|
janeiro 9, 2014
Programação da mostra Promptus de Performance no SESC Santo Amaro, São Paulo
Brasil e México se unem no evento Promptus – Mostra Brasil-México de Performance, que traz alguns importantes artistas que trabalham com performances nos dois países. A mostra acontece entre 14 de janeiro e 23 de fevereiro, no SESC Santo Amaro e traz, além de ações performáticas, uma exposição, workshops e palestras.
Participantes: Amor Experimental, Bia Medeiros, Diana Olalde, Eleonora Fabião, Joanna Barros, Katnira Bello, Luiz Carlos Garrocho, Mário Ramiro, Martín Rentería, Naira Ciotti, Omar Gonzalez, Peter Pal Pelbart, Rodrigo Munhoz, Rogério Nagaoka, Samira Br, Sara Panamby, Suely Rolnik, Victor de La Roque, Victor Martínez, Victor Sulser
Curadoria de Lucio Agra
14 de janeiro a 23 de fevereiro de 2014
Sesc Santo Amaro
Rua Amador Bueno 505, Santo Amaro, São Paulo
PROGRAMAÇÃO
PERFORMANCES
Em cada um dos dias, haverá duas performances, sempre com um brasileiro e um mexicano, para que o público possa vez trabalhos dos dois países.
Local: Espaço das Artes (1º andar)
21 de janeiro, terça-feira, 20h30
Rogério Nagaoka e Victor Sulser
Em sua performance Rogério Nagaoka (Brasil) englobam conceitos de arte de ação, desenho, pintura, desvendando o conteúdo de uma parede. Já o mexicano Victor Sulser propõe fazer uma relação entre pessoas e seus estereótipos, usando objetos como balões, lâmpadas, ligações elétricas, etc.
* Não recomendado para menores de 12 anos
22 de janeiro, quarta-feira, 20h30
Martín Rentería e Victor de La Roque
O mexicano Martín fará uso de elementos e inspirações da cidade, que irá coletar no período de residência; o trabalho do brasileiro Victor ainda está sendo desenvolvido por meio de um diálogo com vídeos.
* Não recomendado para menores de 12 anos
23 de janeiro, quinta-feira, 20h30
Joanna Barros e Katnira Bello
A mexicana Katnira segue a linha de outros trabalhos, levando ao público uma apresentação em que o femino é o foco. Joanna (Brasil) leva para a sua performance um trabalho baseado na memória e que transita entre a performance e o desenho e que terá como fonte de inspiração a residência no PROMPTUS – Mostra Brasil-México de Performance
* Não recomendado para menores de 12 anos
24 de janeiro, sexta-feira, 20h30
Amor Experimental e Omar Gonzalez
Em sua performance, o artista mexicano Omar Gonzalez transporta grandes barras de gelo pelo espaço. Já Rodrigo Munhoz (Brasil), criador do Amor Experimental, faz uso de materiais inusitados como massa de pão com o qual discute sua autobiografia.
* Não recomendado para menores de 12 anos
25 de janeiro, sábado, 18h
Diana Olalde e Samira Br
Diana traz do México a terra que usará em sua performance. Ela mistura essa terra com elementos brasileiros para fazer desenhos. Já Samira apresenta uma versão revisitada de Eu Nasci Aqui, no qual usa instalação e vídeo para discutir aspectos de sua biografia, ligados ao lugar onde nasceu, em Bauru, interior de São Paulo.
* Não recomendado para menores de 12 anos
26 de janeiro, domingo, 18h
Sara Panamby e Victor Martínez
O mexicano Victor fará uso do material recolhido no seu workshop para criar esse trabalho apresentado na mostra. Já Sara Panamby faz uma performance com o auxílio de seu companheiro, Felipe Espíndola, levando ao público um um experimento no terreno das modificações corporais e da body art.
* Não recomendado para menores de 18 anos
BATE-PAPOS
15 de janeiro, quarta-feira, 20h
Local: Sala Múltiplo Uso
Lucio Agra, Martin Rentería e Rogério Nagaoka
Conversa sobre o tema da mostra com o curador e co-curador do evento no Brasil e o curador/ diretor do festival Transmuted (Martin Renteria).
* Não recomendado para menores de 10 anos
16 de janeiro, quinta-feira, 19-21h
Local: Sala Múltiplo Uso
Conversa com artistas mexicanos residentes
Os representantes mexicanos contam as suas experiências e relatam sua participação no projeto.
* Não recomendado para menores de 10 anos
17 de janeiro, sexta-feira, 19-21h
Local: Espaço das Artes (1º andar)
Conversa com artistas brasileiros residentes
Artistas conversam sobre seus trabalhos e experiências performáticas dentro da urbanidade e contemporaneiade da cidade de São Paulo.
* Não recomendado para menores de 10 anos
CURSOS
Local: Sala de Oficinas
18 de janeiro, sábado, 13-17h e 19 de janeiro, domingo, 10h30-14h30
Workshop com Victor Martinez
Membro do coletivo 19concreto com quem realizou apresentações e instalações em 1990, Victor Martinez estudou no “La Esmeralda” (INBA) e em cursos de filosofia e composição musical. Seu trabalho inclui mídias como vídeo, pintura, gravura, fotografia, multimídia, arte objeto, arte ação e estética relacional, investigando o significado do homem no contexto urbano e no meio ambiente, noção de entorno, a crise das ideologias e do império da razão, o corpo como a geografia e a memória como vestígio da existência.
