limitação do número de pessoas.
23 de fevereiro de 2014, domingo
• 13h30 às 18h (sala de cursos e workshops) – Oficina Drawdio, com Julio Lucio
Capacidade: 15 vagas. Classificação: acima de 12 anos (menores de idade, acompanhados pelos responsáveis). As senhas serão distribuídas uma hora antes na recepção.
• 15h às 17h (ateliê de criação) – Oficina Máquinas de desenho, com Jorge Crowe
Capacidade: 30 vagas. Classificação: para adultos e crianças a partir de 7 anos (menores de idade, acompanhados pelos responsáveis). As senhas serão distribuídas uma hora antes na recepção.
ARTISTAS
O artista multimídia Arcángel Constantini desenvolve um trabalho de caráter lúdico experimental, vinculado à tecnologia. Desde 1997 mantém projetos de arte em rede digital. Na Casa Daros, fará a oficina “WireWrap – entronchados”, em que usa a técnica obsoleta, usada nos anos 1960 na construção de computadores e circuitos eletrônicos. Ele fará ainda a performance “Phonotube”, instrumentos experimentais para áudio usados ao vivo, inspirados no trabalho do canadense Norman McLaren (1914-1987), e que usa o mesmo princípio tecnológico do “photophone”, patenteado por Graham Bell (1847-1922).
Azucena Losana trabalha com cinema expandido, fotografia, improvisação audiovisual e vídeo, e fará a “Oficina de projetores precários”. Tem trabalhos em dupla com diversos artistas, como Carolina Andreetti e Leonello Zambon, entre outros.
Artista com pós-graduação em eletrônica, Jorge Crowe fará as oficinas “Máquinas de Desenho”, com a fabricação de máquinas de desenho, a motor, usando tecnologia obsoleta como principal ferramenta. Ele fará ainda duas performances junto com Azucena Losana, "O que importa é o que as pessoas vêem e não o que alguém diz sobre isso", em que cuidará da música enquanto a artista se encarregará da imagem. A performance é inspirada na “simplicidade dos dispositivos criados por Le Parc e pela complexidade das atmosferas criadas por seu trabalho, libertando os espectadores de um ponto de vista único, limitado”, dizem os dois artistas. A apresentação será construída em torno de projetores analógicos cuja luz será modulada e refratada através de objetos translúcidos, em um diálogo com a peça sonora que se desenvolve ao longo do tempo. Os aparelhos foram operados ou feitos especialmente para promover esse diálogo.
Mestre em física e eletrônica, e engenheiro de software em Londres, o espanhol de Segóvia Julio Lucio largou a confortável vida que levava quando o Reino Unido aderiu à invasão do Afeganistão. Ele então buscou “um país sem guerra”, e veio “parar no Rio”, onde desenvolveu sua prática artística no Parque Lage, em 2002. Na Casa Daros, fará a “Oficina Arduino”, um aparelho simples para se aprender a usar um microcontrolador, peça encontrada em máquinas de uso cotidiano, tornando-se uma ferramenta acessível para que artistas, designers e pessoas em geral possam criar suas próprias máquinas interativas. A oficina introduzirá conhecimentos em eletrônica e será introduzido à programação básica para Arduino.Ele ministrará também a “Oficina Drawdio”, um projeto de música “faça você mesmo” criado pelo designer Jay Silver, que permite aos usuários desenharem um instrumento de sua escolha em um pedaço de papel para depois tocá-lo com os seus dedos.
OBJETOS QUE VIBRAM
Fluminense de Campos, Deneir trabalha com a reciclagem como linguagem artística. Com obras em coleções públicas e privadas, ele ficou também conhecido pela criação de brinquedos e engenhocas para diversos programas de televisão. Na Casa Daros, fará a “Oficina Objetos que vibram”, os “Vibrabots”, com a utilização de materiais descartados, tecnologia simples e obsoleta. Os objetos são simples e fáceis de confeccionar, e os resultados remetem a desenhos aleatórios e à pintura abstrata.