|
dezembro 3, 2013
O Sul em Perspectiva: debates sobre a África contemporânea no Sesc Pompeia, São Paulo
A 18ª edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil dá início ao Foco 5 dos programas públicos, O Sul em Perspectiva, com debates sobre a África contemporânea, movimentos migratórios e criações artísticas e cartográficas a partir dos fluxos de movimentos intercontinentais.
Palestrantes: Achille Mbembe, Ana Paula do Val, Danilo Miranda, Marie Ange Bordas e Rogério Haesbaert
5 e 7 de dezembro, quinta e sábado, 20h e 16h, respectivamente
Sesc Pompeia
Rua Clélia 93, São Paulo
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira, 5 de dezembro, 20h
O primeiro debate, Geografias em movimento, acontece na própria quinta-feira, a partir das 20h no Galpão do Sesc Pompeia. Marie Ange Bordas, editora do Caderno Sesc_Videobrasil 09, a arquiteta Ana Paula do Val e o doutor em geografia humana Rogério Haesbaert debatem a questão da identidade e da cartografia afetiva (o mapa formado a partir dos deslocamentos pessoais a diversas regiões de um país e do mundo).
Na mesma noite, haverá o lançamento do Caderno Sesc_Videobrasil 09: Geografias em movimento, livro ilustrado sobre o tema da cartografia afetiva.
Sábado, 7 de dezembro, 16h
Diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Miranda, debate com o filósofo e cientista político camaronês Achille Mbembe, professor de Harvard, sobre a questão africana: sua história, migração, deslocamentos e demandas atuais na mesa Afropolitanismo. Segundo Mbembe, que será publicado pela primeira vez no Brasil no Caderno Sesc_Videobrasil, é preciso reimaginar a África como um lugar de “cultura fluida e aberta para o mundo e para o novo”. O debate acontece no sábado, 7.12, a partir das 16h, no Galpão do Sesc Pompeia.