* Não recomendado para menores de 16 anos
22 de fevereiro, sábado, 13-17h e 23 de fevereiro, domingo, 10h30-14h30
Workshop com Rodrigo Munhoz
Artista visual, performer, educador e criador da plataforma colaborativa Amor Experimental. Dentre os eventos em que participou, cabe destacar: Perfor 1 (Centro Cultural da Espanha e Cine Galpão); SPectrum SomAperformance (Associação Brasil Performance); Circuito Bode Arte – RN (ColetivoES3 – Rio Grande do Norte); Performa Paço (Paço das Artes – Universidade de São Paulo); Tubo de Ensaios (Universidade de Brasília); Ubicidades (COLABOR - PGEHA - Universidade de São Paulo); 6aBienal do Esquisito (Museu Olho Latino – Atibaia); Mostra Sesc de Culturas do Cariri (Ceará); PERFOR 3 (Instituto Volusiano) e Cinecleta (Prêmio Criando Asas 2012).
* Não recomendado para menores de 16 anos
PALESTRAS
Local: Sala Múltiplo Uso
21 de janeiro, terça-feira, 17h30
Peter Pal Pelbart
O artista conversa sobre seus trabalhos e experiências performáticas dentro da urbanidade e contemporaneidade de grandes metrópoles como São Paulo e Cidade do México.
* Livre
22 de janeiro, quarta-feira, 17h30
Bia Medeiros
Graduada em educação artística pela PUC/RJ, Bia Medeiros possui mestrado em estética e doutorado em artes pela Sorbonne, Paris. Lecionou no período de 1984 e 1988 em Adac, Paris. Atualmente, é professora do Instituto de Artes da UnB e é presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, Anpap. Bia Medeiros é coordenadora do Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos. Os trabalhos desse grupo compõem-se de mostras de vídeo, espetáculos e performances e já foram apresentados em Vitória, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, França, Holanda, Estados Unidos e Grécia.
* Não recomendado para menores de 10 anos
23 de janeiro, quinta-feira, 17h30
Mário Ramiro
Artista multimídia, formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Foi integrante do grupo de intervenções urbanas 3NÓS3 e participante do movimento da arte e tecnologia no Brasil nos anos oitenta. O conjunto de sua obra inclui a criação de intervenções urbanas, redes telecomunicativas, esculturas, instalações ambientais, fotografia e arte sonora. Participou também dos coletivos Autopsi, Hostilzinhos, Os Macaco e Snervo. É mestre em fotografia e novas mídias pela Escola Superior de Arte e Mídia de Colônia, na Alemanha, e doutor em artes visuais pela Universidade de São Paulo. Trabalha atualmente como professor do Depto. de Artes Visuais e do programa de Pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da USP. É integrante do coletivo Kurokos de performance sonora.
* Não recomendado para menores de 10 anos
28 de janeiro, terça-feira, 20h
Luiz Carlos Garrocho
Atua na pesquisa e criação cênica (interface entre Performance e Teatro Físico), filosofia, arte-educação e projetos culturais. Formou-se em Filosofia pela UFMG em 1992 e concluiu o Mestrado em Artes pela Escola de Belas Artes/UFMG, em 2007, com a dissertação Cartografias de uma improvisação física e experimental, sob a orientação do artista e professor Fernando Mencarell. Integra o Coletivo Contraponto, de pesquisas em Performance Urbana e Teatro Físico. Sua trajetória inclui práticas e estudos em Arte Educação, tendo em vista, principalmente, a cultura lúdica da infância.Trabalhou também na área das políticas públicas para a cultura como gestor, coordenador e formulador de projetos e ações, com ênfase na experimentação artística.
*Não recomendado para menores de 10 anos
4 de fevereiro, terça-feira, 20h
Naira Ciotti
Professor-performer, com Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1983). Mestrado concluído em 1997 com o título O híbrido professor-performer: uma prática, sob a orientação da Prof. Dr. Ana Cristina Pereira.
* Não recomendado para menores de 10 anos
11 de fevereiro, terça-feira, 20h
Suely Rolnik
Psicoterapeuta, crítica cultural (nas revistas Parachute, canadense e Zehar, espanhola), professora e integrante do Núcleo de Estudos da Subjetividade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, além de professora convidada do Programa de Estudos Indepentendes do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MacBa). Suas pesquisas e trabalhos acadêmicos são dedicados às políticas de subjetivação através de uma perspectiva transdisciplinar, além de refletir sobre a arte contemporânea e sua interface com a política e a clínica terapêutica.
* Não recomendado para menores de 10 anos
18 de fevereiro, terça-feira, 20h
Eleonora Fabião
Artista conversa sobre seus trabalhos e experiências performáticas dentro da urbanidade e contemporaneidade de grandes metrópoles como São Paulo e Cidade do México.
* Não recomendado para menores de 10 anos