Página inicial

Cursos e Seminários

 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise em
Cursos e Seminários:

Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
janeiro 2013
dezembro 2012
novembro 2012
outubro 2012
setembro 2012
agosto 2012
julho 2012
junho 2012
maio 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
janeiro 2012
dezembro 2011
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
março 2011
fevereiro 2011
janeiro 2011
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009
janeiro 2009
dezembro 2008
novembro 2008
outubro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
junho 2008
maio 2008
abril 2008
março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
As últimas:
 

outubro 13, 2013

Seminário Escavar nas Superfícies no MAR, Rio de Janeiro

O seminário, que conta com a participação de arqueólogos, moradores do morro, filósofos, urbanistas, artistas, educadores, curadores, trata das questões que a atravessam e/ou que movimentam a mostra Turvações Estratigráficas de Yuri Firmeza que acontece paralelamente no MAR.

Participantes: Alan Correia, Clarissa da Costa Moreira, Clarissa Diniz, Felipe Ribeiro, Gleyce Kelly Heitor, Janaina Melo, Julia Baker, Julio Groppa Aquino, Luciana Souza, Luís Antonio dos Santos Baptista, Paulo Herkenhoff, Rafael Borges Deminicis, Sabrina Parracho Sant’Anna, Sylvio Gadelha, Yuri Firmeza

18 e 19 de outubro de 2013, sexta e sábado - inscrições até 14 de outubro

Museu de Arte do Rio - MAR
Praça Mauá 5, Centro, Rio de Janeiro
Inscrições online até o dia 14 de outubro (100 vagas)

PROGRAMAÇÃO

18 de outubro, sexta-feira

10h às 12h mesa Apresentação do projeto da exposição
Reflexão sobre as várias instâncias do processo de criação do projeto do artista Yuri Firmeza.
Palestrantes
Julia Baker (RJ) é assessora curatorial da Gerência de Conteúdo do MAR.
Yuri Firmeza (CE) é artista visual e professor do curso de cinema e audiovisual da Universidade Federal do Ceará.
Artur Cordeiro (SP) é arquiteto e cenógrafo.
Mediação
Mara Pereira (RJ) é educadora supervisora da Gerência de Educação do MAR.

14h às 16h mesa A Educação como Corte
O pensamento como interpelação do presente em detrimento de elocubrações futuristas. Educar não para compreender a história, mas para fraturá-la. Uma educação para o esquecimento.
Palestrantes
Julio Groppa Aquino (SP) é professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
Sylvio Gadelha (CE) é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.
Mediação
Janaina Melo (MG) é gerente de Educação do MAR.

17h às 19h mesa Processos de Musealização no Brasil
O lugar dos museus no projeto de modernidade no Brasil. Monumentos da cultura e monumentos da barbárie. O investimento em museus nos processos de revitalizações urbanísticas. O MAR e o contexto do Porto Maravilha.
Palestrantes
Paulo Herkenhoff (RJ) é diretor cultural do MAR.
Sabrina Parracho (RJ) é professora adjunta do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Washington Fajardo (RJ) é presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.
Mediação
Gleyce Heitor (PE) é assessora pedagógica da Gerência de Educação MAR.

19 de outubro, sábado

10h às 12h mesa Escavar os Alicerces
O eterno retorno da história. Os achados arqueológicos do século XVII, o atual modelo cidade-negócio e as ruínas do presente. A construção social da realidade.
Palestrantes
Luís Antonio dos Santos Baptista (RJ) é professor do Departamento de Psicologia da UFF.
Rafael Borges Deminicis (RJ) é mestre em arqueologia pelo Museu Nacional – UFRJ.
Mediação
Luciana Souza (MG) é assessora de museologia da Gerência de Conteúdo do MAR.

14h às 16h mesa Monumentos e Escombros
A monumentalização das cidades. Políticas públicas e planejamento urbano. Especulação imobiliária e remoções forçadas. O morro da providência, a Secretaria Municipal de Habitação e as casas marcadas.
Palestrantes
Clarissa da Costa Moreira (RJ) é professora da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense.
Felipe Ribeiro (RJ) é artista visual e professor do Departamento de Artes Corporais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Maurício Hora (RJ) é fotógrafo.
Mediação
Clarissa Diniz (PE) é gerente de Conteúdo do MAR.

17h às 19h mesa A Terra Prometida
O papel do audiovisual na construção simbólica das cidades. A cidade cenográfica e o isolamento da comunidade. Vídeos institucionais, maquetes virtuais e a cidade idílica. Palestrantes
André Parente (RJ) é artista, pesquisador e professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Tadeu Capistrano (RJ) é professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Mediação
Alan Correia (MG) é gerente de Comunicação do MAR.

PARTICIPANTES

Alan Correia é mestre em ciências da comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Graduou-se em relações públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mesma universidade onde cursou especialização em gestão de projetos sociais. Tem experiência em assessoria de comunicação para projetos sociais e culturais. Atualmente, é gerente de Comunicação do Museu de Arte do Rio.

