|
agosto 2, 2013
Arte, desconstrução, aprendizagem: palestra de Kosuth no Instituto Schwanke, Joinville
Arte, desconstrução, aprendizagem
Em agosto, o Instituto Schwanke traz o artista internacional Joseph Kosuth para palestra em Joinville/ SC em comemoração aos dez anos da entidade
29 de agosto, quinta-feira, 19h - Inscrições abertas
Teatro Juarez Machado
Joinville, Santa Catarina
Ingressos: R$40 e R$20 (estudantes)
As inscrições podem ser feitas por e-mail ou pelo portal: www.schwanke.org.br.
Kosuth: agenda em Joinville
Pesquisadores, agentes e amantes das artes plásticas devem anotar na agenda. O renomado artista norte-americano Joseph Kosuth abrirá as comemorações dos 10 anos de fundação do Instituto Luiz Henrique Schwanke com uma palestra, no dia 29 de agosto, a partir das 19 horas, no Teatro Juarez Machado, em Joinville/SC. O encontro integra o projeto “Arte Conceitual: Realidade e Consistência?”, aprovado pelo Mecenato de 2012, do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), de Joinville. Kosuth estreia uma série de seis encontros previstos no projeto, que tem como público-alvo educadores da rede de ensino municipal e estadual, professores e alunos universitários, vinculados aos cursos de artes visuais, design, arquitetura, comunicação social e demais interessados em filosofia e história da arte.
Aos 68 anos, nascido em Toledo/Ohio (EUA), Joseph Kosuth é considerado um dos pioneiros do movimento conceitual, provocador de reflexões acerca da natureza da arte, construção e desconstrução de significados, representação do concreto na linguagem escrita e sua abstração. Kosuth entende que a produção da arte vai além de formas e cores, que o espectador também cria e que potencialmente tudo é material para arte, pela possibilidade de relação com a vida. O artista editou a revista Art & Language, influente periódico voltado à geração de artistas conceituais britânicos e norte-americanos na década de 1960. Ele esteve no Brasil em 2010 para participar da 29ª Bienal de São Paulo.
“Pioneiro, mestre, artista experimental dos mais importantes, a presença de Kosuth marcará a celebração em torno de um trabalho de dez anos em favor do desenvolvimento cultural de Joinville e nos ajudará a pensar a arte conceitual no século 21, abrindo um outro campo de reflexão sobre a produção de Schwanke”, sublinha Néri Pedroso, presidente do instituto. “Arte Conceitual: Realidade e Consistência” objetiva a promoção de espaços, de âmbito nacional e internacional, voltados a reflexões sobre conceitos teóricos e a produção decorrente na arte contemporânea, dando continuidade às ações de fomento neste universo desenvolvidas pelo Instituto Schwanke desde outubro de 2003.
Sobre o instituto
Com sede em Joinville/SC, o Instituto Luiz Henrique Schwanke é uma entidade privada sem fins lucrativos e de natureza cultural, fundada em outubro de 2003 para gerenciar a criação do Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke, o MAC-Schwanke. Finalizado, o projeto arquitetônico está em fase de precificação. O artista homenageado pelo instituto morreu em 1992, aos 40 anos. Considerado um dos expoentes da arte brasileira no século 20, ele estudou comunicação e se destacou como nome conectado ao movimento artístico internacional, criador de mais de cinco mil obras.