|
agosto 18, 2013
Curso de Pós-Graduação: Paisagem e Imagem na UFRJ, Rio de Janeiro
Programas de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ e da PUC-RIO
Paisagem e Imagem
Este seminário de pesquisa terá como tema central a paisagem e sua presença transversal em diversas obras artísticas e produtos audiovisuais. A partir de sua emergência na pintura, nos interessa pensar inicialmente o que se entende por paisagem desde sua configuração associada à natureza, passando pelos espaços urbano e midiático. Algumas questões nos conduzem a um recorte em campo tão vasto: qual a diferença entre espaço, território e paisagem em filmes, fotografias e instalações? Como podemos pensar em paisagens afetivas?Qual a atualidade da paisagem? Como podemos pensar a distinção entre paisagem, território e percepto? Seria o pensamento da paisagem hoje um gesto anacrônico e um retorno nostálgico a uma perspectiva contemplativa anterior à emergência da reprodutibilidade tecnológica e massiva? Tais questões tensionam um dos pressupostos que norteiam o curso, a saber, a constituição da paisagem implicaria numa dimensão ética e estética crítica em busca não só de um outro olhar, outra temporalidade, mas de um outro modo de vida.
Professores: Andrea França (PUC-RIO), Consuelo Lins (UFRJ) e Denilson Lopes (UFRJ)
Início em 22 de agosto de 2013 - quintas-feiras, 16-19h
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ - Sala 140
Palácio Universitário - Campus da Praia Vermelha, Av. Pasteur 250, Rio de Janeiro
CALENDÁRIO (sujeito a alterações)
O curso não será modular, portanto os três professores estarão presentes durante todo o curso.
Aula 1: 22/08
Apresentação do programa
Aula 2: 29/08
Paisagem, Percepto e Afecto
LOPES, Denilson. “Paisagens e Narrativas” In: A Delicadeza. Brasília, Ed. Unb, 2007.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. “Percepto, Afeto e Conceito” In: O que é a filosofia?. Rio de Janeiro: 34, 1992.
LOPES, Denilson. “Afectos Pictóricos ou em Direção a Transeunte de Eryk Rocha” In: http://www.compos.org.br/biblioteca.php (Compós 2013, biblioteca do GT ESTUDOS DE Comunicação e Experiência Estética)
Filme Transeunte (2010) de Eryk Rocha
Suplementar
LOPES, Denilson. “O Sublime no Banal” In: A Delicadeza. Brasília, Ed. Unb, 2007.
DIDI-HUBERMAN, Georges. L´Homme qui Marchait dans la Couleur. Paris: Minuit, 2001.
Aula 3 e 4: 05 e 12/09
RANCIÈRE, Jacques. Aisthesis: Scenes from the Aesthetic Regime of Art. Verso, 2013. Capítulos:
3. Le ciel de plébeien, Paris 1830.
4. Le poète du noveau monde. Boston, 1841-New York, 1855.
12. La magesté du moment. New York, 1921.
14. L’éclat cruel de ce qui est. Hale County, 1936-New York, 1941.
Lins, Consuelo. Experiência sensível e vida ordinária em Cao Guimarães: uma análise das obras Ex-isto e Passatempo In: http://www.compos.org.br/biblioteca.php (Compós 2013, biblioteca do GT Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual)
Discutiremos obras de Cao Guimarães, filmes, instalações, fotografias.
Aula 5 e 6 : 19/09 e 26/09
CAUQUELIN, Anne. Invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Aula 7: 03/10
Território e Exterioridade
GROSZ, Elizabeth, “Chaos. Cosmos, Territory, Architecture” In: Chaos, territory, art: Deleuze and the framing of the earth. New York: Columbia University Press, 2008. (24 pags.)
GROSZ, Elizabeth. Architecture from the Outside: Essays on Virtual and Real Space. Cambridge: MIT Press, 2001, 1/52.
Filme: Girimunho (2012) de Clarissa Campolina e Helvécio Marins.
10/10 - Não haverá aula (Congresso da Socine)
Aula 8 : 17/10
Participação no II Colóquio Literatura, artes e paisagem na Unirio
Filme: Adormecidos (2011) de Clarissa Campolina
Aula 9: 24/10
Filme: Angola (Roberto Berliner, Rede Bandeirantes, 1988);
AZOURY, Ricardo. Projeto Angola maio de 1988 (fotografias).
