|
outubro 27, 2013
Seminário Internacional Perspectivas do Livro de Artista: O livro de artista na universidade na UFMG, Belo Horizonte
Dando continuidade às atividades iniciadas em 2009, esta edição do Seminário Internacional Perspectivas do Livro de Artista tem como tema o livro de artista na universidade, com o objetivo de incentivar a pesquisa, a divulgação e a produção de livros. Apresentamos alguns aspectos da produção internacional, reunindo professores, artistas e pesquisadores que atuam em universidades estrangeiras, e mostramos um pouco do que tem sido feito nas universidades brasileiras. O seminário é gratuito e aberto a todos os interessados no assunto.
Participantes: Amir Brito Cadôr (coord.), Leszek Brogowski, Maria do Carmo de Freitas Veneroso (coord.), Marília Andrés Ribeiro, Martin Grossmann, Paulo Silveira, Regina Melim, Sarah Bodman, Tony White
29 a 31 de outubro, terça a sexta-feira, 14h às 17h
Centro Cultural da UFMG - Auditório
Avenida Santos Dumont 174, Centro, Belo Horizonte
Website do evento
PROGRAMAÇÃO
29 de outubro, terça-feira, 14h às 17h
Experiências editoriais na universidade: produção e circulação de publicações de artista
Regina Melim, Leszek Brogowski, Amir Brito Cadôr (mediador)
30 de outubro, quarta-feira, 14h às 17h
Arquivos e coleções
Tony White, Martin Grossmann, Marília Andrés Ribeiro (mediadora)
31 de outubro, quinta-feira
14h às 17h - O livro de artista como objeto de pesquisa
Paulo Silveira, Sarah Bodman, Maria do Carmo de Freitas Veneroso (mediadora)
17h30 - Lançamento do livro "Entre ser um e ser mil: o objeto livro e suas poéticas", organizado por Edith Derdyk
SOBRE OS CONVIDADOS
Leszek Brogowski
Professor/pesquisador em estética e teoria das artes plásticas no département Arts plastiques, Université Rennes 2. Diretor das edições Incertain Sens, uma editora universitária especializada em publicações de artista.
Martin Grossmann
Professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, foi diretor do Centro Cultural São Paulo de agosto de 2006 a maio de 2010 e vice-diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP de 1998 a 2002. É o criador e coordenador do Fórum Permanente: Museus de Arte, entre o Público e o Privado, uma plataforma de mediação e ação cultural. Graduado em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), Grossmann fez o mestrado na ECA e o doutorado na University of Liverpool (Reino Unido).
Paulo Silveira
Professor Adjunto no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na graduação e na pós-graduação (orientação de mestrado). É pesquisador do campo das Artes Visuais, com ênfase em História e Teoria da Arte, especialmente arte contemporânea, percepção da obra de arte, estética e retórica das publicações de artistas e temas da intermídia. É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte, CBHA, e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, ANPAP (comitê de História, Teoria e Crítica de Arte).
Regina Melim
Professora no Departamento de Artes Visuais e no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina. Coordena o Grupo de Pesquisa "Proposições Artísticas Contemporâneas e seus processos experimentais". Em 2006 criou a plataforma independente par(ent)esis para pesquisar, produzir e editar projetos artísticos e curatoriais no formato de publicações.
Sarah Bodman
Artista e pesquisadora do Centre for Fine Print Research (CFPR), é editora do Artist's Book Yearbook, uma publicação de referência sobre livros de artista, além de editar Book Arts Newsletter e The Blue Notebook.
Tony White
Diretor da Decker Library, Maryland Institute College of Art. Membro do conselho editorial do JAB (Journal of Artist’s Books), curador, pesquisador.