|
setembro 23, 2013
Seminário Internacional – Curadoria no Século XXI na Iberê Camargo, Porto Alegre
O encontro na Fundação Iberê Camargo busca debater os possíveis rumos do ofício a partir da análise e reflexão sobre a tarefa do curador e suas relações com o trabalho de artistas, as atribuições que ele divide com diretores e seu papel na formação do público. As mesas-redondas, formadas por especialistas atuantes em diversas instituições ao redor do mundo, terão tradução simultânea.
Palestrantes e mediadores: Alberto Salvadori, Camila Monteiro, Cristiana Tejo, Fernando Cocchiarale, Michael Asbury, Icleia Borsa Cattani, Jacques Leenhardt, Nicolas Bourriaud, Teixeira Coelho
1, 2 e 3 de outubro de 2013, das 19h às 22h - Inscrição a R$ 20
Fundação Iberê Camargo - Auditório
Av. Padre Cacique 2.000, Porto Alegre
Inscrições: na loja da FIC e pelo e-mail
Informações: 51-3247-8000
Patrocinadores: Gerdau, Itaú, Vonpar e De Lage Landen
PROGRAMAÇÃO
No primeiro dia de Seminário, o tema abordado é Curadoria e direção: reconfiguração e equilíbrio de papéis, discutindo os diálogos e tensões que se estabelecem entre diretoria e curadoria em suas funções individuais e coletivas – como, por exemplo, a forma com que as questões de gestão e produção interferem nos projetos de exposição e na formação de acervos. Os palestrantes* da noite são: Alberto Salvadori (Museo Marino Marini, Firenze) e Teixeira Coelho (MASP, São Paulo), com mediação de Jacques Leenhardt (l'École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris).
Com o título Curadoria e público: construção de sentidos e audiências para a arte, o segundo dia do seminário coloca em pauta o papel do curador no acesso do público à arte: como se dão as articulações entre interesses curatoriais e educativos e como a proposta curatorial trabalha a produção de sentidos. Dicutem essas questões* Michael Asbury (Research Centre for Transnational Art, Identity and Nation - TrAIN) e Cristiana Tejo (Curadora do Espaço Fonte – Centro de Investigação em Arte e Convivialidade, Recife), com mediação de Camila Monteiro (Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre).
No dia 3 de outubro, acontece a mesa-redonda Curadoria e artistas: trânsitos, trocas e fronteiras, que aborda não só a interlocução entre curadores e artistas como também os aspectos que estão presentes nessas trocas. Nesse sentido, discute as possibilidades de trânsito entre esses dois papéis e os efeitos de um sobre o outro. Formam a mesa-redonda* Nicolas Bourriaud (École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, Paris) e Fernando Cocchiarale (PUC-Rio, Rio de Janeiro), mediados por Icleia Borsa Cattani (UFRGS, Porto Alegre).