Clarissa da Costa Moreira formou-se em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1994. Tornou-se mestre em urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da mesma instituição, em 2002, com a dissertação "A cidade contemporânea entre a tábula rasa e a preservação: cenário para o Porto do Rio de Janeiro". Prêmio nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, em 2003, a dissertação foi publicada pela Editora da Unesp, em 2005. Concluiu doutorado em filosofia da arte e da arquitetura na Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, em 2007, com a tese "Ville et Devenir: Dogville ou le devenir-village des métropoles", orientada pelo filósofo francês Henri-Pierre Jeudy (LAIOS-CNRS/EHESS) e publicada pela editora Harmattan, em 2009. Foi professora visitante na Escola de Arquitetura Paris-Malaquais, trabalhando sobre projetos urbanos no centro do Rio de Janeiro. De um modo geral, o centro do Rio, e o Porto, especificamente, têm sido constantes objetos de reflexão, propostas e, mesmo, intervenções em seu percurso acadêmico e profissional, desde a graduação, em projeto que recebeu o prêmio Opera Prima, concedido pela Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo, em 1995, até o período em que atuou como gerente do Programa Novas Alternativas da Secretaria Municipal de Habitação. Mais recentemente atuou como consultora na área de reabilitação urbana e introdução do uso habitacional em centros de cidades brasileiras. Em 2011, foi professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São João del Rei e professora convidada no mestrado em filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Atualmente, é professora da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, onde desenvolve o projeto de pesquisa "Cidade em aberto", que inclui a realização de caminhadas no Porto, em parceria com o geógrafo francês Nicolas Bautès. Em 2012, em parceria com o artista visual Alê Souto promoveu um happenning no bairro da Gamboa. Participa da rede transnacional Universidade Nômade, composta por militantes, intelectuais, artistas, grupos de pesquisa e coletivos.

Clarissa Diniz é crítica de arte, graduada em licenciatura em educação artística/artes plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É editora da Tatuí, revista de crítica de arte. Publicou os livros Crachá – aspectos da legitimação artística (2008), Gilberto Freyre (2010) – em coautoria com Gleyce Heitor –; Montez Magno ( 2010, em coautoria com Paulo Herkenhoff e Luiz Carlos Monteiro); e Crítica de arte em Pernambuco: escritos do século XX (coautoria com Gleyce Heitor e Paulo Marcondes Soares (2012). Entre as curadorias desenvolvidas, destacam-se O abrigo e o terreno (cocuradoria com Paulo Herkenhoff), no MAR, Rio de Janeiro, 2013; Zona tórrida – certa pintura do Nordeste (cocuradoria com Paulo Herkenhoff), no. Santander Cultural, Recife, 2012; Contrapensamento selvagem (cocuradoria com Cayo Honorato, Orlando Maneschy e Paulo Herkenhoff), no Itaú Cultural, São Paulo, 2011; Refrações – arte contemporânea em Alagoas (cocuradoria com Bitu Cassundé), na Pinacoteca da Ufal, Maceió, 2010; e contidonãocontido (cocuradoria com Maria do Carmo Nino e EducAtivo Mamam), no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Recife, 2010. Foi curadora assistente do Programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2008-2009 e, entre 2008 e 2010, integrou o Grupo de Críticos do Centro Cultural São Paulo. Atualmente, é gerente de Conteúdo do Museu de Arte do Rio.

Felipe Ribeiro é artista interdisciplinar, professor do Departamento de Artes Corporais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorando do Instituto de Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e mestre em cinema studies pela New York University. Escreveu e dirigiu Trans-Tv, em que atores contracenavam com imagens editadas ao vivo, projetadas sobre um plano-relevo. Em parceria com a coreógrafa Denise Stutz, realizou os espetáculos de dança e vídeo Espalha pra Geral! e Justo uma Imagem. Atualmente, ambos trabalham na montagem de Eu, um Branco.

Gleyce Kelly Heitor é graduada em licenciatura em história pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre em museologia e patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Desde 2005 trabalha com educação em museus no desenvolvimento de projetos de mediação cultural, de pesquisas e de formações com professores sobre história dos museus, história da arte e arte contemporânea. Atuou nos programas educativos do Instituto Ricardo Brennand, Museu Murillo La Greca, Fundação Joaquim Nabuco e Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Atualmente, é assessora pedagógica no Museu de Arte do Rio.

Janaina Melo é historiadora com pós-graduação em ensino e pesquisa em arte contemporânea pela Escola Guignard da Universidade Estadual de Minas Gerais. Foi professora da mesma instituição entre 2009 e 2012 e curadora educativa do Instituto Inhotim de 2008 a 2012. Atualmente é gerente de Educação do Museu de Arte do Rio.

Julia Baker é formada em ciências sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e produção cultural pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, cursa a pós-graduação em história da arte e da arquitetura no Brasil na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Já participou de diversos cursos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, entre eles o programa Fundamentação – com os professores Franz Manata, Guilherme Bueno e Orlando Molica – e Workshop de Curadoria e Crítica – com os professores Guilherme Bueno, Felipe Scovino e Daniela Labra. Participou com artigos no I Congresso de Engenharia do Entretenimento e no II Encontro Nacional de Estudos do Consumo. É coautora do artigo Civilização como bárbarie, publicado na Revista Global em 2012.

