|
junho 9, 2013
Seminário Internacional Arranjos Experimentais | Cultura Numérica Audiovisual na USP, São Paulo
Arranjos Experimentais | Cultura Numérica Audiovisual
O evento reúne arte e ciência em um Seminário Internacional, com a participação de pensadores mundialmente conhecidos e apresentação de espetáculos dos mais importantes artistas da cena da performance audiovisual contemporânea, para criar um espaço de cruzamento entre o pensamento cientítifico e as constantes transformações estéticas e tecnológicas da arte digital performática.
Participantes: Alexandre Rangel, Almir Almas, Ana Carvalho, André Parente, Arlindo Machado, Caio Fazollin, Carmen Gil, Cornélia Lund, Embolex, Esther Hamburger, Henrique Roscoe, Katia Maciel, Marcus Bastos, Mary Ann Doanne, Mia Makela, Patrícia Moran, Rubens Rewald, Steve Dixon, Valentina Montero; coordenação de Patrícia Moran
17 a 22 de junho de 2013
ECA-USP Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues 443, Cidade Unversitária, São Paulo
Paço das Artes
Av. da Universidade 1, Butantã, São Paulo
TUSP – Teatro da Universidade de São Paulo
R. Maria Antônia 294, Consolação, São Paulo
Informações: arranjosexperimentais@gmail.com
ou 11-3091-1997 (LAICA – USP)
Inscrições online com preenchimento de ficha de inscrição
APRESENTAÇÃO
“Arranjos Experimentais – Cultura Numérica Audiovisual” reúne arte e ciência em um Seminário Internacional, com a participação de pensadores mundialmente conhecidos e apresentação de espetáculos dos mais importantes artistas da cena da performance audiovisual contemporânea.
Coordenado pela professora da ECA/USP e realizadora de cinema e vídeo Patrícia Moran, o formato do evento congrega seminário e performances para criar um espaço de cruzamento entre o pensamento cientítifico e as constantes transformações estéticas e tecnológicas da arte digital performática.
Complementando a programação, o CINUSP Paulo Emílio receberá a mostra de vídeo “Arranjos Experimentais – arte audiovisual latino-americana”, sob a curadoria de Valentina Monteiro, produtora e curadora em artes visuais e cinema. Por ocasião da abertura da Mostra teremos uma palestra de Valentina.
“Arranjos Experimentais – Cultura Numérica Audiovisual” acontecerá entre os dias 17 e 22 de junho, com mostra de vídeos no CINUSP, Seminário Internacional na ECA-USP e performances no Paço das Artes. A cerimônia de abertura, acontecerá no dia 19 de junho, no TUSP – Teatro da Universidade de São Paulo, com performance do artista e pesquisador Steve Dixon, atualmente Reitor da Escola de Artes Lasalle, em Singapura. Dixon apresentará a performance multimídia, inédita no Brasil, “T.S. Eliot’s The Waste Land”.
O evento é uma iniciativa do Laboratório de Investigação e Critica Audiovisual (LAICA), do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP. Conta com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, do CINUSP Paulo Emílio, CNPq e FAPESP. Arranjos Experimentais também conta com o apoio institucional e material da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e o Departamento de Cinema, Televisão e Rádio da ECA.
Seminário Internacional “Arranjos Experimentais”
O evento apresenta em sua primeira edição, um Seminário científico internacional, com palestras, leituras de portifólio e debates. Entre os palestrantes Mary Ann Doanne, da Universidade de Berkley, Califórnia; Mia Makela, performer finlandesa, reconhecida internacionalmente como uma das precursoras do Live Cinema, Cornélia Lund, da Universidade de Hamburgo (Alemanha) e coordenadora do projeto “Fluctuating Images” dedicado à arte-mídia contemporânea, http://www.fluctuating-images.de/, Ana Carvalho, professora da Universidade Fernando Pessoa (Portugal), e renomados pensadores brasileiros das artes midiáticas, como Arlindo Machado, André Parente e Katia Maciel.