PEREIRA, José M. Nunes. África um novo olhar. RJ: ed. CEAP, 2006.
LEGUIZAMÓN, Juan Anselmo. El videoclip como formato o género híbrido (resumo: Videoclips – Una exploración entorno a su estruturación formal y funcionamento socio-cultural. Santiago del Estero, 2007. Tese Faculdade de Humanidades, Universidad Nacional de Santiago del Estero).
Aula 10: 31/10
A paisagem no cinema de Kiarostami.
CORBIN, Alain. O território do vazio – A praia e o imaginário ocidental. São Paulo: Cia. das Letras, 1989.
SENRA, Stella. “Contemplação da natureza, natureza da contemplação”. In Abbas
Kiarostami. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
ISHAGHPOUR, Youssef. “O real, cara e coroa”. In Abbas Kiarostami. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
BERNARDET, Jean-Claude. Caminhos de Kiarostami. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Aula 11: 07/11
Paisagem e memória. (materiais a serem escolhidos)
Deleuze, Gilles. Imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense:
Cap V: Os cristais do tempo
Cap. 6. Pontas do presente e lençois do passado (Quarto comentário à Bergson).
BERGSON, Henri. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
Aula 12: 14/11
Ruínas
DILLON, Brian. Ruins. Cambridge, MIT, 2011.
Filme: Histórias que só existem quando lembradas (2012) de Julia Murat
Entrega de propostas de monografia
Aula 13: 21/11
Filme: AMÉRICA (João Moreira Salles, Rede Manchete, 1989)
BRIGHT, Deborah. “Of Mother Nature and Marlboro Men: An Inquiry into the Cultural Meanings of Landscape Photography”. In: The Contest of meaning (ed. Richard Bolton). Ed: MIT Press edition, London, 1992.
CHENET-FAUGERAS, Françoise. “Du paysage urbain”. In: Le Paysage Urbain: répresentations, significations, communication. Ed: L’Harmattan, Paris, 2007.
PEIXOTO, Nelson Brissac . Paisagens urbanas. SP: ed. Senac, 1996.
Aula 14: 28/11
Videos Produtora Olhar Eletrônico (TV Gazeta)
GUATTARI, Felix. As três ecologias. SP: ed. Papirus, 1991.
LAMIZET, Bernard. La scène publique – La médiation esthétique de l’urbanité. In: Le Paysage urbain – représentations, significations, communication. L’Harmattan, 2007.
MACHADO, A. e MASAGÃO, M. Rádios livres – a reforma agrária no ar. Ed. Brasiliense, 1986 (prefácio de Felix Guattari).
MONS, Alain. Surfaces et profondeurs. La trame urbaine. In: Les Lieux du sensible – villes, hommes, images. Paris: CNRS éditions, 2013.
Aula 15: 5/12
Filme: African Pop (Belisário Franca, 1988/89, Rede Manchete)
MONS, Alain. L’étendue sonore. Résonances et dissonances. In: Les Lieux du sensible – villes, hommes, images. Paris: CNRS éditions, 2013.
VIANNA, Hermano. Funk e cultura popular carioca. Estudos Históricos. Rio de Janeiro. vol. 3, n. 6. 1990, p. 244-253.
12/12 - Encerramento
Entrega de Monografias
MATRÍCULA
- Haverá 25 vagas disponíveis para estudantes de mestrado e doutorado.
- Os estudantes da UFRJ poderão fazer a matrícula on line pelo SIGA até 21 de agosto com os códigos ECS752/ECS852 (Teorias da Imagem e da Visualidade).
- Os alunos da PUC poderão fazer a matrícula pela secretaria da Programa de Pós em Comunicação da PUC através do código COM2517.
- Para estudantes de outras universidades, a matrícula deverá ser solicitada à secretaria do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ.
Maiores informações podem ser conseguidas através do email de Thiago Couto.
Para os que desejarem ser ouvintes, por favor, enviem uma breve mensagem aos Profs. Andrea França, Consuelo Lins e Denilson Lopes apresentando uma justificativa de interesse pela disciplina. Os interessados em serem ouvintes deverão estar presentes na primeira aula e poderão permanecer se houver vagas disponíveis.