Julio Groppa Aquino é professor associado (livre-docente) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde realiza atividades de docência, pesquisa e extensão voltadas à formação docente inicial e continuada. É também pesquisador do CNPq e da Fapesp. Graduado pela Universidade Estadual de São Paulo (1987), cursou o mestrado (1990) e o doutorado (1995) no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, e o pós-doutorado (2003) na Universidade de Barcelona. É autor, coautor e organizador de mais de duas dezenas de obras dedicadas aos impasses concretos da educação brasileira e, em particular, seus efeitos desagregadores sobre o éthos docente.

Luciana Souza é graduada em história pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em museologia e patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como historiadora do Grupo Memória Arquitetura, pesquisando bens tombados e registrados por municípios de Minas Gerais. Atualmente é assistente de museologia do Museu de Arte do Rio.

Luís Antonio dos Santos Baptista é professor titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação Estudos da Subjetividade da Universidade Federal Fluminense. Doutor em psicologia pela Universidade de São Paulo, realizou o estágio de pós-doutorado no Departamento de Sociologia Urbana da Universidade de Roma. Entre outros, publicou os livros A cidade dos sábios (Summus, 1999), A fábrica de interiores, A formação psi em questão (Eduff, 2000), O veludo, o vidro e o plástico e Diversidade e desigualdade na metrópole (2ª edição, Eduff, 2012).

Paulo Herkenhoff é crítico de arte e curador. Dirigiu o Instituto Nacional de Artes Plásticas da Funarte, entre 1983 e 1985. Foi curador-chefe do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, entre 1985 e 1990, e diretor do Museu Nacional de Belas Artes, de 2003 a 2006. Foi curador geral da 24ª Bienal Internacional de Artes de São Paulo, em 1998, e curador do The Museum of Modern Art, Nova York. Entre exposições curadas, destacam-se Guignard e o Oriente: China, Japão e Minas, no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, 2010; Guillermo Kuitca, no Museu Reina Sofia, Madri; e Museu de Arte Latinoamericana de Buenos Aires, 2003; Tempo, no The Museum of Modern Art, Nova York, 2002; Cildo Meireles, geografia do Brasil, no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, Recife, e Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, 2002; Arte brasileira na coleção Fadel: da inquietação do moderno à autonomia da linguagem, no Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo, 2002; e Trajetória da luz na arte brasileira, Itaú Cultural, São Paulo, 2001. Realizou palestras em universidades de vários continentes e tem textos publicados em revistas, catálogos e livros de instituições como a Tate Modern (Londres), o Centre Georges Pompidou (Paris), o Museu de Arte Moderna de Paris, a Fondació Antoni Tàpies (Barcelona), entre outras. Atualmente, é diretor cultural do Museu de Arte do Rio.

Rafael Borges Deminicis é historiador graduado pela Universidade Federal Fluminense, mestre em sociologia política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, mestre em arqueologia pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador no campo da história de temas como movimento operário, sindicalismo revolucionário, anarquismo no Brasil e história da China; e na sociologia, de temas como movimentos sociais e teoria dos movimentos sociais. Na arqueologia, tem experiência com pesquisas em arqueologia histórica e arqueologia de sociedades tribais remotas ou indígenas no Brasil. Atua há mais de oito anos em projetos de preservação do patrimônio cultural.

Sabrina Parracho Sant’Anna é doutora em sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da mesma universidade. Especialista em sociologia da cultura e sociologia da arte, tem pesquisado museus e memória. Publicou Construindo a memória do futuro: uma análise da fundação do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, (Editora FGV, 2011).

Sylvio Gadelha graduou-se em psicologia pela Universidade Federal do Ceará. É especialista em psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae, mestre em sociologia pela Universidade Federal do Ceará, doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutor em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Atua como professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da mesma instituição e professor do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Cultura e Artes da Universidade Federal do Ceará. Possui vários artigos e livros publicados nas áreas de psicologia e filosofia da educação. Foi co-organizador de várias edições do Simpósio Nietzsche e Deleuze, em Fortaleza.

Yuri Firmeza é professor do curso de cinema e audiovisual da Universidade Federal do Ceará. É mestre em poéticas visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – financiado por bolsa de pesquisa Fapesp. Realizou exposições em diversas cidades do Brasil e do exterior. Foi curador – em parceria com Beatriz Lemos – do Encontro Sul-Americano Inventando o Lugar; do ciclo de conferências internacional A Imagem-Pensamento de Letícia Parente – em parceria com André Parente e Solon Ribeiro –; e do Simpósio Internacional A Vida Secreta dos Objetos, edição em Fortaleza – em parceria com Cesar Baio. Publicou textos em jornais e revistas de arte e cultura.

Posted by Patricia Canetti at 7:40 AM