|
março 21, 2013
Curso “O que a arte (loucura) tem a dizer sobre a loucura (arte)” no MAM, Rio de Janeiro
O curso apresenta um panorama de algumas das articulações entre a arte e a loucura. Serão realizados seis encontros na Cinemateca do MAM, onde em cada um deles será explorada uma vertente do tema.
Professores: Guilherme Gutman, Luiz Camillo Osorio, Marta Mestre
Inscrições até 29 de março de 2013 - quartas-feiras, às 19h, de 03/04 a 15/05 - Valor: R$100
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - Cinemateca
Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro
21-3883-5600 ou atendimento@mamrio.org.br
APRESENTAÇÃO
O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro realiza, de 3 de abril a 15 de maio de 2013, sempre às quartas-feiras, às 19h, o curso “O que a arte (loucura) tem a dizer sobre a loucura (arte)”. Ministrado por Guilherme Gutman, com participação de Luiz Camillo Osorio e Marta Mestre, será apresentado um panorama de algumas das articulações entre a arte e a loucura. Serão realizados seis encontros na Cinemateca do MAM, onde em cada um deles será explorada uma vertente do tema.
“O itinerário terá como ponto de partida a ideia - a ser discutida - de que haveria na loucura qualquer coisa de original no sentido forte do termo, ou seja, que na produção plástica e discursiva do louco surgiria, em cores vivas, a enunciação de uma verdade primeira”, explica Guilherme Gutman. “Esta perspectiva de algum modo fascinou um segmento do mundo das artes, como quem, siderado por uma espécie de fonte de água cristalina e pura, imagina que dela brotaria a força criativa em seu estado bruto. Em torno dessa idéia, grupos se formaram e se desfizeram, artistas e críticos elaboraram as suas obras tendo como uma importante baliza a busca dessa espontaneidade inventiva da qual a loucura seria capaz de dar notícias. É também desenhada uma paisagem na qual a livre criação dos primitivos, das crianças e dos loucos estabelece algo que poderíamos conceber como uma borda. De um lado ou de outro de tal franja - os personagens se movimentam: médicos e loucos aprisionam ou libertam em teorizações e em desatinos toda uma produção singular, frequentemente desconcertante e, eventualmente, extraordinária”, completa.
PROGRAMA
3 de abril de 2013, 19h
“Antes da Arte, a Loucura”, com professor Guilherme Gutman.
10 de abril de 2013, 19h
“Tornar-se Louco”, com o professor Guilherme Gutman.
17 de abril de 2013, 19h
“Artes dos Outros/ Outros da Arte”, com a professora Marta Mestre.
24 de abril de 2013, 19h
“Expressão e Construção - Flavio de Carvalho, Almir Mavignier e Lygia Clark”, com o professor Luiz Camillo Osorio.
8 de maio de 2013, 19h
“Os Médicos”, com o professor Guilherme Gutman.
15 de maio de 2013, 19h
“Os Loucos”, com o professor Guilherme Gutman.
PEQUENA BIOGRAFIA
Guilherme Gutman é médico psiquiatra e psicanalista, professor de psicologia da PUC-Rio, mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, curador e crítico de arte.
Luiz Camillo Osorio é Doutor em Filosofia, Professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio e Curador do MAM-Rio.
Marta Mestre é Curadora-assistente no MAM-Rio. Graduada em História da Arte, Mestre em Cultura e Comunicação.