Para participar do seminário, os interessados devem inscrever-se via Ficha de Inscrição. As vagas são limitadas.
Performa Paço
No Paço das Artes, um dos berços da arte contemporânea nacional e internacional, duas noites de performances audiovisuais inéditas em São Paulo, alguns deles especialmente para o evento.
Entre as performances Suonombra, uma das mais recentes peças da artista finlandesa Mia Makela. “X=X”, de Henrique Roscoe (HOL), “MeditaMáquina (2013)” , de Alexandre Rangel, VJ também criador do software livre “Quase Cinema” e espetáculos de Ana Carvalho, Almir Almas, Caio Fazolin e Coletivo Audiovisual Embolex.
Com espetáculos de artistas com diferentes propostas estéticas, Performa Paço – Arranjos Experimentais é proposto um espaço de experimentação e celebração da produção contemporânea de música visual, de Live Cinema, de espetáculo audiovisual em tempo real. Para ampliar e a intensificar o intercâmbio com instituições representativas desta produção, foi estabelecida uma parceria com o Paço das Artes, onde acontecerão as performances no Performa Paço, evento anual da casa dedicado à performances de diversas naturezas. Priscila Arantes, diretora técnica da instituição, concebe o evento que está em sua terceira edição, abrigando as performances, oferecendo apoio financeiro e institucional. O Performa Paço conta com apoio de equipamentos da Tela Mágica Produções. Este ano o Performa Paço conta com a curadoria de Patrícia Moran e VJ Spetto.
Anualmente o Paço organiza o Performa Paço, evento dedicado a performances de diversas naturezas. Priscila Arantes, diretora técnica da instituição, concebe o evento que está em sua terceira edição, abrigando as performances, oferecendo apoio financeiro e institucional. O Performa Paço conta com apoio de equipamentos da Tela Mágica Produções.
PROGRAMAÇÃO
19 de junho
20h – Cerimônia de Abertura
Performance multimídia “T.S. Eliot’s The Waste Land”, de Steve Dixon
Local: TUSP / Centro Universitário Maria Antonia
20 de junho
14h – Abertura
“Escala e corpo no cinema e em outras telas ”, Mary Ann Doanne (Universidade da Califórnia – Berkley – EUA)
“A desmontagem do dispositivo cinematográfico” Arlindo Machado (Universidade de São Paulo)
Debatedora: Patricia Moran (Universidade de São Paulo)
17h – Seminário
“Música Visual – Aspectos de um não-gênero”, por Cornélia Lund (Universidade de Hamburgo – Alemanha)
“Instruções para filmes”, por Kátia Maciel (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Debatedor: Marcus Bastos (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Local: ECA USP
21 de junho
14h – Seminário
“Do cinema experimental ao cinema performático”, por André Parente (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
“O processo de composição de performances audiovisuais”, por Mia Makela (Finlândia)
“Possibilidades de documentação da composição nas práticas audiovisuais performativas contemporâneas”, por Ana Carvalho (ISMAI – Instituto Superior da Maia)
Debatedora: Esther Hamburger (Universidade de São Paulo)
17h – Seminário – Leitura de Portfólio
Steve Dixon
. Debatedora: Rubens Rewald (Universidade de São Paulo)
Local: ECA USP
20h – Performa Paço
“X=X“, de Henrique Roscoe (HOL)
“MeditaMáquina (2013)”, Alexandre Rangel (VJ Xorume)
EMBOLEX 99%, Coletivo Audiovisual Embolex
Local: Paço das Artes
22 de junho
19h – Performa Paço
“CorpoCinesis”, Almir Almas com participação artística: Rogério Borovik, Paulo Costa, Roger Bacoom, Emilie Sugai, Mestre Griot Alcides Lima e Ceaca.
“Systematic Ilusion” Ana Carvalho (Portugal)
“PI Remix”, Caio Fazollin
“Suonombra”, Mia Makela Video Mapping de Objetos
Video-objetos “Libellum”, por Carmen Gil Vrolijk (Colombia)
Local: Paço das Artes
Fonte: www2.eca.usp.br/laica/seminarios/