|
março 20, 2013
Curso de arte contemporânea "De Leonardo ao Digital" na Nara Roesler, São Paulo
Curso navega pela arte contemporânea a partir da história da arte
Conteúdo com abordagem inovadora para as múltiplas facetas da arte contemporânea: parte da inserção histórica e expressões clássicas para fazer relações imediatas com a cena atual.
Professores: Daniela Bousso, Lucia Santaella, Martha Gabriel, Nancy Betts, Priscila Arantes, Regina Johas
Inscrições em 27 e 28 de Março, 11-16h, e 1 e 2 de abril, 16-20h
Galeria Nara Roesler
Avenida Europa 655, Jardim Europa, São Paulo
www.facebook.com/DeLeonardoAoDigital
APRESENTAÇÃO
Lúcia Santaella e Daniela Bousso coordenam a série de aulas com especialistas em arte contemporânea na Galeria Nara Roesler entre Abril e Junho.
Duas das maiores especialistas na cena artística contemporânea estão juntas para compartilhar o conhecimento acumulado em décadas de carreira e fazer provocações sobre estética, conceitos, mercado e intersecções da arte durante os próximos 3 meses. O curso de História da Arte Contemporânea - De Leonardo ao Digital começa em Abril, na Galeria Nara Roesler, em São Paulo, com vagas limitadas.
O conteúdo tem uma abordagem inovadora para as múltiplas facetas da arte contemporânea: parte da inserção histórica e expressões clássicas para fazer relações imediatas com a cena atual. Num dia, por exemplo, conversa-se sobre Leonardo da Vinci e as novas mídias.
No outro, a arte moderna de Oiticica e Lygia Clark é relacionada aos transcinemas e às transformações sociais provocadas pelo ativismo artístico. No total, são 27 horas em 09 encontros semanais, com certificado de participação.
Esta é a quarta edição do curso, que adquiriu vida própria em São Paulo e agora recebe apoio da Galeria Nara Roesler em São Paulo.
Curadorias: Algumas aulas contarão com uma curadoria especial feita pela Galeria Nara Roesler, criando diálogos entre o conteúdo das aulas e a produção de artistas presentes em seu acervo.
A Galeria possui obras de artistas como Julio Le Parc, Abraham Palatnik, Helio Oiticica. Tomie Ohtake, Vik Muniz, Antonio Dias, Brigida Baltar, Cão Guimarães, Alice Miceli, entre outros importantes nomes da arte brasileira.
HORÁRIO
Quartas-feiras, das 18h30 às 21h30 – De 17/04 à 19/06
MATRÍCULA
R$ 580,00 à vista, ou em 3 x de R$ 210,00 em cheques pré-datados para dias 10/04, 10/05 e 10/06
SOBRE OS DOCENTES
Martha Gabriel
Diretora de tecnologia da New Media Developers. Coordenadora e professora do curso de MBA em Marketing da HSM Educação. Palestrante internacional ministrando apresentações nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Premiada três vezes como melhor palestrante em congressos nos Estados Unidos. Autora de 4 livros, inclusive o best seller “Marketing na Era Digital“. Reviewer da LEA – Leonardo Electronic Almanac, MIT.
Nancy Betts
Graduada em Licenciatura em Educação Artística (1992 – FAAP) e Mestre em Comunicação e Semiótica (2002 – PUC/SP). Professora de Evolução das Artes Visuais (História da Arte) na Faculdade de Artes Plásticas – FAAP. Integrou até 2009 o corpo docente dos cursos de Pós-graduação lato sensu de Audiovisual e Design Gráfico, do SENAC/SP, nas disciplinas de Semiótica da imagem e do som e Comunicação, Linguagem e Sentido respectivamente. Curadora independente e pesquisadora cadastrada no CNPq. Atuando principalmente nas linguagens da Arte, Tecnologia e Design, nos seguintes temas: poéticas de apropriação, intertextualidade, interface crítica, interatividade, semiótica discursiva, efeitos de sentido.
Priscila Arantes
Pesquisadora, curadora, professora. É diretora do Paço das Artes desde 2007 e docente da Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) no curso de Arte: história, crítica e curadoria (graduação e pós graduação). É pós-doutora junto à Penn State University (USA) e integra o grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Arte: história, crítica e curadoria. Foi diretora-adjunta de programação do Museu da Imagem e Som (2007-2011) e membro do Conselho Editorial da Revista do Pólo de Arte Contemporânea da Bienal Internacional de São Paulo (2010). É autora de Arte @ Mídia, finalista do 48º prêmio Jabuti, Estéticas Tecnológicas, Crossing (Travessias), dentre outros . Entre suas curadorias destacam-se: Fred Forrest (Paço das Artes, 2007), Assim é, se lhe parece e Projeto 5X5, ambas realizadas no Paço das Artes em 2011.
Regina Johas
Doutora em artes visuais pela ECA-USP, Regina Johas desenvolve seu trabalho artístico e teórico desde os anos 1980. É docente da area de artes plásticas na FAAP de São Paulo desde o sei retorno de um lingo período na Alemanha, onde aprofundou seus estudos de formação antes dea sua pós graduação na Eca. Dirige o atelier Veredas, um centro de exposições , reflexão e difusão da arte contemporânea em São Paulo desde o ano de 2010.
SOBRE AS COORDENADORAS
Daniela Bousso é historiadora, crítica e curadora de arte contemporânea e mídia-arte. Foi diretora do Paço das Artes (1997-2011) e do Museu da Imagem e do Som (MIS) (2007-2011) de São Paulo, responsável em 2007 pelo reposicionamento da instituição. Graduou-se em Artes Plásticas pela FAAP em 1980 com doutoramento em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com a tese “Metacorpos: a trajetória da subjetividade ao longo de um século” (2006) que será publicada ainda em 2013. Foi curadora de dezenas de exposições, como Salas Dennis Oppenheim e Tony Oursler, na 24@ Bienal de São Paulo, (1998), Rede de Tensão, 50 anos da Bienal de São Paulo (2001), “Interconnect @ between attention and immersion” (ZKM, Karlsruhe, Alemanha, 2006), Paralela (S. Paulo, 2006), e "Pipilotti Rist” (Paço das Artes e MIS, 2009) entre outras.
Lucia Santaella é professora titular da PUC/SP, Livre-Docente em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. É Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais, da PUC/SP e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos. Coordenou o lado brasileiro do projeto de pesquisa Probral (Brasil-Alemanha/Capes-DAAD, 2000-2003) sobre relações entre palavra e imagem nas mídias. É presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e Vice Presidente da Associación Mundial de Semiótica Massmediática y Comunicación Global, México, desde 2004. É membro correspondente brasileira da da Academia Argentina de Belas Artes, eleita em 2002. É membro do Advisory Board do Peirce Edition Project em Indianapolis, USA. Foi membro dos grupos idealizadores e realizadores dos projetos de implantação dos cursos de graduação em Jornalismo, do curso de Publicidade e do curso multidisciplinar em Tecnologia e Mídias Digitais da PUC-SP.
Tem 28 livros publicados, entre os quais destacam-se:
- Arte e Cultura, equívocos do elitismo (1982, Cortez);
- O que é Semiótica (1983, Brasiliense);
- Cultura das Mídias (1992, Experimento);
- Culturas e artes do pós-humano. Da cultura das mídias à cibercultura (2003, Paulus).
- Comunicação e semiótica (com Winfried Nöth, 2004, Hacker).
- Por que as comunicações e as artes estão convergindo? (2005, Paulus).